ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se
Compartilhe | 

ILF que nem sempre é ILF

Ir em baixo 
AutorMensagem
Ruy

MensagemAssunto: ILF que nem sempre é ILF   Seg Set 08, 2014 6:42 am

Abrindo um tópico relacionado ao padrão ILF utilizado por grande parte dos fabricantes de risers e lâminas.

Recentemente adquiri uma lâmina Hoyt e pensei em usá-la no riser SF (Win&Win). Os dois encaixaram MAS ao fazer uma vistoria mais minunciosa, percebi que os parafusos de regulagem da força das lâminas não estavam perfeitamente paralelos às lâminas ao colocar a corda. Isso faz com que o parafuso exerça uma pressão maior numa parte da lâmina, deixando marcas fundas e algumas vezes removendo até o verniz de proteção.
Fica a dúvida se o riser está fora do "padrão" ou as lâminas.
Ao colocar essas mesmas lâminas no riser da Hoyt, elas se ajustam perfeitamente, os parafusos ficarm corretamente alinhados às lâminas e a pressão é exercida por igual mesmo com tais parafusos apertados no máximo.
Outras lâminas como SF e Win&Win se ajustam bem também no riser Hoyt mas somente a lâmina SF se ajusta bem no riser SF. Todas as outras lâminas, para se ajustarem no riser SF, deve-se soltar os parafusos de regulagem em torno de duas voltas. E soltar algumas voltas para ser "usável" significa que as lâminas irão trabalhar fora das medidas que você se baseou para comprar. Uma lâmina de 30# terá que ser reduzida para 28# ou menos, ou em outras palavras, você deverá comprar uma lâmina de libragem maior para atender as 30# desejadas a não ser que não se importe de estragar de cara as lâminas que você acabou de comprar e que não são nada baratas.

Resumindo, comprei uma lâmina para usar com um determinado riser e agora terei que remanejar e regular novamente as outras lâminas por causa de um problema de padronização.
Estejam atento à esse detalhe ao "misturar" materiais de diversos fabricantes.

Segue um artigo sobre o padrão ILF
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sds.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: ILF que nem sempre é ILF   Seg Set 08, 2014 6:50 am

Eu tive esse mesmo problema combinando SF Forged com Uukha EX-1.

A lâmina já está com um sulco que permite o encaixe perfeito, ou seja, o parafuso deu uma cortadinha na lâmina para ajustar o encaixe. Um pequeno sulco, nada preocupante, mas não deveria acontecer. E a empunhadura está com uma fitas de silver tape para garantir mais firmeza no encaixe, antes a lâmina corria o risco de cair na hora de colocar a corda. Eu fique em dúvida se a Uukha fazia a lâmina fora de padrão, mas agora estou percebendo que provavelmente o problema é com a SF da W&W fabricada na China.

Eu comecei usando a lâmina com o parafuso em menos 4 voltas e havia uma marca apenas. Quando fechei o parafuso total, subindo uns 5% no peso nominal é que aconteceu o pequeno sulco.

Tópico onde recebi a dica do silver tape:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
EVC

MensagemAssunto: Re: ILF que nem sempre é ILF   Seg Set 08, 2014 12:37 pm

O problema é que não existe, de fato, um padrão ILF. A compatibilidade é até razoável mas nos limites pode acontecer o que você descreveu. A Alternative Services inclusive coloca um aviso sobre o risco misturar marcas de lâminas e risers.

Coincidentemente eu estava vendo um tópico do AIUK remetendo a um tópico no Archery Talk em que uma pessoa colocou o parafuso "flutuante" da Hoyt em um SF Forged+ exatamente para poder apertá-lo até o final.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: ILF que nem sempre é ILF   Seg Set 08, 2014 12:45 pm

Pensei em até mandar usinar esse parafuso para tirar um pouco o canto vivo.
Para não ser tão radical, peguei uma lixa 400 e dei uma "acertada" para pelo menos não ficar cortando as lâminas.

Eu tinha visto o problema do encaixe das suas lâminas. No meu caso, nenhuma das lâminas e nenhum dos risers deixou a desejar nesse aspecto.
Mas é mais um indício que ILF é um padrão construtivo e que existem diferenças entre fabricantes.

Sds.

ILF que nem sempre é ILF
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Luz do Airbag sempre acessa.
» Como postar as fotos
» Ar no depósito
» Obrigação circular com os médios sempre ligados!
» Ar condicionado do Tiida - Automático vale a pena?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: