ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Vanes rigidas / interferencia no disparo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Burdelak

MensagemAssunto: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 3:53 pm

Pessoal, é minha primeira vez aqui.

eu atiro a um ano com arco composto. Recentemente comprei materiais para montar flechas, dentre eles, aquele nock que já vem com vanes. O problema é que essas vanes raspam na janela e causam um deslocamento para a esquerda, no caso, por eu ser canhoto. Em outras palavras, a flecha voa assim \.

Queria saber se alguém sabe uma forma de corrigir isso, já que dos 30 tubos novos já perdi 5.
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 4:34 pm

Burdelak escreveu:
Pessoal, é minha primeira vez aqui.

eu atiro a um ano com arco composto. Recentemente comprei materiais para montar flechas, dentre eles, aquele nock que já vem com vanes. O problema é que essas vanes raspam na janela e causam um deslocamento para a esquerda, no caso, por eu ser canhoto. Em outras palavras, a flecha voa assim \.

Queria saber se alguém sabe uma forma de corrigir isso, já que dos 30 tubos novos já perdi 5.
qual é o arco? provavelmente o rest não está em posição correta, as vanes não podem tocar no riser

arrume umas fotos

abraços

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 6:01 pm

é um da arcos master, se não me engano um magnum. Todas as flechas que eu usei até hoje ficam com as vanes tocando o arco, mas não desviavam devido a flexibilidade. Digo isso por ter notado que o arco ficava marcado com a cor das vanes depois de alguns disparos e minhas flechas mais antigas tem a vane que fica para baixo mais fina devido ao desgaste. Isso não deveria acontecer?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 7:35 pm

A flecha está do lado correto?

O encaixe na base da flecha é um risco, pode ser colocado de um lado ou do outro. De um lado fica errado porque o empenamento bate na empunhadura, do outro lado é o correto porque não pega.

O lado que tem duas penas fica virada para o arco, o lado que tem só uma fica virada para fora.
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 8:55 pm

como é o rest? é uma pecinha de plástico com uma unha colada no riser (de madeira?)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

se for assim a pena guia deve ficar virada para o lado de fora

Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 9:04 pm

Meu rest é parecido com esse de plastico, funciona da mesma maneira. Só que é de metal.

Sim, a pena guia eu coloco para fora. É a que fica para baixo que pega no riser. Pode ser a altura do rest? To pensando em fazer um vídeo amanhã pela manhã para mostrar o problema...
Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 9:08 pm

Li agora no tópico que fala de altura de rest e segundo o que foi dito e mostrado, o rest tá na altura "certa", mas o funcionamento não está de acordo...
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 9:10 pm

Burdelak escreveu:
Meu rest é parecido com esse de plastico, funciona da mesma maneira. Só que é de metal.

Sim, a pena guia eu coloco para fora. É a que fica para baixo que pega no riser. Pode ser a altura do rest? To pensando em fazer um vídeo amanhã pela manhã para mostrar o problema...

umas fotos ajudariam

Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 9:45 pm

Arco:
Janela:
Nock + Vanes

Essa vane que está para cima é a que vai para o lado de fora da janela. Por usar um arco canhoto, ela vai para a direita. (certo?)
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 10:15 pm

Usando esse tipo de rest o ideal é usar penas naturais.

Não tem como usar Vanes rígidas com esse rest sem ter problemas.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 10:33 pm

Esse rest veio com o arco, na verdade. Mas então, se eu trocar o rest resolve?
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 11:11 pm

Burdelak escreveu:

Acredito que não vai resolver por que a janela do seu arco é muito pequena. O melhor é usar penas naturais.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Dom Ago 24, 2014 11:58 pm

Alexandre_Ramos escreveu:
Burdelak escreveu:

Acredito que não vai resolver por que a janela do seu arco é muito pequena. O melhor é usar penas naturais.

tenho a mesma opinião do Alexandre, a melhor opção são penas naturais

ou vc consegue um reste como esse e usa com a pena guia para baixo, talvez ele de certo nesse arco, eu tinha um rest desses no meu martin que tem uns 30 anos

abraços

Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Seg Ago 25, 2014 12:20 am

Pela foto, parece que o centro do arco é encostado na janela, portanto não importa que tipo de rest use, pelo menos 1 pena ou vane irá raspar no riser; Se deslocar o rest para "fora" da janela vai desalinhar.

Se utilizar rest para composto, onde a pena guia fica para cima ou para baixo (depende do modelo de rest) apena 1 delas irá raspar no riser; Se utilizar rest para recurvo, onde a pena guia fica para "fora" da janela, 2 delas irão passar pelo riser, em ambos os casos penas naturais são as ideais para não desviar a flecha.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Seg Ago 25, 2014 3:24 pm

Complicado falar isso sem mais detalhes. Isso é uma possibilidade. Se a flecha está voando torta é sinal de spine incorreto. Spine incorreto não deixa a flecha limpar corretamente a traseira, ela não vai dançar corretamente para limpar a saída e acaba batendo forte na empunhadura. Se a flecha sai com a traseira alta, baixa ou rebolando é sinal de nock point incorreto. Se a flecha sai torcida para direita ou para esquerda é sinal de spine incorreto. Eu fiz uma flecha de bambu com pena grande, quando eu lanço com o arco tradicional de 55# ela vai retinha, quando lanço com o arco de 40# ela voa dançando e desvia muito a trajetória. Isso acontece devido o spine duro dessa vareta de bambu que eu usei. Eu estava com um jogo de flechas de madeira rebolando no voo e arrumei isso fazendo o nock point delas mais baixo. Agora voa retinha.
Burdelak

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Seg Ago 25, 2014 9:01 pm

Pessoal, obrigado por todas as dicas. Por hora, substitui as vanes e deu certo em uma. Quando eu tiver tempo vou fazer em outra e comento o resultado.

Valeu!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Vanes rigidas / interferencia no disparo   Hoje à(s) 11:49 am

Vanes rigidas / interferencia no disparo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alforges Vs Malas Rigidas
» Disparos constantes e irritante quando ligo o ar
» Problemas com meu Positron [possivel defeito]
» Diana MOD. 350 MAGNUM SUPERIOR
» Dispara ventoinhas ainda com o motor frio.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: