ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Balestras no Torneioweb

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Balestras no Torneioweb   Seg Ago 18, 2014 2:13 pm

Não sei se isso já foi discutido ou proposto.
Mas eu procurei no fórum e não achei. Se já tiver algo a respeito me desculpem.

Pergunto: o povo das balestras não se anima a participar do TorneioWeb ou, caso não possa participar junto do torneio para Arco, fazer algo parecido?

Eu estou comprando minha primeira balestra mas como já venho de anos e anos de vida em clube de tiro, me dá uma certa coceira de participar de umas provinhas.  Laughing 

Eu, particularmente, curto o ambiente esportivo e como o pessoal é bem espalhado neste nosso Brasilzão, estes torneios online, postal ou algo que o valha são sempre uma solução bem vinda.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Seg Ago 18, 2014 2:54 pm

Eu já deixei essa sugestão ao organizador com torneioweb. Agora e so esperar acredito que o proximo vai ser em novembro. Sugerencia e usar mesmo tamanho de alvo sendo que deveria ser um alvo por tiro (na minha opinião)
E posição de tiro "em pe"

Abs

http://www.spinarchery.com.br
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Seg Ago 18, 2014 3:04 pm

Opa,

Se sair em novembro eu já estarei, presumo, equipado. Treinado é que vai ser dureza.

Mas dou aqui o meu pitaco:

Scope limitado a 4x
Tiro em pé.
90 segundos por tiro.
1 tiro por centro.

Gostei deste esquema de filmar de forma contínua os tiros e a apuração lá na frente. Parece que a prova está passando na TV. A platéia está observando. cyclops 

almeidafabioff

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Ter Ago 19, 2014 2:42 am

Excelente ideia. Poderíamos inclusive colocar distancias variadas de acordo com a potencia do equipamento. Tipo pistol crossbow, compostas, etc.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Ter Ago 19, 2014 12:44 pm

Poderia ter mesmo. 10m já daria uma bem bacana atirando off-hand uma mão.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Qua Ago 20, 2014 4:10 pm

ola povo, to dentro do torneio... e vou sugerir começar com 3 distancias, 10, 20, 30 metros (podem ter mais distancias ou distancias diferentes), e cada um pode escolher a distancia que prefere, podendo participar em todas ou em apenas uma... a filmagem deve ser continua sem cortes... e os alvos no tamanho oficial... mas podemos usar também alvos em formatos de animais... acredito que o mais importante é uniformizar os alvos...

bem esse é meu pitaco..... vamos ver quem mais da sugestão.....

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Andrius Louis

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Qua Ago 20, 2014 4:47 pm

henrique40 escreveu:
ola povo, to dentro do torneio... e vou sugerir começar com 3 distancias, 10, 20, 30 metros (podem ter mais distancias ou distancias diferentes), e cada um pode escolher a distancia que prefere, podendo participar em todas ou em apenas uma... a filmagem deve ser continua sem cortes... e os alvos no tamanho oficial... mas podemos usar também alvos em formatos de animais... acredito que o mais importante é uniformizar os alvos...

bem esse é meu pitaco..... vamos ver quem mais da sugestão.....

O pessoal das balestras ( crossbows) se preparem, pois em outubro, novembro teremos o torneioweb em que incluiremos as balestras nas distancias de 10, 20 e 30 metros, mira aberta e scope separados e talvez até incluiremos o pessoal das carabinas de pressão também com mira aberta e scope diferenciados, será um "SuperTorneioWeb Integração" para encerrarmos com chave de Ouro 2014! O que acham?? Dêem sugestões, vamos nos organizar. Padronizaremos os alvos que poderão ser impressos em suas casas e provavelmente os alvos terão formatos Animal Round! E aí, gostaram??? Opinem!

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Qua Ago 20, 2014 5:24 pm

Andrius,

Muito bom.

Eu tenho bastante interesse em participar. Gosto de me desafiar.
Como citei lá no outro tópico, acho legal a gente ter a inclusão como meta. Minha sugestão pessoal é garantir a inclusão, uma porta de entrada para novos em primeiro lugar. Depois, se ficar muito fácil para a turma das Balestras mais sofisticadas, aí vai aumentando a distância ou diminuindo o alvo ou os dois.

No RAM Clube de Silhuetas Metálicas eles começaram com provas de 20m. 30 tiros portanto o máximo era 300 pontos. Aí o pessoal das PCPs foi chegando, chegando e bateram nos 300 pontos. Aí os organizadores passaram a colocar os alvos para PCP a 25 metros. E o pessoal já tá chegando nos 300 de novo.  Laughing 

Mas eu sou de opinião que o torneio como é feito hoje é muito bom. poucos tiros, apuração simples e rápida. Fácil de entender e fazer. Um alvo padrão. Mais simples que isso impossível. E isto tem bem a cara de inclusão. Provas complicadas não atraem novatos.

Gosto da idéia dos 10 metros para Pistolas Crossbow. Hoje tem no mercado pistolas tão baratas quanto R$ 100,00 e o cara pode comprar uma balestrinha dessa e já virar um esportista!

20 metros e 30 metros é bem legal para as demais balestras sejam elas recurvas ou compostas. No WCSA não tem diferença entre compostas e recurvas. Mas eu não tenho experiência para falar sobre isso. Eu tô chegando agora.

Acho que a separação de miras ( ótica e aberta ) é bem saudável. Eu concordo.

Quanto aos alvos. Bem, eu venho do tiro com armas e os alvos são concêntricos. Acho que isso é legal pois permite uma apuração mais fina do resultado. Alvos com desenhos de animais em papel nunca fizeram sucesso no tiro com armas. Lá usam-se alvos de metal com silhuetas de metal e os alvos caem com os impactos. Nas provas de FT o kill zone é um furo no meio do animal de metal e ele só cai se o tiro pegar ali no furo do killzone. Mas nestes casos é um "acertar ou errar" enquanto que nos alvos concêntricos você tem maior graduação na pontuação.

Não sei como funcionaria alvos de animais no tiro com flechas. Não conheço ainda.

Outra coisa que eu gosto muito do Torneioweb é a questão da inscrição prévia e arrecadação antes do Torneio. Isto é um avanço em relação as provas postais que temos no tiro com armas.

Enfim. Estou feliz de saber que temos a chance de desenvolver o lado puramente esportivo do tiro com balestra.
Que isso evolua para torneios presenciais. É sempre bom poder ir numa prova e pegar no pé de um e de outro e apertar a mão dos vencedores e dar-lhes parabéns!

Quanto a inclusão das armas de pressão, é um pouco mais crítico para apurar. O furo é menor. Existem aferidores de alvos que são difíceis de achar por aqui. E possivelmente vai ser difícil mostrar no video mas normalmente o que se faz de prova é o seguinte:

Carabina de Ar de Mira Aberta 10m. (armas de mola, cano basculável, sem acessórios olímpicos). Tiro em Pé. Alvo ISSF 17x17. Calibre 4.5mm. 30 tiros ( 5 por alvo. 30 min. )

Carabina de Ar de Mira Aberta 25m. (armas de mola ou PCP, sem acessórios olímpicos). Tiro em Pé. Alvo CBTE. Calibre 4.5mm ou 5.5mm ( 30 tiros, 10 por centro. Alvo tem 3 centros. 30 min. )

Prova de Benchrest (USBR) 25m ( armas de mola ou PCP, rest frontal e traseiro sem conexão entre si e sem conexão com a mesa ou com a arma, sem acessórios olímpicos). Tiro sentado e apoiado sobre bancada. Alvo USBR. Calibre 4.5mm ou 5.5mm. ( 25 tiros em 20 minutos 1 tiro por centro, 25 centros )

As provas de Field Target e Silhuetas Metálicas não dão pra fazer no modelo postal. Mas basicamante consistem em atirar em alvos metálicos em diferentes distâncias. São as provas que simulam caça.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

Andrius Louis

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Qua Ago 20, 2014 5:38 pm

Henrique Coelho escreveu:
Andrius,

Muito bom.

Eu tenho bastante interesse em participar. Gosto de me desafiar.
Como citei lá no outro tópico, acho legal a gente ter a inclusão como meta. Minha sugestão pessoal é garantir a inclusão, uma porta de entrada para novos em primeiro lugar. Depois, se ficar muito fácil para a turma das Balestras mais sofisticadas, aí vai aumentando a distância ou diminuindo o alvo ou os dois.

No RAM Clube de Silhuetas Metálicas eles começaram com provas de 20m. 30 tiros portanto o máximo era 300 pontos. Aí o pessoal das PCPs foi chegando, chegando e bateram nos 300 pontos. Aí os organizadores passaram a colocar os alvos para PCP a 25 metros. E o pessoal já tá chegando nos 300 de novo.  Laughing 

Mas eu sou de opinião que o torneio como é feito hoje é muito bom. poucos tiros, apuração simples e rápida. Fácil de entender e fazer. Um alvo padrão. Mais simples que isso impossível. E isto tem bem a cara de inclusão. Provas complicadas não atraem novatos.

Gosto da idéia dos 10 metros para Pistolas Crossbow. Hoje tem no mercado pistolas tão baratas quanto R$ 100,00 e o cara pode comprar uma balestrinha dessa e já virar um esportista!

20 metros e 30 metros é bem legal para as demais balestras sejam elas recurvas ou compostas. No WCSA não tem diferença entre compostas e recurvas. Mas eu não tenho experiência para falar sobre isso. Eu tô chegando agora.

Acho que a separação de miras ( ótica  e aberta ) é bem saudável. Eu concordo.

Quanto aos alvos. Bem, eu venho do tiro com armas e os alvos são concêntricos. Acho que isso é legal pois permite uma apuração mais fina do resultado. Alvos com desenhos de animais em papel nunca fizeram sucesso no tiro com armas. Lá usam-se alvos de metal com silhuetas de metal e os alvos caem com os impactos. Nas provas de FT o kill zone é um furo no meio do animal de metal e ele só cai se o tiro pegar ali no furo do killzone. Mas nestes casos é um "acertar ou errar" enquanto que nos alvos concêntricos você tem maior graduação na pontuação.

Não sei como funcionaria alvos de animais no tiro com flechas. Não conheço ainda.

Outra coisa que eu gosto muito do Torneioweb é a questão da inscrição prévia e arrecadação antes do Torneio. Isto é um avanço em relação as provas postais que temos no tiro com armas.

Enfim. Estou feliz de saber que temos a chance de desenvolver o lado puramente esportivo do tiro com balestra.
Que isso evolua para torneios presenciais. É sempre bom poder ir numa prova e pegar no pé de um e de outro e apertar a mão dos vencedores e dar-lhes parabéns!

Quanto a inclusão das armas de pressão, é um pouco mais crítico para apurar. O furo é menor. Existem aferidores de alvos que são difíceis de achar por aqui. E possivelmente vai ser difícil mostrar no video mas normalmente o que se faz de prova é o seguinte:

Carabina de Ar de Mira Aberta 10m. (armas de mola, cano basculável, sem acessórios olímpicos). Tiro em Pé. Alvo ISSF 17x17. Calibre 4.5mm. 30 tiros ( 5 por alvo. 30 min. )

Carabina de Ar de Mira Aberta 25m. (armas de mola ou PCP, sem acessórios olímpicos). Tiro em Pé. Alvo CBTE. Calibre 4.5mm ou 5.5mm ( 30 tiros, 10 por centro. Alvo tem 3 centros. 30 min. )

Prova de Benchrest (USBR) 25m ( armas de mola ou PCP, rest frontal e traseiro sem conexão entre si e sem conexão com a mesa ou com a arma, sem acessórios olímpicos). Tiro sentado e apoiado sobre bancada. Alvo USBR. Calibre 4.5mm ou 5.5mm. ( 25 tiros em 20 minutos 1 tiro por centro, 25 centros )

As provas de Field Target e Silhuetas Metálicas não dão pra fazer no modelo postal. Mas basicamante consistem em atirar em alvos metálicos em diferentes distâncias. São as provas que simulam caça.

Vamos enviando sugestões para o Nosso "SupertorneioWeb 2014 - Integração", com a participação também dos crossbows e carabinas de pressão, mas por favor, tentem deixar o torneio sem excessos de regras e leis, pois dificulta a participação de muitos, abraço.

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Balestras no Torneioweb   Hoje à(s) 6:04 am

Balestras no Torneioweb
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: