ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Ter Ago 12, 2014 11:49 pm

A lâmina é de uma marca e a empunhadura é de outra marca. O encaixe é padrão ILF.

A empunhadura é uma SF Forged+
A lâmina é Uukha EX-1

Aquele pino com mola da lâmina toca levemente o encaixe da empunhadura. Não chega a fazer "clique", apenas toca.
O resultado é que a lâmina fica molenga e tem que tomar cuidado para colocar a corda.
Se balançar muito a lâmina desencaixa. Depois de colocado a corda o conjunto fica 100% resistente.

Durante os tiros não tem problema algum. Não faz barulho, não vibra e mantém alinhamento.
O problema é apenas entre o momento de encaixar as lâminas na empunhadura até esticar completamente a corda.

Esse sistema de travamento da lâmina tem alguma regulagem?
Eu já vi em outros arcos que a lâmina faz "clique" ao ser inserida na empunhadura e fica bem presa.
O parafuso grande está regulado no meio. Apertei até o fim e voltei 3 giros completos.
Mesmo apertando totalmente o parafuso grande o problema continua.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Ago 13, 2014 5:18 am

Já vi uma lâmina dura de tirar mas muito solta é a primeira vez.
O "click" é um sistema de pino e mola e nas lâminas que tenho não tem como regular.
Veja se o parafuso da lâmina está apertado (costuma soltar com a vibração) ou a mola com tensão adequada.

Sds.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Ago 13, 2014 9:19 am

Eu tirei o a mola mas ela está bem tensionada. Parece que é uma pequena diferença de tamanho entre os encaixes. O pino entra no encaixe e prende só que ele toca bem suavemente o riser e por isso não deixa fixo, a lâmina fica molenga. Tem que deixar a empunhadura na horizontal, colocar as lâminas, a corda e basta tensionar levemente a corda que tudo fica preso. Se virar muito a empunhadura antes de colocar a corda a lâmina solta. Eu procurei alguma regulagem de altura do encaixe, não tem nenhuma.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Ago 13, 2014 3:40 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Eu tirei o a mola mas ela está bem tensionada. Parece que é uma pequena diferença de tamanho entre os encaixes. O pino entra no encaixe e prende só que ele toca bem suavemente o riser e por isso não deixa fixo, a lâmina fica molenga. Tem que deixar a empunhadura na horizontal, colocar as lâminas, a corda e basta tensionar levemente a corda que tudo fica preso. Se virar muito a empunhadura antes de colocar a corda a lâmina solta. Eu procurei alguma regulagem de altura do encaixe, não tem nenhuma.

O pino da minha lâmina parece um chumbinho de arma de ar comprimido. A única forma de fazer com que o pino fique mais alto é usinando o batente. No seu lugar, pediria para um torneiro fazer um pino novo com inox já contemplando essas mudanças.

Sds
EVC

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Ago 13, 2014 5:01 pm

Coloque fita isolante (melhor ainda, silver tape) no engaste do riser onde esse pino desliza.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Ago 13, 2014 6:32 pm

EVC escreveu:
Coloque fita isolante (melhor ainda, silver tape) no engaste do riser onde esse pino desliza.

hhuunn..... gostei dessa dica, vou arriscar
agradeço a dica  cheers 
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Ter Ago 19, 2014 6:15 pm

Problema resolvido.

Coloquei dois pedaços de silver tape cortados aonde corre o pino e só um pedacinho entrando no encaixe do pino. Só um pedaço ficou fino, com dois ficou perfeito. Talvez mais um deixaria a lâmina bem presa, mas com duas tiras resolveu o problema. Isso foi suficiente para deixar a lâmina firme e não cair ao colocar a corda. Gostei da solução. Esse pedaço não interfere em nada porque a lâmina tensionada pela corda não pega no silver tape.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
RosaJAX

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Ter Abr 26, 2016 4:43 pm

Olá,

resgatando esse topico,

estou com o mesmo problema acho eu, mas com o Silver tape não funcionou,

riser: Hoyt Horizon
laminas: SF Axom + (32lbs)

coloquei a potencia da lamina pois tbm tenho uma lamina de 40 lbs e encaixou normalmente sem ficar frouxa,,

como pode ver na foto a lamina fica frouxa, isso acontece somente com a lamina de baixo, a de cima fica perfeita com 3 rodadas no parafuso que apoia a lamina, só consegui que ficasse fixo com quase 7 voltas, mas ai o parafuso fica quase solto o que pode fazer ele soltar, quando colocar a corda ou puxar a corda,

alguém tem uma ideia de como resolver?

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Ter Abr 26, 2016 9:34 pm

Curiosíssima essa sua situação. O problema, me parece, é incompatibilidade entre as lâminas SF e risers da Hoyt. Não existe um padrão ILF, as empresas copiaram da Hoyt, em alguns casos muito mal copiado.

Uma das principais diferenças é que as lâminas Hoyt se apoiam no riser perto do pino central do rabo de andorinha; elas são mais gordinhas nesse ponto, funcionando como um pivô (veja fotos abaixo).

Quase todos os outros fabricantes, incluindo WinWin/SF, fazem as lâminas para se apoiarem na borda do riser.

Se atirar em um clube ou escola, veja se alguém tem lâminas Hoyt e compare com as suas.

A solução ideal seria trocar essas lâminas por lâminas Hoyt.

Você pode tentar colocar um calço sob as lâminas para elas terem um melhor apoia. Que material e que espessura, só testando. Um material que me ocorre é um pedaço de uma placa de circuito impresso de fibra de vidro. Algumas placas pequenas de aço ou alumínio de 1 a 1,5mm também podem funcionar. O problema vai ser como fixar.

Vamos ver se aparecem sugestões melhores.
RosaJAX

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Ter Abr 26, 2016 11:05 pm

Vou tentar essa dica do calço depois, o que mais estranhei é ser só uma das lâminas ter esse problema, sendo que a outra ajusta direito e as outras duas de tbm de mesmo modelo encaixa perfeito,, com isso não seria incompatibilidade mas sim azar de só uma acontecer isso

As que encaixam direito fica igual à da sua foto,,

Quando coloco a corda ela fica direito tbm é claro sem se movimentar,, amanhã tentarei pedir ajuda no clube que recomeçarei a frequentar

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 12:02 am

Temos coisas diferentes por aqui. Vamos por partes.

Quando eu abri o tópico o problema estava no encaixe que tem um pino com a função de segurar a lâmina. O pino tem uma mola que faz uma leve pressão na base do encaixe e segura a lâmina enquanto está montando o arco. Depois de colocado a corda esse pino não tem mais função alguma, a corda segura tudo no lugar. O meu problema é que na hora de montar o arco era necessário tomar cuidado para evitar cair a lâmina. Depois de encordoado não havia problema. No caso do SF + Uukha a diferença estava na altura do pino trava um pouco menor na lâmina Uukha do que o padrão SF. Resolvido com uma fitinha que serve de batente para o pino trava.

Já nesse caso das fotografias o que acontece é outra coisa. O parafuso grande serve para fazer uma regulagem fina no peso de puxada. Em média é possível aumentar e diminuir entre 4 a 9% o peso de puxada movimentando esse parafuso. Para fora reduz o peso de puxada. Para dentro aumenta o peso de puxada. Essa regulagem serve para um ajuste fino no spine das flechas e no tilering das lâminas no caso de um nock point muito fora do ideal. Também pode ser usado para arqueiros intermediários fazer a troca de uma lâmina leve para uma mais pesada. Vamos dizer de 30 para 40 lbs. Sai da lâmina de 30 para uma de 36 lbs. Começa praticar com uma regulagem do parafuso para fora, no caso 6 voltas para fora. Depois que acostumar com o peso vai para a altura nominal, 3 voltas para fora. E finaliza com o parafuso totalmente travado. Assim vai fazendo uma mudança gradual. E um dia passa para as lâminas de 40 lbs.

Esse parafuso tem uma posição em que o encaixe com a lâmina fica perfeito. Geralmente na posição de peso de puxada nominal o encaixe é perfeito. Uma lâmina de 36 lbs com o parafuso regulado a 3 voltas para fora, vai dar 36 lbs @ 28". E nessa posição o encaixe do parafuso com a lâmina é perfeito. Mas se soltar o parafuso para aliviar o peso de puxada a lâmina não fica mais apoiada totalmente, ela vai apoiar na parte de trás do parafuso. Uma questão básica de trigonometria. Se apertar o parafuso ao máximo dando o máximo peso de puxada, a lâmina ficará apoiada mais na frente do parafuso, nesse caso marca a lâmina fazendo um sulco circular.

No caso da fotografia o parafuso está totalmente para fora, na posição de menor peso de puxada que a regulagem permite. Portanto é absolutamente normal que a lâmina vai ficar encaixada apenas na parte de trás do parafuso de regulagem. E com o tempo faz uma marca de uso naquela parte que tem contato. Raramente um arqueiro usa a posição nominal, por isso as lâminas sempre tem algumas marquinhas desse parafuso.

Já outra coisa diferente é uma lâmina mais fina e o parafuso com um espaço para uma base mais grossa. Isso não é absolutamente problema algum. Isso perde totalmente o sentido porque ao encordoar a lâmina fica totalmente travada na posição de encaixe. Esse encaixe, essa folga não tem movimentação porque a corda mantém a lâmina totalmente travada no arco. Lembrando que o vão do parafuso deve ser maior que a espessura da lâmina para permitir a regulagem de altura. Ao mover a altura do parafuso e lâmina vai encaixar inclinada, portando na diagonal, necessitando de mais espaço.

alien
RosaJAX

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 1:41 am

Opa, v.b.-s.j.r.preto,, obrigado pela ajuda

Agora entendi,,, a lâmina "folgada" chegava a cair, mas achava que era por não está "firme"

Mas só caia de vez em quando aí reparei que estava mal encaixada,, e mesmo bem encaixada ficava folgada no parafuso de ajuste

No meu caso que a lâmina é 32lbs eu terei essa potência somente quando estiver parafusado no máximo?

Uma outra pergunta, esse ajuste fino pode ser feito com a corda no arco ou é obrigatório fazer sem a corda?

E de novo obrigado,, esse tipo de detalhe eu não tinha lido ainda no fórum

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 1:49 am

A medida nominal do peso da lâmina se obtém com a regulagem do meio.
A maioria das empunhaduras tem uma regulagem de 6 voltas no parafuso. O manual da empunhadura explica.

Você pega a empunhadura e rosqueia o parafuso até ele entrar totalmente e travar (sem fazer força).
Essa é a regulagem de peso máximo, uma lâmina de 32 lbs vai dar 34 a 35 lbs.
Uma vez que chegou ao final você retorna 3 voltas. Essa a medida nominal onde a lâmina vai dar as 32 lbs.
E se tirar mais 3 voltas, fica na posição mais leve. No caso ao redor das 28 lbs.

Eu prefiro tirar a corda e a lâmina para ajustar esse parafuso.
Você pode usar a própria chave para medir 1/4 de volta, 1/2 volta, 1 volta completa.
Eu não gosto de fazer esse ajuste com a corda porque tenho a sensação que vai forçar a lâmina.
Mas eu nunca vi uma orientação a respeito.
EVC

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 6:06 am

RosaJAX escreveu:
Vou tentar essa dica do calço depois, o que mais estranhei é ser só uma das lâminas ter esse problema, sendo que a outra ajusta direito e as outras duas de tbm de mesmo modelo encaixa perfeito,, com isso não seria incompatibilidade mas sim azar de só uma acontecer isso

As que encaixam direito fica igual à da sua foto,,

Quando coloco a corda ela fica direito tbm é claro sem se movimentar,, amanhã tentarei pedir ajuda no clube que recomeçarei a frequentar

Peraí então. Se quando coloca a corda tudo funciona bem, então esquece o que eu escrevi. Como o VBS já mencionou, elas ficam soltas (bambas) quando a corda não instalada.

Gire o parafuso de ajuste no sentido horário até parar (sem forçar) e tire umas seis voltas no máximo para o ajuste mínimo de potência. E não faça esse ajuste com o arco encordoado, isso pode destruir o riser.

Sobre o ajuste de potência, vou divergir do VBS: da forma como está descrito vale para arcos Hoyt com lâminas Hoyt. Quando mistura marcas, não há garantia. Para lâminas WinWin/SF a potência mínima nominal é no ajuste mínimo (aquelas seis voltas a menos) mas não há garantia.

Peça ajuda do pessoal do clube. É bom você saber regular seu arco mas é importante ter a ajuda de pessoas mais experientes.

Abs.

Última edição por EVC em Qua Abr 27, 2016 6:18 am, editado 2 vez(es)
EVC

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 6:14 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Você pega a empunhadura e rosqueia o parafuso até ele entrar totalmente e travar (sem fazer força).
Essa é a regulagem de peso máximo, uma lâmina de 32 lbs vai dar 34 a 35 lbs.
Uma vez que chegou ao final você retorna 3 voltas. Essa a medida nominal onde a lâmina vai dar as 32 lbs.
E se tirar mais 3 voltas, fica na posição mais leve. No caso ao redor das 28 lbs.

Vale para Hoyt com Hoyt. A Uukha também segue o mesmo critério. Os demais fabricantes, WinWin/SF em particular, especificam a potência para a regulagem mínima.

Abs.
RosaJAX

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Qua Abr 27, 2016 9:37 am

tranquilo,

deu pra entender bem, vou fazer testes com 3, 6 e nenhuma volta, já que agora entendo o motivo das voltas nesse parafuso,

obrigado pela ajuda pessoal Smile

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sex Abr 29, 2016 10:36 pm

Como podem ver o pino trava caiu e sumiu , só se sente sua falta ate a corda estar colocada . Depois da corda no lugar . O conjunto fica estável . Será que dá para improvisar ?
Será que algum vendedor conseguiria um pino novo ?
há problema , se ficar sem o pino trava ?

pbs : as tiras de EVA azul , são para proteger as laminas . Pois o parafuso foi regulado no máximo e tirar e colocar as laminas iria arranhar muito vêrnis do encaixe .

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sab Abr 30, 2016 7:44 am

arcanjo escreveu:
Como podem ver o pino trava caiu e sumiu , só se sente sua falta ate a corda estar colocada . Depois da corda no lugar . O conjunto fica estável . Será que dá para improvisar ?
Será que algum vendedor conseguiria um pino novo ?
há problema , se ficar sem o pino trava ?

pbs : as tiras de EVA azul , são para proteger as laminas . Pois o parafuso foi regulado no máximo e tirar e colocar as laminas iria arranhar muito vêrnis do encaixe .

Que eu saiba o pino é uma conveniência, justamente para facilitar o encordoamento do arco. Provavelmente os primeiros protótipos da Hoyt não tinham pino nenhum e eles descobriram que não era boa ideia. Smile

Foi só o pino que se perdeu? A mola e o parafuso ainda estão na lâmina? Você consegue fotografar e medir o pino da outra lâmina e medi-lo? Eu tenho um pino da Border aqui em algum lugar, não sei se é compatível mas se for, posso enviar para você. Uma alternativa é entrar em contato com quem vendeu ou talvez o Sandro Penzente. Você pode também tentar a Perris Archery, eles são extremamente solícitos.

Quanto ao EVA, minha sugestão é que não faça isso. No manual da WinWin eles afirmam que o ajuste de potência é de 5%, não 10% como era antigamente. Creio que essa mudança tem a ver com a alteração dos ângulos dos parafusos nos projetos deles. Portanto, quando se aperta demais, começam a machucar as lâminas. Não acho saudável e esses 5% a mais de potência darão pouco ganho. Além do fator estético há o fato de que elas estão sendo usadas fora da faixa recomendada pelo fabricante. A gambiarra com EVA introduz uma variável, ele vai ceder e alterar a potência e tiller do arco (portanto, a regulagem) e, eventualmente, vai rasgar, obrigando você a trocá-lo, alterando a regulagem. Então, acha mesmo que vale a pena?

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sab Abr 30, 2016 8:05 am

Os parafusos da SF e algumas outras marcas possuem a parte de baixo, como não aparecem, sem polimento adequado e com rebarbas. Muitas vezes a marca que é deixada na lâmina deve-se à pressão sobre tais áreas.
Ao invés de utilizar o EVA que inclusive pode ocasionar o desalinhamento das lâminas, retire o parafuso e dê o acabamento com uma lixa FINA. Nem pense em utilizar lima, esmeril ou lixa grossa.
Quanto ao pino, se não encontrar facilmente, leve a um torneiro mecânico.

Ruy

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sab Abr 30, 2016 9:20 am

Um breve comparativo do encaixe das lâminas. No exemplo, peguei um Hoyt, KAP e SF. Faltou o W&W que ficou no clube.
A diferença é bastante sutil mas existe. A lâmina da Hoyt é 1 mm mais curta na distância indicada em vermelho.

EVC

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sab Abr 30, 2016 10:11 am

Mesmo lixando a borda dos parafusos, a lâmina vai acabar encostando na borda. Eu acho melhor evitar. Os 5% são dados de manual (eu tive um WinWin AXT) mas se não me engano essa informação também está no manual do SF SuperForged+, que também já tive. O ângulo dos parafusos parece o mesmo tanto no AXT como nos Forged+, tanto que eu não apertava os parafusos além do ponto em que eles ficavam paralelos à superfície das lâminas (também WinWin) e ainda sobravam algumas voltas até o máximo aperto.

Acho que aquela diferença de 1mm da última foto não é importante. Eu creio que o projeto da Hoyt previa que o encaixe do rabo de andorinha (a parte redonda) definiria o ponto de apoio da lâmina, não o eixo do parafuso. Todas as lâminas que possuí até hoje tiveram alguma folga em relação ao eixo, da ordem de 1mm, quando montadas. Vou ter certeza de que o projeto é assim mesmo na próxima semana: comprei umas lâminas da Hoyt, de modo que vou ter um arco Hoyt puro sangue. Smile

Abs.
arcanjo

MensagemAssunto: pino mola   Qui Jun 09, 2016 11:20 pm

EVC e companheiros boa noite .
Foi só o pino que sumiu . O parafuso esta no lugar .
Vocês tem razão quando dizem que o pino só tem utilidade ate se colocar a corda .
Mas , sem ele o risco da lâmina cair é grande . E por esse detalhe , que não é pequeno . Pois ,
se a lâmina cair numa superfície sólida . Alguma coisa ruim vai acontecer . A cada queda a confiança
no equipamento vai diminuir .
Então , este pequenissimo pino faz muita falta .

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Sex Jun 10, 2016 7:08 am

E a mola, não se perdeu?

Se der, tire o pino da outra lâmina, fotografe e poste algumas medidas. Tenho uns pinos da Border aqui, se forem compatíveis, eu posso mandar para você.
arcanjo

MensagemAssunto: pinos   Dom Set 11, 2016 10:18 pm

Pessoal boa noite.
Desculpem a demora em responder . E muito obrigado pela atenção .
Vou tentar retirar o pino da outra lâmina e fotografá-lo e envia-lo .

MensagemAssunto: Re: Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?   Hoje à(s) 2:04 am

Encaixe ILF está frouxo. Existe regulagem para deixar mais firme?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Suspensão com trazeira mais alta que na frente
» Modificações no motor da minha factosa! De 125 para 180
» Produto para deixar Pneu bem preto
» Regulagem da suspensão dianteira Bandits
» Carburador de YBR125 - Regulagem do Ar -Resolvido-

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: