ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Como fazer corda para balesta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
paulo.sabino08

MensagemAssunto: Como fazer corda para balesta   Sab Jul 05, 2014 6:02 pm

Olá pessoal!
Eu me ausentei devido a problemas de saúde,e neste meio tempo alguns amigos meus usaram minha jaguar e detonaram a corda toda,ficou desfiada e o arco aparentemente não houve nenhum dano (dryfire),também tenho uma corda reserva.Queria saber se é possivel fazer cordas para ela,e até tenho um amigo que tem corda para arcos (ele tem um rolo de corda 8125),é muito difícil ser feita? Como estou de molho estou fazendo uns projetos para minha Jaguar!  Very Happy 

Abraços!

Última edição por paulo.sabino08 em Sab Jul 19, 2014 12:21 am, editado 1 vez(es)
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Sab Jul 05, 2014 9:05 pm

Fazer corda é simples. Eu olhei os tutoriais da corda flamenga (flamish bowstring) e achei que daria conta. Peguei uma tábua, bati os pregos para fazer o jig e comecei a trançar. Eu fiz 3 usando linha de costura, com a intenção de aprender. Obviamente as primeiras foi uma tragédia. Eu não tinha entendido a questão do giro e do contra-giro é quando esticava a corda ela destrançava inteira  Razz 

Depois que entendi os conceitos básico olhando os vídeos e fazendo com uma linha de costura baratinha, eu fui na Casa do Sapateiro, comprei a linha encerada de costurar couro que é um fio de poliéster com 12 kg de resistência e fiz a minha primeira corda para valer, ..... e a segunda .... e a terceira começou a ficar boa e entendi na prática o que estava certo e o que estava errado. A partir desse ponto eu fiz 3 cordas para os meus arcos, acertando e ficando perfeito de primeira. Na terceira corda que deu certo eu abusei e fiz o trançado de 3 e ficou perfeito.

Respondendo a sua pergunta diretamente: sim, você consegue fazer a corda para o arco da sua balestra. Mas vai ter que ralar um bocado para acertar e não tente aproveitar as que não prestaram, joga fora.

São três técnicas para fazer a corda. A medieval você pega uma corda e dá um nó de arqueiro em cada ponta. E está feita. O nó de arqueiro tem que ser bem feito para deixar a corda centralizada. A técnica flamenga você faz uma forma com uma tábua para garantir que cada fio da corda tenha um tamanho diferente, quando for trançar os anéis (loops) das pontas, como a corda vai acabando aos poucos, um fio por vez, fica muito bonita e não cria calombo. E a técnica atual que é o anel sem fim (endless loop) que usa um jig com 4 pontos reversíveis e depende do serving para prender tudo.

A vantagem do endlees loop é que você faz a corda do tamanho exato que você necessita. O sistema te permite uma precisão milimétrica nesse tipo de corda. Já a corda flamenga o tamanho é meio variável. Você termina a corda um pouco mais curta, coloca no arco e retesa por 1 minuto na puxada normal. Tira a corda e ela soltou um pouco. Mas a flamenga é auto-enrolável devido a técnica de trança por isso você ajusta o brace heigh com muita facilidade. É só tirar e dar alguns giros e colocar de volta até acertar. Retesa por 1 minuto e verifica novamente a altura, se acertou, fica assim.

Esse é o nó de arqueiro:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 12:56 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Fazer corda é simples. Eu olhei os tutoriais da corda flamenga (flamish bowstring) e achei que daria conta. Peguei uma tábua, bati os pregos para fazer o jig e comecei a trançar. Eu fiz 3 usando linha de costura, com a intenção de aprender. Obviamente as primeiras foi uma tragédia. Eu não tinha entendido a questão do giro e do contra-giro é quando esticava a corda ela destrançava inteira  Razz 

Depois que entendi os conceitos básico olhando os vídeos e fazendo com uma linha de costura baratinha, eu fui na Casa do Sapateiro, comprei a linha encerada de costurar couro que é um fio de poliéster com 12 kg de resistência e fiz a minha primeira corda para valer, ..... e a segunda .... e a terceira começou a ficar boa e entendi na prática o que estava certo e o que estava errado. A partir desse ponto eu fiz 3 cordas para os meus arcos, acertando e ficando perfeito de primeira. Na terceira corda que deu certo eu abusei e fiz o trançado de 3 e ficou perfeito.

Respondendo a sua pergunta diretamente: sim, você consegue fazer a corda para o arco da sua balestra. Mas vai ter que ralar um bocado para acertar e não tente aproveitar as que não prestaram, joga fora.

São três técnicas para fazer a corda. A medieval você pega uma corda e dá um nó de arqueiro em cada ponta. E está feita. O nó de arqueiro tem que ser bem feito para deixar a corda centralizada. A técnica flamenga você faz uma forma com uma tábua para garantir que cada fio da corda tenha um tamanho diferente, quando for trançar os anéis (loops) das pontas, como a corda vai acabando aos poucos, um fio por vez, fica muito bonita e não cria calombo. E a técnica atual que é o anel sem fim (endless loop) que usa um jig com 4 pontos reversíveis e depende do serving para prender tudo.

A vantagem do endlees loop é que você faz a corda do tamanho exato que você necessita. O sistema te permite uma precisão milimétrica nesse tipo de corda. Já a corda flamenga o tamanho é meio variável. Você termina a corda um pouco mais curta, coloca no arco e retesa por 1 minuto na puxada normal. Tira a corda e ela soltou um pouco. Mas a flamenga é auto-enrolável devido a técnica de trança por isso você ajusta o brace heigh com muita facilidade. É só tirar e dar alguns giros e colocar de volta até acertar. Retesa por 1 minuto e verifica novamente a altura, se acertou, fica assim.

Esse é o nó de arqueiro:

Bem Explicado V.B.S! só mais uma duvida,vi um modo que você usa uma tábua e com quatro postes prendidos por outra tábua,um de cada lado,você vai passando a linha de acordo com a libragem da balestra ou arco,esse é o modo endless loop? que precisa do serving?
Abraços!
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 1:32 am

paulo.sabino08 escreveu:

Bem Explicado V.B.S! só mais uma duvida,vi um modo que você usa uma tábua e com quatro postes prendidos por outra tábua,um de cada lado,você vai passando a linha de acordo com a libragem da balestra ou arco,esse é o modo endless loop? que precisa do serving?
Abraços!

Sim. Você tem dois postes na ponta de uma barra que gira e fica preso para dar a medida exata. Primeiro coloca os 4 pinos alinhados no tamanho exato da corda, ponta a ponta. Depois você gira os pinos formando um retângulo com a corda. E faz o serving dos anéis (loop). Depois volta para a posição alinhada e faz o serving fechando o anel. Depois faz o serving do centro da corda.

Eu acho essa bem mais simples de aprender porque tem muito vídeos no youtube:

Já a corda flamenga dá para fazer em 30 a 40 minutos (depois que aprendeu a trança) mas a maioria dos vídeos ensinam a fazer o começo e o cara diz "do outro lado é a mesma coisa" ai você tem que ralar até aprender na prática que a mesma coisas realmente significa a mesma coisa e a partir desse momento fica muito fácil fazer.

Um vídeo didático é o do cara que ensina fazer arco de pvc. Ele usa um jig para endless loop com 3 pinos apenas. Ele mostra como fazer e como usar. Esse cara é bem didático.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] parte 1 como fazer a corda
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] parte 1 como fazer o jig 3 pinos
paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 2:31 pm

paulo.sabino08 escreveu:

Abraços!

Sim. Você tem dois postes na ponta de uma barra que gira e fica preso para dar a medida exata. Primeiro coloca os 4 pinos alinhados no tamanho exato da corda, ponta a ponta. Depois você gira os pinos formando um retângulo com a corda. E faz o serving dos anéis (loop). Depois volta para a posição alinhada e faz o serving fechando o anel. Depois faz o serving do centro da corda.

Eu acho essa bem mais simples de aprender porque tem muito vídeos no youtube:

Já a corda flamenga dá para fazer em 30 a 40 minutos (depois que aprendeu a trança) mas a maioria dos vídeos ensinam a fazer o começo e o cara diz "do outro lado é a mesma coisa" ai você tem que ralar até aprender na prática que a mesma coisas realmente significa a mesma coisa e a partir desse momento fica muito fácil fazer.

Um vídeo didático é o do cara que ensina fazer arco de pvc. Ele usa um jig para endless loop com 3 pinos apenas. Ele mostra como fazer e como usar. Esse cara é bem didático.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] parte 1 como fazer a corda
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] parte 1 como fazer o jig 3 pinos

Entendi ...
Outra pergunta,a respeito das voltas que você tem que dar com a linha,qual é a ideal para uma besta de 175# ... você sabe?
Abraços!
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 7:03 pm

175 lbs =80 kg

Não tenho a menor ideia.  lol!  geek 

Se eu fosse arriscar fazer uma.  study Eu usaria uma linha de dyneema (spectra, fast fligth) em 0,22 mm com resistência de teste 20 lbs. 175 / 20 lbs = 9 fios, dobra por segurança, faria uma corda de 18 fios. Uma flamenga com trança de 3 cores seria 9 linhas de cada cor. Ficaria muito bonito. A dyneema não é boa para abrasão, não aguenta raspar no trilho, por isso seria necessário fazer um serving com poliamida (nylon), na parte da corda que entra em contato com o treilho eu faria duas camadas de serving.
paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 7:13 pm

Legal! então a 8125 você acha q não aguentaria o tranco? e estas cordas no ML são bem em conta!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] mercadolivre.com.br/MLB-567076493-linha-multifilamento-trancada-poseidon-spectra-dyneema-300m-_JM (adicione o ".")

Fiquei na duvida agora! rs  Surprised 

Abraços!
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 7:31 pm

Essa linha que o cara vende no ML é do mesmo tipo que você compra no eBay dos chineses.

Essa poseidon não é tão comum, mas tem alguns vendedores:

8125 é uma marca comercial de uma empresa chamada BCY Fibers, eu não sei as especificações dessa linha. Ela é uma linha 92% SK75 Dyneema, 8% GORE segundo o site, mas não achei o diâmetro e nem a resistência de teste. Essa empresa tem uma linha especial de produtos para balestra. Dê uma olhada aqui:

paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Dom Jul 06, 2014 7:47 pm

Essa linha que o cara vende no ML é do mesmo tipo que você compra no eBay dos chineses.

Essa poseidon não é tão comum, mas tem alguns vendedores:

8125 é uma marca comercial de uma empresa chamada BCY Fibers, eu não sei as especificações dessa linha. Ela é uma linha 92% SK75 Dyneema, 8% GORE segundo o site, mas não achei o diâmetro e nem a resistência de teste. Essa empresa tem uma linha especial de produtos para balestra. Dê uma olhada aqui:

Muito obrigado!

Última edição por paulo.sabino08 em Sab Jul 19, 2014 12:20 am, editado 1 vez(es)
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Sex Jul 11, 2014 9:23 am

respondendo "como criar corda para balestra" é muito simples só não deixe falta água e ração que ta resolvido.  lol! 
ottomano

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Sex Jul 11, 2014 12:34 pm

danilo steinke escreveu:
respondendo "como criar corda para balestra" é muito simples só não deixe falta água e ração que ta resolvido.  lol! 

Pô, assim não vale, entrei só pra fazer essa piadinha infame e ainda fiquei pra trás.... lol!

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Sex Jul 11, 2014 2:07 pm

ottomano escreveu:
danilo steinke escreveu:
Fui mais rápido no gatilho kkkkkkkkkkkkkkkk

Pô, assim não vale, entrei só pra fazer essa piadinha infame e ainda fiquei pra trás.... lol!
paulo.sabino08

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Sab Jul 19, 2014 12:22 am

danilo steinke escreveu:
ottomano escreveu:
danilo steinke escreveu:
Fui mais rápido no gatilho kkkkkkkkkkkkkkkk

Pronto,assim não tem mais piada zé graças.... rs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como fazer corda para balesta   Hoje à(s) 4:11 pm

Como fazer corda para balesta
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como fazer moldes para fibra de vidro:
» [DÚVIDA] - Como fazer a fixação do spoiler do Ka Sport?
» Como fazer para andar mais ?.
» lanterna com pisca aprenda como fazer
» Como fazer seu telefone smartphone virar um radio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: