ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Erradicação do Javali liberada no RS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 5:37 pm

Lincoln, o probema é que os bichos não valem nada, se tivessem um valor ($$$) voce ia ver como é que aumentava o interesse em conservação!

PÔ, lembro de uma vez que o pessoal jogava semente de milho tratada, apenas para matar os marrecões que "estragavam" a lavoura e deixavam a carne apodrecer (era contaminada), isso por que não podia caçar!

Mas, como meu irmão fala: Brasil: um pais de TOLOS!
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 6:23 pm

acrescente uma à fala do seu irmão

Brasil, o país do faz de conta
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 6:45 pm

jwiendl

Os bichos, nem seus habitats, terão valor algum enquanto não houver um meio de explorá-los comercialmente. O problema dos nossos ambientalistas é justamente achar que vão resolver o problema da devastação de certos biomas com uma canetada proibindo tudo. O negócio é que dono da terra não vai zelar, muito menos se esforçar, pela preservação dos ambientes ainda não desmatados se isso não lhe traz nenhum retorno. Mesmo que a lei o obrigue a preservar certa área, sempre vai ter bituca de cigarro caindo por "acidente" em mata virgem.

Eu costumava fazer trilhas na chapada dos Veadeiros em Goiás. Muitas das terras onde têm cachoeiras, canyons, paredes para escalada e outros atrativos são propriedade particular. O negócio funciona da seguinte maneira: A gente paga pra entrar e paga pelos serviços do guia, em contrapartida o dono da terra preserva ambiente. Pois os turistas vão pra lá justamente para ver a vida selvagem. Pra ter ideia, não se pode sair de lá levando uma folha, ou flor sequer, nem se você encontrar algum bicho morto também não pode levar pra casa. Não pode jogar lixo, nem deixar nada pra trás. A população local faz desse tipo de turismo um meio de vida, pois nessa região não tem outra forma de levar a vida. Nesses locais os bichos, assim como todo o ecossitema associado têm grande valor, pois os americanos e canadenses vêm de longe para fotografa-los.

Acredito que o mesmo poderia ser feito com a criação de parques de caça. O que já acontece há décadas em outros países. Isso seria mais uma forma de explorar o meio ambiente sem precisar destruí-lo. Pois o caçador precisa de uma área selvagem e bem preservada para atuar. Os bichos precisam ter seus habitats saudáveis para poderem se reproduzir, gerando assim uma população que possa suprir a demanda dos caçadores. Demanda essa que seria controlada, controle esse que só seria viável com a regulamentação da caça desportiva.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 7:16 pm

é o problema é que quem esta afrente e tem o poder para tomar atitudes como essa são pessoas que achão um abisurdo matar um bicho , morre de pena de saber que um animal selvagem sera morto , mais aprova seu estermino lento com desmates e falta de planejamentos .
http://www.arcoeaventura.com.br
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 7:48 pm

F'abio,

O problema é que os ecochatos estão falando mais alto que nós. Se eles conseguem convencer muita gente de que o Brasil não pode explorar suas riquezas para virar jardim pra inglês ver, é assim que o governo vai atuar. Parte disso é culpa de quem pensa diferente dos ecochatos, pois não fazem uma oposição a altura. Como diz o ditado: "Toda unanimidade é burra". E aparece na TV e nos jornais que é unanimidade que a caça deve ser proibida porque falta gente pra dizer o contrário.

Só um exemplo: Nos últimos anos ativistas pelos direitos dos animais têm feito lob em alguns governos, e investidas na opinião pública, para proibir os testes com animais em laboratório. No Brasil, algumas casas legislativas, como a câmara de vereadores do Rio de Janeiro, chegaram a aprovar a proibição dos testes. Projeto esse vetado pelo prefeito Cesar Maia. A comunidade científica mundial imediatamente se mobilizou contra os ativistas malucos. Houveram pressões sobre os governos e a opinião pública para esclarecer a importância dessas pesquisas. Inclusive o prêmio Nobel de medicina de 2007 foi entregue para uma pesquisa sobre introdução de modificações em genes específicos em ratos de laboratório. Mais um golpe nos ativistas.

Falta a gente convencer nossos parentes, amigos e vizinhos de que a caça pode ser explorada de maneira consciente. Basta mostrar a situação de preservação das reservas no Canadá onde a caça é regulamentada. Enquanto não fizermos isso, retrógrados como a Marina Silva terão 20 milhões de votos.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 8:50 pm

Lamento muito por voces meus amigos...amanhã estaremos indo rumo a pedras altas fazer mais uma batida nos sus scrofa caçada de dois dias mas fiquem sossegados....assim que os dentuços se tornarem um inferno por ai as medidas serão as mesmas que aqui foram tomadas...leva tempo mas vai....dica de quem fez...façam reuniões com sindicatos de ruralistas e fomentem a idéia...pq se depender dos SUS SCROTAS do ibama ou algo assim vcs estão ferrados,flechados e mal pagos como se diz por aqui.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 9:35 pm

Enio e Daniel, vcs q são de um estado onde a caça ao Javali está liberada, como está o número dos bichos onde vcs caçam, diminuindo, igual ou aumentando?
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Ter Abr 05, 2011 10:29 pm

desde que o javali entrou aqui no rs vindo do uruguay em virtude de uma seca muito grande em 1988 que praticamente secou o rio jaguarão que faz divisa do Brasil com o país vizinho ele tem sido caçado em todo o canto e o que se observa é que ele além de avançar em território gaúcho reproduziu muito por sua adaptabilidade e rusticidade,no uruguay ele é caçado desde a introdução e ainda assim é considerado praga nacional...resumindo mamute....vai ter porco a vida toda...não se consegue erradicar.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Qua Abr 06, 2011 5:00 am

vixe, a coisa é feia então, se brasileiro não consegue erradicar o bicho é bom mesmo

espero que sobre um pra mim Twisted Evil
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Qua Abr 06, 2011 7:45 am

eu quero mais que vire praga mesmo Twisted Evil , e até mate um ecochato Twisted Evil Twisted Evil bem ... tavel nem tanto.... mais.... .
ate agora aqui na minha região não apareceu nem um apenas os javaporco que escaparão de uma fazenda em curitiba e alguns derão a cara por aqui , mais faz mais de ano que não vejo mais nem um apenas os queixadas , pelo que deu para perceber o javali é muito nomade .
http://www.arcoeaventura.com.br
Jeferson Distler

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Qui Jul 21, 2011 2:44 pm

Sou a favor da liberação da caça consciente, mas não da erradicação.
Na fronteira com o Uruguai tentaram criar o javali ( javaporco pra alguns ) com a finalidade de corte, houveram casos que se reproduziram de forma descontrolada, alguns 'criadores' largaram os bichos estes acabaram cruzando com porcos comuns.
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Qui Jul 21, 2011 2:49 pm

Jeferson Distler escreveu:
Sou a favor da liberação da caça consciente, mas não da erradicação.
Na fronteira com o Uruguai tentaram criar o javali ( javaporco pra alguns ) com a finalidade de corte, houveram casos que se reproduziram de forma descontrolada, alguns 'criadores' largaram os bichos estes acabaram cruzando com porcos comuns.

No caso em questão se trata de uma "tentativa de controle atraves do abate", por razões de sanidade dos rebanhos suinos da região.
Andre Miranda

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sex Jul 22, 2011 8:00 pm

Alguém já espetou algum?

Tenho amigos que os caçam regularmente, mas na porva, tenho interesse mesmo é na flecha!

Esta praga não tem mais solução amigos, não se iludam, na Europa e nos EUA também são problema, e vocês acham que eles são brandos com pragas?

Obs: Já soube que aqui pertinho, em Mendes já tem infestação na área rural, queria conhecer alguém por lá...

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sex Jul 22, 2011 10:50 pm

não precisa se afobar não, o Ibama tá garantindo q tenha javali para o resto da vida no Brasil, eles estão permitindo q o bicho se alastre rapidamente e logo chega até a Venezuela

para ter idéia, a 6 meses atrás não se tinha informação da presença dos mesmos aqui na minha região, agora, já tem relato de muitas propriedades invadidas, o número cresce exponencialmente, graças é claro a competência do pessoal do Ibama, pobre dos proprietários rurais q já são massacrados nesse país, mas para o pessoal q sonha em caçá-los, creio q não demora muito para isso se tornar realidade, claro q isso será questão de alguns anos, mas creio q será pelo resto da vida

postei no Forum uns dias atrás, reportagem de uma região nos EUA (onde a caça é totalmente liberada) q tem regiões q são considerados praga, e nessa região chegaram a conclusão q se não abater 7 javalis de cada 10 q nascem a coisa torna-se insustentável

imaginou o tamanho do problema para as autoridades num futuro próximo né
ian marcelo

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sex Jul 22, 2011 11:01 pm

Mamute-sc escreveu:
não precisa se afobar não, o Ibama tá garantindo q tenha javali para o resto da vida no Brasil, eles estão permitindo q o bicho se alastre rapidamente e logo chega até a Venezuela

para ter idéia, a 6 meses atrás não se tinha informação da presença dos mesmos aqui na minha região, agora, já tem relato de muitas propriedades invadidas, o número cresce exponencialmente, graças é claro a competência do pessoal do Ibama, pobre dos proprietários rurais q já são massacrados nesse país, mas para o pessoal q sonha em caçá-los, creio q não demora muito para isso se tornar realidade, claro q isso será questão de alguns anos, mas creio q será pelo resto da vida
UHULL então talvez meu presente de 18 pode ser um pse madness completinho para fotografar os javas daqui da minha cidade(aqui tem pra caramba tambem,um amigo meu que tem uma fazenda diz que é só entrar um pouquinho no mato que você começa a ouvir o barulho dos bichos.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 6:56 am

Mamute-sc escreveu:
... pobre dos proprietários rurais q já são massacrados nesse país, ...
concordo...
já tem mais javali do que pardal...

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 7:14 am

Estou aguardando chegarem no meu sítio.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Conhecem alguém, que não seja do Sul, que tenha solicitado autorização da prefeitura para o abate do bicho que esteja causando problemas em sua fazenda?

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 7:20 am

não...
mas a prefeitura teria esse ''poder''?

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 7:30 am

LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967

Art. 3º. É proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.

§ 2º Será permitida mediante licença da autoridade competente, a apanha de ovos, lavras e filhotes que se destinem aos estabelecimentos acima referidos, bem como a destruição de animais silvestres considerados nocivos à agricultura ou à saúde pública.

Art. 37. O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no que for Julgado necessário à sua execução.

Talvez a autoridade competente seja a prefeitura. Não custa nada tentar. Eles podem nagar, ou autorizar, a permissão; ou alegarem falta de competência para fornecer a licença. Então terão de indicar o órgão competente. Se negarem, já se tem um documento para cobrar deles os prejuízos causados pelos bichos.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 7:39 am

O poder executivo citado no art 37 deve ser o Estado e não as prefeituras.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 8:01 am

Ai não tem como saber, pois não está escrito. Mas de qualquer forma, seria levar o requerimento pro estado.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 8:17 am

Aquí em MG continuam fazendo estrago.............cada semana tem-se notícias sobre eles........o pessoal da secr. do meio ambiente e da agricultura estão conversando....acho que ninguém quer pegar a "competência " sozinho, porisso a demora.......enquanto isso..........."DEIXA A VIDA ME LEVAR...VIDA LEVA EU........." ESTOU LIMPANDO MINHAS LENTES OBJETIVAS KKKKKKKKKK
LINCOLN..............quando liberarem aquí em MG,vou organizar uma caravana aquí do fórum.........Vai se chamar JAVACHAÇA..............KKKKKKKKK vcs já estão convidados de antemão.....

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 8:35 am

Pode contar comigo, mineirim. Já estou montando minha coleção de câmeras e lentes. Por falar nisso, o Siim escreveu dizendo que a minha câmera vai demorar mais um pouco pra ser fabricada. Como as especificações que eu dei foram altamente fora do comum, ele não tinha ideia de como atingir a potencia focal correta. Resultado que a câmera saiu com mais de 70# na primeira tentativa, mas na segunda ele garante que chega mais perto do que eu pedi.

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 1:51 pm

Postei este link em outro tópico para se saber o KZ (kill zone) do bicho [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

PS1: o problema maior desta praga é a disseminação de doenças o que pode acarretar embargo na exportação de carnes do Brasil para o exterior...aí a bancada ruralista vai passar o fogo no Ibama.

PS2: Se for para exterminar mesmo, tem que se matar primeiro as fêmeas e filhotes, nada de ficar correndo atrás dos cachaços para troféus.

Andre Miranda escreveu:
Alguém já espetou algum?

Tenho amigos que os caçam regularmente, mas na porva, tenho interesse mesmo é na flecha!

Esta praga não tem mais solução amigos, não se iludam, na Europa e nos EUA também são problema, e vocês acham que eles são brandos com pragas?

Obs: Já soube que aqui pertinho, em Mendes já tem infestação na área rural, queria conhecer alguém por lá...
André,
Tenho um conhecido que é de Miguel Pereira e disse que por lá já há casos de javalis. Qualquer coisa me fale.

Abraços,
Vergilio
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Sab Jul 23, 2011 8:39 pm

olha uma noticia fresquinha na página do G1 sobre o ataque de javaporcos na região de Rio Claro-SP

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

creio q não demora muito para liberarem a caça por essas bandas, o negócio e começar a afiar as broadheads Twisted Evil
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Erradicação do Javali liberada no RS   Hoje à(s) 8:17 pm

Erradicação do Javali liberada no RS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Troféus de javali - Taxidermia
» As minhas Esperas ao Javali.
» preciso de esclarecimento sobre o javali..
» Criar uma pequena matilha para a caça grossa e caça ao salto ao javali
» Montarias ao javali e veado na Serra da Lousã 2013-2014

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: