ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Puxando a corda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
trollider



Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/06/2014

MensagemAssunto: Puxando a corda   Dom Jun 29, 2014 11:43 pm

Bem, ainda não comecei a praticar esse belíssimo esporte, mas quero muito. Estou me informando sobre o máximo de assuntos relacionado aos detalhes e a todo o resto.

Uma das minhas dúvidas é quanto as maneiras de puxar a corda do arco.
Já vi inúmeros vídeos em que existem diversas maneiras de aplicar a puxada sobre a corda. Gostaria muito que alguém pudesse listar as maneiras de puxar, com os pontos prós e contras, se possível.

Eu tenho muita dúvida quanto a isso e queria que pudessem me esclarecer.

Obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
v.b.-s.j.r.preto



Mensagens : 2977
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: Puxando a corda   Seg Jun 30, 2014 12:05 am

Quais são essas maneiras de puxar a corda?

Eu conheço a asiática em que a corda fica em contato com o dedão e o dedo indicador e médio seguram o dedão.
A puxada mediterrânea em que os dedos médio, indicador e anular seguram a corda.
E a técnica indígena que segura o encaixe da flecha junto com a corda usando o dedão e o indicador.

Eu pergunto exatamente qual a sua pergunta porque pode se referir a posição dos dedos na puxada mediterrânea que pode ser com a flecha entre o indicador e o médio ou com os 3 dedos abaixo da flecha. Ou também pode se referir a posição de segurar a corda para a mira, chamada de ancoragem. Existe também uma diferença na forma de puxar a corda porque a tradicional asiática levanta as duas mãos acima da cabeça e desce abrindo, uma puxada alta e no recurvo estica o braço do arco a frente e puxa a corda na altura da boca / nariz, puxada baixa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
v.b.-s.j.r.preto



Mensagens : 2977
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: Puxando a corda   Seg Jun 30, 2014 1:53 am

Chegou floodando o fórum com a mesma mensagem repetida Evil or Very Mad em tópicos diferentes.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

trollider escreveu:
Olá, gostaria de saber se vocês poderiam listar os tipos de puxada que existem e colocar os prós e contras das mesmas?

Ainda pretendo iniciar no esporte e já quero ter uma noção dos aspectos técnicos.

Obrigado.

Os tópicos em questão explicam bem e são ilustrados com fotos e vídeos. Leu os outros tópicos, viu as fotos e os vídeos, esclareceu as dúvidas e agora? Question Qual é a dúvida? Listar as formas e colocar prós e contras é muito genérico. Diferentes arcos, diferentes técnicas. Diferentes regras de competição. É melhor fazer uma pergunta direta. Ou melhor, é melhor você se apresentar, dizer de onde é (as vezes tem uma escola ou outros arqueiros da sua cidade), dizer que tipo de equipamento você pretende comprar ou já comprou.

De uma forma genérica:

Se for arco composto de ATA muito curto é melhor usar um gatilho para não prensar os dedos e dar mais estabilidade ao disparo.
Se for arco composto de ATA longo pode usar tanto o gatilho como os dedos. Mas tem que ser puxada de 3 dedos, mediterrânea porque a flecha fica apoiada do lado de dentro do arco.

Se for arco asiático curto e puxada longa é melhor puxar com o dedão, porque com a puxada mediterrânea vai prensar os dedos.
Os arcos magyar, scythian e mongol vendidos no eBay pelos chineses tem um tamanho que permite tanto a puxada asiática com o dedão, como a puxada mediterrânea com os três dedos.

Se for arco recurvo com janela a flecha fica do lado de dentro por isso tem que usar a puxada mediterrânea com os três dedos, porque a puxada de dedão asiática a flecha fica por fora. Se colocar a flecha do lado de dentro e puxar de dedão a flecha vai cair, colocando a flecha por fora e puxando de dedão, ao girar a mão trava flecha.  No arco composto com janela a flecha é retida no arco pelo rest (apoio) que pode ser a borda da janela ou uma peça separada.

A técnica de competição olímpica é mais detalhada. Porque é a puxada mediterrânea, com 3 dedos, a flecha fica entre o indicador e o médio. A ancoragem é embaixo do queixo e a corda tocando o nariz e boca.

O mais importante no disparo é a consistência. A capacidade de fazer a mesma coisa, da mesma forma, várias e várias e várias vezes. Uma competição são 30 disparos de aquecimento e ajuste de mira e mais 60 disparos valendo ponto. Ou seja, tem que ter consistência na postura, na puxada da corda, na liberação da corda. O iniciante tem que colocar muito mais atenção na postura da coluna vertebral, no encaixe dos ossos do ombro, no pescoço perfeitamente reto, na liberação da corda de forma harmônica e sem trancos. Um treino tem que ser maior do que os 90 disparos de uma competição, ao longo de 90, 100, 120 disparos é necessário ter consistência. Fazer sempre da mesma forma.

A forma correta de começar é colocar um anteparo que vai servir de alvo, mas sem uma marcação. Durante duas semanas dispara pelo menos 100 vezes contra esse anteparo que deve estar bem perto. Os japoneses colocam o iniciante a dois metros do anteparo e deixa ele lá por meses, nas escolas de arqueria você começa a 5 metros e fica lá até aprender a manter uma postura correta. Depois de conseguir manter uma postura correta e disparar com consistência coloca um alvo.

Só depois de acertar o alvo com consistência, conseguindo agrupar as flechas bem pertinho é que aumenta a distância. Um erro de 1 cm a 5 metros é ampliado quanto maior a distância. Se errar por 30 cm a 5 metros, quer dizer que a 30 metros vai perder a flecha. Por isso tem que aprender a pegar consistência no disparo a uma distância curta e ir aumentando gradativamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gyouen



Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 30
Localização : Mogi das Cruzes

MensagemAssunto: Re: Puxando a corda   Sab Jul 05, 2014 8:49 am

Primeira coisa, qual arco pretende usar? Tradicional, composto, recurvo olímpico.... etc....

Quanto mais específico você for, mais as pessoas poderão te ajudar...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.budismo.com.br
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Puxando a corda   Hoje à(s) 11:10 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Puxando a corda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Factor puxando pro lado - foi mal
» PUXANDO PARA O LADO AO ACELERAR
» I30 puxando para o lado direito
» B65 Puxando pra esquerda
» Largadas á corda Açores.( só rir)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: