ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

detonando minhas spin wings - ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
edsonnad

MensagemAssunto: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 3:24 pm

Ola Pessoal
estou apanhando novamente para acertar meu plunger, ja que troquei o spine e o tamanho das minhas flechas.

Meu recurvo olimpico tem duas potencias de laminas, uma com 34 lbs e outra com 38 lbs . Comprei flechas de spine 800 e cortei com 28 polegadas. Minhas flechas anteriores estavam com spine 600 e com comprimento de 26

Estou tentando fazer o teste das flechas com e sem vanes, 6 flechas empenadas com spin wings e 6 flechas sem penas.

As flechas sem vanes voam para a esquerda. Se eu tento afrouxar mais o plunger elas detonam as spin wings. Eu tentei apertar mais a mola do plunger e piorou. ja mexi tambem na distancia do plunger sem sucesso.

Quando eu consigo agrupar as flechas sem vanes na linha vertical piora o estrago nas spins

Fiquei perdido

vejam a foto

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]
http://www.nadbem.com.br
megaseba

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 5:27 pm

Olha ta feia a coisa. Tem certeza que elas estão batendo no plunger? alias sabe onde estão batendo.

Isso ai tem cara de ser estrago de cliquer. Tem ele instalado? nem importa se usou ou não mais realmente parece que quando elas passaram pegaram nele digo isso pela forma que estão ficando rasgadas.

Vai ter que fazer outro teste mas dolorido. Empena de novo as flechas, e passa batão nas vanes e da uns tiros. Pelo menos assim a area que esta tocando nelas vai ficar "pintada" com uma flecha já deve dar, assim da para ter uma ideia de onde elas estão realmente batendo.

Outro ponto importante coloca uma flecha apoia ela no rest e tira uma foto bem da bunda da flecha para ver a possição do button (odeio chamar ele de plunger)

Veja se a flecha esta bem alineada com ele. Pois se ela estiver passando mas para cima ou mas para baixo do centro do button pode ser ele que esta destruindo as vanes

abs

http://www.spinarchery.com.br
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 6:03 pm

Outro ponto importante coloca uma flecha apoia ela no rest e tira uma foto bem da bunda da flecha para ver a possição do button (odeio chamar ele de plunger)

Veja se a flecha esta bem alineada com ele. Pois se ela estiver passando mas para cima ou mas para baixo do centro do button pode ser ele que esta destruindo as vanes

Sebastian, Nao condsegui um angulo muito bom pra foto, mas notei que esta minimamente abaixo do centro, mas muito pouco mesmo. Sera que pode ser isso?

Nao estou usando clicker

Última edição por edsonnad em Sex Jun 06, 2014 6:57 pm, editado 2 vez(es)
EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 6:37 pm

Qual a marca e modelo das flechas? E das lâminas?

26" é o comprimento do tubo ou total da flecha (incluindo ponta)?
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 6:44 pm

EVC escreveu:
Qual a marca e modelo das flechas? E das lâminas?

26" é o comprimento do tubo ou total da flecha (incluindo ponta)?

Ola EVC

as flechas sao SF axiom e as laminas Win &Win pro accent

as flechas sao de 28 do nock ao final do tubo, sem contar a ponta

obrigado
brunolopes

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 7:12 pm

Eu tive um problema desse com minhas spin wings durante um campeonato na Yellow Ball, mas meu problema foi q o nock set se soltou um pouco e começou a descer, eu não percebi e achava q era problema com o plunger, já fazia uns meses q eu estava sem atirar, pensei q poderia até ser minha largada ou algo do tipo.

Resultado, no final percebi q o nock set estava muito baixo na corda, e as spin wings na verdade estavam batendo no arco.

Não sei se isso pode ter acontecido com você...mas d qualquer maneira veja a altura do nock

http://www.brunolopes.com
EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 7:18 pm

As penas que rasgam estão em uma posição específica?

Pode ser que estejam pegando no button ou no clicker, como sugeriu o Sebastian. Meu palpite é que estão muito moles para seu arco. Elas não estão na tabela de seleção do catálogo então pelo menos para mim é difícil afirmar de forma conclusiva. Tente fazer o teste sugerido pelo Sebastian.

Abs.
EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sex Jun 06, 2014 7:22 pm

brunolopes escreveu:
Eu tive um problema desse com minhas spin wings durante um campeonato na Yellow Ball, mas meu problema foi q o nock set se soltou um pouco e começou a descer, eu não percebi e achava q era problema com o plunger, já fazia uns meses q eu estava sem atirar, pensei q poderia até ser minha largada ou algo do tipo.

Resultado, no final percebi q o nock set estava muito baixo na corda, e as spin wings na verdade estavam batendo no arco.

Não sei se isso pode ter acontecido com você...mas d qualquer maneira veja a altura do nock

Ótimo ponto, vale a pena verificar isso também. Até porque é bem simples. Um bom ponto de partida é que o nocking point superior esteja uns 10mm acima do nock
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sab Jun 07, 2014 9:14 am

uma opção é passar alguma coisa nas spin wings (batou ou talco por exemplo< o maior problema é sempre como tirar a marca depois) e ver onde estão batendo, aí fica mais fácil encontrar o(s) problema(s)
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Sab Jun 07, 2014 4:59 pm

A altura do nock acho que nao eh porque senao detectaria no teste das flechas sem vanes, esta correto?

O Sebastian me sugeriu observar se o button nao esta batendo nas vanes. Vou testar isso entao

de qualquer forma vou tambem fazer o teste do baton (UUUIII!! rsrs)

obrigado pelas dicas
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Dom Jun 08, 2014 6:46 pm

pessoal, parece que descobri o problema. Era a posicao das vanes que eu nao havia percebido e elas batiam no button. E ajustei uma flecha de cada vez e nao rasgou mais

Agora o problema eh outro. Se eu endureço o button, apertando a mola, as flechas sem vanes vao para a esquerda, mais ou menos uns 15 centimetros 'a esquerda, enquanto que as flechas com vanes voam certinho. Pergunto: seria esse um problema de spine muito mole? so relembrando, as flechas estao cortadas com 28 e seu spine é 800 e a potencia da laminas é de 38 lbs
EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Dom Jun 08, 2014 8:58 pm

Está fazendo o teste a que distância? Arco destro ou canhoto?

Ajuste a dureza da mola para que as flechas sem pena e com pena agrupem. Mas a mola não deve ficar dura demais ou mole demais. Se agruparem perfeitamente, ótimo. Senão, desencana e atira com elas assim mesmo e trabalhe na sua técnica.
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Seg Jun 09, 2014 12:32 pm

EVC, eu sou destro e estou fazendo este teste so a 18 mts por enquanto.

Eu tenho ainda a possibilidade de mexer no brace e na expessura da corda para ajustar a potencia ,mas nao sei se vale a pena

Eu pensei em fazer o qeu vc esta sugerindo, ou seja, caprichar mais na tecnica

Vou tentando todas as possibilidades
obrigado
Ruy

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Ter Jun 10, 2014 5:15 am

edsonnad escreveu:
pessoal,  parece que descobri o problema. Era a posicao das vanes que eu nao havia percebido e elas batiam no button. E ajustei uma flecha de cada vez e nao rasgou mais

Agora o problema eh outro. Se eu endureço o button, apertando a mola, as flechas sem vanes vao para a esquerda, mais ou menos uns 15 centimetros 'a esquerda, enquanto que as flechas com vanes voam certinho. Pergunto: seria esse um problema de spine muito mole?  so relembrando, as flechas estao cortadas com 28 e seu spine é 800 e a potencia da laminas é de 38 lbs

Pelas fotos, supondo você é destro.

Se apertar a mola do plunger e a flecha sem vane for para a esquerda, é o correto. Você precisa verificar se afrouxando a mola você consegue chegar num ponto em que a flecha sem vane passe para a direita ou comece a agrupar junto com as flechas com vanes.
Veja também se a ponta da sua flecha, na posição de repouso, fica cerca de 1/2 diâmetro para a esquerda.
Um outro fato importante é verificar, na sua puxada, qual é a força exercida pelas lâminas. Se tiver puxada curta, será menos de 38#.

Se você constatar que a flecha está no spine errado, tente ajustar a força das lâminas primeiro e depois refaça as regulagens.

Sds.
EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Ter Jun 10, 2014 6:37 am

É preciso tomar cuidado porque, se a flecha está pegando no arco, esse teste leva a conclusões erradas. A princípio o fato de as flechas sem vanes estarem batendo à esquerda das com vanes sugere que o spine esteja muito rígido. Mas eu tenho sérias dúvidas a esse respeito. Na tabela de seleção essas flechas axiom não aparecem. Meu palpite é que as suas estão muito moles.

Se sua técnica estiver com problema, como torque no grip, tiro "no braço", evidenciado por uma largada ruim etc., associada a flechas com o spine muito fora do correto, a consequência pode ser danos nas vanes. Eu tive esse problema há muitos anos exatamente pela associação de problemas de técnica com flechas de spine muito errado (no meu caso, muito rígidas).
edsonnad

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Ter Jun 10, 2014 8:21 am

Eu estava com problemas com minhas flechas anteriores porque eram spine 600 e foram cortadas mais curtas. Seguindo algumas tabelas eu resolvi pelo spine 800, mas agora estou com essas dificuldades de agrupamento

Ontem fiz o seguinte teste: troquei a corda original (mais grossa) por uma mais fina (e rapida). Com a corda fina as flechas sem vanes " migraram" e agruparam para a direita em cerca de uns 40 cm enquanto que as flechas com vanes estavam no alinhamento correto

To mais perdido que cachorro que caiu do carro de mudanca
Ruy

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Ter Jun 10, 2014 8:49 am

edsonnad escreveu:
Eu estava com problemas com minhas flechas anteriores porque eram spine 600 e foram cortadas mais curtas. Seguindo algumas tabelas eu resolvi pelo spine 800, mas agora estou com essas dificuldades de agrupamento

Ontem fiz o seguinte teste: troquei a corda original (mais grossa) por uma mais fina (e rapida). Com a corda fina as flechas sem vanes " migraram" e agruparam para a direita em cerca de uns 40 cm enquanto que as flechas com vanes estavam no alinhamento correto

To mais perdido que cachorro que caiu do carro de mudanca

Primeiro observe bem o que o EVC falou. Técnica ruim conduz à conclusões erradas.
O ganho com a troca da corda de 16 para 14 brins numa lâmina de 30# a 50 metros, dá uma diferença de 2 pontos na mira. Acho que 40 cm + 15 cm = 55 cm que você obteve só com a troca da corda é bastante considerando que o brace esteja igual.
Se você conseguiu obter agrupamentos à direita, teria duas opções. Amolecer o plunger com a corda mais grossa ou endurecer com a corda mais fina (eu prefiro essa última pela razão da qualidade do conjunto massa-mola do pistão e mola do plunger sofrer flutuações se a mola estiver muito pouco apertada).

Um outro problema está relacionado à hastes de baixa qualidade. Não conheço essas Axiom mas sei que são fabricadas por uma empresa Suíça, a Skyart, que produz boas hastes. Esse Axiom é o tubo de entrada deles.
Verifique se todas as flechas empenadas agrupam razoavelmente. Se existir uma delas fora, retire e refaça os testes só com as que realmente agrupam. Para isso marque as flechas com um pequeno pedaço de adesivo ou caneta e efetue a pré-seleção antes.

Sds.

EVC

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Ter Jun 10, 2014 7:10 pm

Quantos fios as duas cordas têm? Será que você não mudou alguma coisa na postura e/ou técnica que possa explicar melhor essa grande discrepância entre os dois resultados do que a mudança da corda?

O tubo com spine 600 provavelmente seria mais indicado para sua puxada atual e lâminas.

Abs.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: detonando minhas spin wings - ajuda   Hoje à(s) 8:14 pm

detonando minhas spin wings - ajuda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AJUDA!!!! ESCAPAMENTO
» GPS IGO - AJUDA
» As minhas montadas
» Dúvida! qual carro pegar? Nova Eco ou Spin?
» Preciso de ajuda - Graber rastreamento Picaretas !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: