ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Diferença entre penas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Seetim

MensagemAssunto: Diferença entre penas   Sex Jun 06, 2014 3:13 pm

Pessoal, dei uma olhada aqui no fórum e não consegui achar informações sobre a diferença de tamanho das penas (ou vanes).
Gostaria de saber se influencia muito no tiro a pena (ou vane) ser de 2, 3, 4 ou 5"?
E também qual a diferença de usar usar 3 ou 4 penas (ou vanes) por flecha?

mizunoueive

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Sab Jun 07, 2014 12:39 pm

Seetim escreveu:
Pessoal, dei uma olhada aqui no fórum e não consegui achar informações sobre a diferença de tamanho das penas (ou vanes).
Gostaria de saber se influencia muito no tiro a pena (ou vane) ser de 2, 3, 4 ou 5"?
E também qual a diferença de usar usar 3 ou 4 penas (ou vanes) por flecha?

encontrei isso na net

Penas

Também existem muitas penas diferente. em regra se pode dizer, quanto maior a pena mais lento a flecha voa. mas ao mesmo tempo, quanto maior a pena mais estável voa a flecha. Só que uma pena grande é facilmente influenciada pelo vento. Assim, em campeonatos indoor 9dentro de um salão) se usa penas grandes nas flechas alumínio e de preferência penas de ganso, porque elas dão uma excelente estabilidade á flecha. em caça também se usa penas grandes para facilitar a visibilidade da flecha. Já em competições outdoo onde se atira a 90 metros se usa penas pequenas e leves nas flechas finas para o tiro naõ ser assim tão influenciado pelo vento e a pena não pesar tanto na flecha.

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Sab Jun 07, 2014 2:26 pm

Isso é quase intuitivo amigo.

Quanto maior a pena (ou o número de penas na flecha), mais rápido ela estabilizará a flecha, em troca de uma perda maior de velocidade da mesma, devido ao maior peso e atrito com o ar. O mesmo vale para penas coladas em helicoidal e off set, comparadas com a colagem reta.
O tamanho ideal depende muito da sua tecnica, e do tipo de equipamento que usa e tiro que pratica.
Quem ainda não tem uma tecnica de tiro perfeita, ou equipamento não muito bem regulado, se beneficiará de penas maiores.
Quem já tem uma tecnica muito boa, com regulagem perfeita do equipamento, pode se dar ao luxo de usar penas mínimas.

Outro ponto importante é quem atira com broadheads. Nesse caso, uma pena maior costuma ajudar muito na estabilização da flecha (pq as broadheads funcionam como um leme na frente da flecha, levando a vôos bizarros com muito mais facilidade).

Outra coisa importante, quem atira de distâncias muito longas, as penas maiores podem atrapalhar, pq deixam a flecha mais lenta, e além disso, muito mais susceptível ao vento.

Resumindo: não tem um melhor ou pior, tudo depende das SUAS necessidades e objetivos.

Abc!
Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Ter Set 02, 2014 6:42 pm

Muito Obrigado Bruno e Mizunoueive!!

Bruno Garcia escreveu:
Isso é quase intuitivo amigo.

Quanto maior a pena (ou o número de penas na flecha), mais rápido ela estabilizará a flecha, em troca de uma perda maior de velocidade da mesma, devido ao maior peso e atrito com o ar. O mesmo vale para penas coladas em helicoidal e off set, comparadas com a colagem reta.
O tamanho ideal depende muito da sua tecnica, e do tipo de equipamento que usa e tiro que pratica.
Quem ainda não tem uma tecnica de tiro perfeita, ou equipamento não muito bem regulado, se beneficiará de penas maiores.
Quem já tem uma tecnica muito boa, com regulagem perfeita do equipamento, pode se dar ao luxo de usar penas mínimas.

Outro ponto importante é quem atira com broadheads. Nesse caso, uma pena maior costuma ajudar muito na estabilização da flecha (pq as broadheads funcionam como um leme na frente da flecha, levando a vôos bizarros com muito mais facilidade).

Outra coisa importante, quem atira de distâncias muito longas, as penas maiores podem atrapalhar, pq deixam a flecha mais lenta, e além disso, muito mais susceptível ao vento.

Resumindo: não tem um melhor ou pior, tudo depende das SUAS necessidades e objetivos.

Abc!

Gostei muito da sua explicação Bruno, me ajudou bastante a entender a função das penas na flecha.
Com meu equipamento não pretendo atirar mais que 30 metros de distância, tanto porque não tenho esse espaço, então vou usar umas penas grandes !!
Abraços
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Ter Set 02, 2014 11:26 pm

Tem um vídeo em câmera lenta de flecha sem pena, com duas penas e três penas.
A diferença é que sem pena ela sai rebolando e serpenteando igual uma cobra, mas bate no alvo.
Com duas penas ela vira de lado, endireita e acerta o alvo retinha.
Já com três penas a flecha já estabiliza logo na largada, voa reto e gira sobre o próprio eixo.

Eu participei de um campeonato entre amigos nos 30 metros outdoor com vento.
Pontuei muito bem porque era o único com pena em offset.
Você cola as penas com um ângulo de 1 grau em relação a haste.
Isso é suficiente para fazer a flecha girar sobre o próprio eixo e ter o efeito giroscópio de estabilização.

Muito importante lembrar que a pena natural (feather) tem da asa direita (RW) e da asa esquerda (LW).
E algumas palhetas (vanes) tem giro direito (RH).
Essas tem que dar o ângulo para o lado correto, senão o offset anula o efeito da pena e fica uma porcaria.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Salva essa imagem porque ela diz tudo:

Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 12:07 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Salva essa imagem porque ela diz tudo:

Opa, obrigado pela explicação amigo! Gostei bastante da imagem, ela deixa bem claro mesmo as diferenças e seus benefícios/malefícios.
Uma questão agora. Para mim, que atiro entre 10 e 30 metros, faz muita diferenças colar as penas em offset invés de retas?
Abraço!

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 12:38 am

10 metros não. Nessa distância pode usar sem pena e atirar com a mão, bodoque, zarabatana. Em 10 metros a flecha está começando a perder o efeito do paradoxo, está acabando aquela movimentação toda da haste. Aos 15 metros a flecha começa a ficar sensível a regulagem do arco e técnica do arqueiro. Nessas distâncias curtas indoor, sem vento, pode até usar pena grande produzindo uma estabilização mais rápida a custo de velocidade. Por ser pequena distância a velocidade não é tão essencial como em tiro a 50 metros ou mais.

30 metros outdoor sim. A estabilização axial é bem melhor. Só que offset reduz a velocidade da flecha. 30 metros é uma distância que um arco de 30 lbs acerta fácil, por isso perder um pouco de velocidade não faz tanta diferença assim. Eu notei que mesmo com vento forte a flecha desvia lateralmente mas não entorta, alguns colegas que estavam com vane grande e reta além do desvio lateral do vento a flecha batia torta no alvo. Eu empenei um conjunto de flecha 1916 com vanes NAP Quickspin 2" em offset de 1° com intenção de competir entre amigos nos 30 metros. Só não vou te dar uma opinião porque ainda não usei, estão recém empenadas.

Aqui tem um gráfico feito a partir de experimentos reais relacionando velocidade inicial da flecha e taxa de queda em longa distância:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

as medidas estão no sistema imperial, mas dá para perceber que a curta distância a velocidade não é tão importante, mas bem lá na frente a velocidade inicial da flecha é essencial para não cair muito e ter um voo mais linear
Ruy

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 8:31 am

Dê uma olhada nesses dois artigos.

Sds.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 2:07 pm

E eu só aumentando a minha coleção dos artigos do Ruy cheers

Muito bom, os dois artigos elimina muita dúvida.
Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 7:08 pm

Gostei muito dos artigos do Ruy! Bem interessantes.

Estou usando no meu recurvo sem rest, atiro direto do shelf, flechas com vanes. Vou ver se consigo comprar umas flechas e usar feathers.
Já que tenho pouco espaço para treino (10 metros) vou colocar feathers de 4" em straight(ou deveria por em offset?). Porém também estou com vontade de montar outras flechas para uns tiros mais distantes e então colocar umas feathers de 2" com offset.

Obrigado pelas dicas e se puderem continuem postando mais sobre o assunto.
Abrass

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 7:12 pm

Primeira coisa que vc tem que fazer é parar de atirar flechas com vanes no shelf.
Para isso ser possível, tanto as flechas quanto sua postura deveriam ser perfeitas. Qualquer inconsistência levaria às vanes resvalarem no shelf e causar problemas de voo na flecha. Dê um jeito de arranjar penas naturais o mais rápido possível, ou entao arrume um rest adequado.
Tem alguns que não custam nem 5 reais, dê uma olhada na RD e na Spin Archery.
Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 7:21 pm

Bruno Garcia escreveu:
Primeira coisa que vc tem que fazer é parar de atirar flechas com vanes no shelf.
Para isso ser possível, tanto as flechas quanto sua postura deveriam ser perfeitas. Qualquer inconsistência levaria às vanes resvalarem no shelf e causar problemas de voo na flecha. Dê um jeito de arranjar penas naturais o mais rápido possível, ou entao arrume um rest adequado.

Pois é, quando comprei o arco não tinha noção de quase nada sobre arqueria. Estou usando elas ainda pois são as únicas que tenho e não coloquei um rest porque não gosto muito de usar Neutral
Estou economizando para me livrar delas em breve! hahaha

Meio fora do tópico, mas vi umas flechas de madeira que voc fez em 2013 e babei nelas, belo trabalho!! Gosto muito da arqueria tradicional bounce bounce bounce

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qua Set 03, 2014 8:20 pm

Seetim escreveu:
Bruno Garcia escreveu:

Pois é, quando comprei o arco não tinha noção de quase nada sobre arqueria. Estou usando elas ainda pois são as únicas que tenho e não coloquei um rest porque não gosto muito de usar Neutral
Estou economizando para me livrar delas em breve! hahaha

Meio fora do tópico, mas vi umas flechas de madeira que voc fez em 2013 e babei nelas, belo trabalho!! Gosto muito da arqueria tradicional bounce bounce bounce

As suas flechas estão no spine mais ou menos certo? Se tiverem, caso vc atire de pequenas distancias, tira as vanes e atira bareshaft. Vale mais a pena que atirar vanes sobre o shelf (na minha opinião).

Outra coisa que atirar bareshaft ajuda muito é pra ver como que tá sua postura, pq eles nao perdoam erro nenhum, entao se um bareshaft ta voando diferente do outro, é pq sua postura tá errada.

Quanto as flechas, obrigado pelo elogio. Fazer flechas de madeira é uma verdadeira terapia. Hj estou atirando com carbono, mas madeira tem seu valor.
Eu criei um tópico há muuuuito tempo atras explicando como fazer, não sei se é esse que se refere, mas vale a pena dar uma olhada.
Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qui Set 04, 2014 11:55 am

Bruno Garcia escreveu:
As suas flechas estão no spine mais ou menos certo? Se tiverem, caso vc atire de pequenas distancias, tira as vanes e atira bareshaft. Vale mais a pena que atirar vanes sobre o shelf (na minha opinião).

Outra coisa que atirar bareshaft ajuda muito é pra ver como que tá sua postura, pq eles nao perdoam erro nenhum, entao se um bareshaft ta voando diferente do outro, é pq sua postura tá errada.
Estão mais ou menos! Tinha uma flecha aqui sem vanes e dei uns tiros com ela. Consegui um bom resultado até, porém a flecha sempre entrava torta no alvo, tipo assim \, também tinha um pouco de vento mas acho que não influenciou muito pela curta distância.

Bruno Garcia escreveu:
Quanto as flechas, obrigado pelo elogio. Fazer flechas de madeira é uma verdadeira terapia. Hj estou atirando com carbono, mas madeira tem seu valor.
Eu criei um tópico há muuuuito tempo atras explicando como fazer, não sei se é esse que se refere, mas vale a pena dar uma olhada.
Foi esse tópico mesmo. Achei muito legal e provavelmente tentarei fazer algumas também quando tiver tempo!
Abraço!

HevertonLima

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qui Set 04, 2014 2:55 pm

nuss cara, manualzin top esse do Ruy!

vc é professor ou algo do tipo man?
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Qui Set 04, 2014 3:44 pm

Seetim escreveu:

Estão mais ou menos! Tinha uma flecha aqui sem vanes e dei uns tiros com ela. Consegui um bom resultado até, porém a flecha sempre entrava torta no alvo, tipo assim \, também tinha um pouco de vento mas acho que não influenciou muito pela curta distância.

Isso é por causa do spine.
Já ouviu falar em bareshaft tuning? Depois dá uma pesquisada sobre isso. Vai ajudar até na hora de escolher as próximas flechas.
Se não for muito torto, ainda assim acho melhor atirar bareshaft q atirar com as vanes, principalmente pelo fato de seu spine estar errado.
Seetim

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Sex Set 26, 2014 7:11 pm

Bruno Garcia escreveu:
Isso é por causa do spine.
Já ouviu falar em bareshaft tuning? Depois dá uma pesquisada sobre isso. Vai ajudar até na hora de escolher as próximas flechas.
Se não for muito torto, ainda assim acho melhor atirar bareshaft q atirar com as vanes, principalmente pelo fato de seu spine estar errado.

Acabei de dar uma olhada sobre bare shaft tuning no yt Bruno! Achei bem interessante o método para regular a shaft.

Ele fala algo sobre, se a shaft estiver regulada as penas não vão influenciar muito e se voc perder uma pena, por acaso, não vai atrapalhar tanto os tiros.. Ai me surgiu uma dúvida, com a shaft sem as penas ela tem um peso e voa de uma forma, com as penas ela vai ter um pouco a mais de peso e isso não mudaria o voo? Ou digamos que essa mudança de peso só influenciaria o trajeto vertical da flecha?

Abrass e valeu pela dica cheers

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Sex Set 26, 2014 9:34 pm

Seetim
Todo peso que vc aumenta na traseira da flecha aumenta um pouco o spine dinâmico. É por esse motivo que no bareshaft tuning, vc procura uma flecha que apareça ligeiramente mole, de modo que quando colocar penas (e acrescentar peso) ela fique perfeita. Mas essa diferença é mto pequena.
Além disso, tem a diferença óbvia de que com penas ela é mais lenta, como vc citou.

Se sua flecha tiver o spine perfeito, e sua largada for perfeita também, não faz diferença o número de penas, pode atirar do jeito que preferir.

Eu gosto de deixar dois bareshafts na minha aljava, e de vez em quando atiro eles no meio do meu treino, pois eles falam muito mais da sua postura do que flechas empenadas. Fica a dica rsrs
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Sex Set 26, 2014 9:48 pm

Bruno Garcia escreveu:

Eu gosto de deixar dois bareshafts na minha aljava, e de vez em quando atiro eles no meio do meu treino, pois eles falam muito mais da sua postura do que flechas empenadas. Fica a dica rsrs

Excelente dica, nas próximas flechas que comprar vou comprar 3 à mais separar para deixar assim.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
fernandonlara

MensagemAssunto: Diferença entre penas?   Dom Dez 28, 2014 10:19 pm

Estive olhando o tópico e gostei bastante, haja vista que estou com um problema. Recentemente adquiri um arco composto (mathews), e notei que em curta distancia minhas flechas agrupam (10 a 20 metros), mas em distâncias maiores não estou conseguindo agrupar. Uso flechas com spin 340 com vanes de 4", poderia ser esse o motivo o qual não estou conseguindo agrupar em distâncias maiores, (tipo acima de 30 metros). Estive pensando em trocar as vanes? por 2" (blazer) o que acham? Será que iria compensar? Pelo que li, vanes maiores em curta distância e vanes menores em longa distâncias, e como achar um vane que possa equilibrar isso?, Tipo usar em curta e longa distância as mesmas flechas?
Ruy

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Seg Dez 29, 2014 10:50 am

fernandonlara escreveu:
Estive olhando o tópico e gostei bastante, haja vista que estou com um problema. Recentemente adquiri um arco composto (mathews), e notei que em curta distancia minhas flechas agrupam (10 a 20 metros), mas em distâncias maiores não estou conseguindo agrupar. Uso flechas com spin 340 com vanes de 4", poderia ser esse o motivo o qual não estou conseguindo agrupar em distâncias maiores, (tipo acima de 30 metros). Estive pensando em trocar as vanes? por 2" (blazer) o que acham? Será que iria compensar? Pelo que li, vanes maiores em curta distância e vanes menores em longa distâncias,  e como achar um vane que possa equilibrar isso?, Tipo usar em curta e longa distância as mesmas flechas?

Primeira coisa a fazer é medir os seus agrupamentos a 10, 20 e 30 metros. Os agrupamentos devem ser proporcionais às distâncias e seria um motivo de preocupação se estiverem muito fora.
Observe também os ventos laterais ou rajadas e procure atirar sempre numa condição favorável.

Vanes grandes tem a vantagem de estabilizar rapidamente as flechas mas, por outro lado, causam um arrasto elevado. Atirando com um arco composto de 60#, por exemplo, a 30 metros de distância não é o efeito para-quedas que motiva o desagrupamento. Possivelmente é um desajuste do equipamento ou do arqueiro. Faça o teste do papel para verificar se o arco está devidamente regulado (sincronismo, alinhamento do rest, posição do nock, cam lean etc) e até mesmo o FOC das suas flechas antes de sair trocando as vanes.
fernandonlara

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Seg Dez 29, 2014 8:27 pm

Ruy escreveu:
fernandonlara escreveu:
Estive olhando o tópico e gostei bastante, haja vista que estou com um problema. Recentemente adquiri um arco composto (mathews), e notei que em curta distancia minhas flechas agrupam (10 a 20 metros), mas em distâncias maiores não estou conseguindo agrupar. Uso flechas com spin 340 com vanes de 4", poderia ser esse o motivo o qual não estou conseguindo agrupar em distâncias maiores, (tipo acima de 30 metros). Estive pensando em trocar as vanes? por 2" (blazer) o que acham? Será que iria compensar? Pelo que li, vanes maiores em curta distância e vanes menores em longa distâncias,  e como achar um vane que possa equilibrar isso?, Tipo usar em curta e longa distância as mesmas flechas?

Primeira coisa a fazer é medir os seus agrupamentos a 10, 20 e 30 metros. Os agrupamentos devem ser proporcionais às distâncias e seria um motivo de preocupação se estiverem muito fora.
Observe também os ventos laterais ou rajadas e procure atirar sempre numa condição favorável.

Vanes grandes tem a vantagem de estabilizar rapidamente as flechas mas, por outro lado, causam um arrasto elevado. Atirando com um arco composto de 60#, por exemplo, a 30 metros de distância não é o efeito para-quedas que motiva o desagrupamento. Possivelmente é um desajuste do equipamento ou do arqueiro. Faça o teste do papel para verificar se o arco está devidamente regulado (sincronismo, alinhamento do rest, posição do nock, cam lean etc) e até mesmo o FOC das suas flechas antes de sair trocando as vanes.

Obrigado Ruy, pelas colocações, vou checar primeiramente o equipamento e minha técnica e depois posto como foi.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diferença entre penas   Hoje à(s) 4:25 pm

Diferença entre penas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diferença entre "Justo" e "Correto"
» [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
» Real diferença entre 1.8 16v e vts 2.0 16v
» Diferença entre modelos pcx 2011 e 2012
» Diferença entre a XT 600 e a XT600E