ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Sobre hastes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ruy

MensagemAssunto: Sobre hastes   Qua Maio 07, 2014 6:22 am

Infelizmente não temos, ainda, uma tradição forte no tiro com arco. Além disso, os materiais custam muito caros chegando a 2x a 3x do preço praticado lá fora.
Recentemente encontrei um material excelente que compara várias hastes para TARGET disponíveis no mercado,a configuração mais adequada e o custo/benefício de cada uma delas.
Os testes foram feitos utilizando uma estativa e disparados mecanicamente o que exclui a variável mais crítica que é a inconsistência do arqueiro. Tais testes foram rigorosamente registrados utilizando hastes novas cedidas diretamente pelos fabricantes ou distribuidores.
Para se ter uma idéia, o teste de cada haste, incluindo a calibragem do equipamento, demora de 7 a 10 horas, custa caríssimo e demanda dedicação, conhecimento e paciência.
Os responsáveis pelos testes são praticantes como nós, sem nenhum vínculo com nenhuma dessas marcas.

A partir de hoje, conforme for compilando o material irei postar neste tópico. Tenho um grande receio que o trabalho acabe-se perdendo e nós, sem as informações.

LINK PARA BAIXAR O MATERIAL (Ao abrir a página, utilize a opção BAIXAR, é mais rápido e fácil)

Atualização de 09/05/2014 às 20:50 (apresentação e disparador automático)
Atualização de 10/05/2014 às 14:30 (testes de precisão, hastes mais conhecidas)
Atualização de 27/05/2014 às 23:30 (custo total de propriedade)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sds.

Última edição por Ruy em Ter Maio 27, 2014 6:11 pm, editado 3 vez(es)
Fire Rider

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Qua Maio 07, 2014 6:55 am

- Grande Ruy, ficarei aguardando mais um tópico teu que irei acompanhar.
Abs.
Brutus

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Qua Maio 07, 2014 8:10 am

Ruy,você esta de parabéns.Não desmerecendo os demais arqueiros do fórum é claro.Realmente você além de ser comprometido com o tema,também é pesquisador

Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Sex Maio 09, 2014 3:51 pm

Primeira parte (o link está no tópico inicial)
Apresentação, objetivos e o disparador mecânico para recurvos.
TRC

MensagemAssunto: hastes   Sex Maio 09, 2014 6:09 pm

Parabéns pelo tópico, Ruy.
Excelente!
Muito bom o disparador mecânico, seria ideal para regular uma mira.
Infelizmente, não teria como eu me ater a tantos detalhes na escolha de hastes, vanes, nocks, inserts, que são os componentes da flecha.
Por que?
Uai!
Porque, quando ancoro, o pino da mira passeia pelo alvo todo.  
O danado não para quieto. rsrssr
O que eu precisava era um bom apoio pro braço.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Sab Maio 10, 2014 9:44 am

Inclusão de testes das hastes mais conhecidas no mercado (hastes de target).

ATENÇÃO : Segundo o autor, esses testes devem influenciar na escolha das hastes para aqueles que agrupam no 9-10 a 70m, brasão de 122 cm, com certa frrequência. Para aqueles que agrupam no 7-8-9-10, os resultados não serão tão relevantes.   Suspect 

Sds.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Sab Maio 10, 2014 10:16 am

caramba Ruy, que material excelente, muito legal compartilhar

disso eu tiro 2 conclusões

1- quando comecei raramente alguém aceitava dividir conhecimento com as pessoas, muito do que sei tive que descobrir na marra, claro que o fato de ser engenheiro de estruturas me ajudou muito e tentei ao longo do tempo dividir esse conhecimento pois acredito sinceramente que ao dividirmos informações nos esforçamos ainda mais para evoluir, e conseguirmos novos conhecimentos, portanto isso é fato no eu dia a dia, seja no arco e flecha ou seja na minha vida profissional, fora o fato de que ao fazermos isso sempre conseguimos conquistar um amigo aqui e outro lá

2- sempre acreditei que os arcos da Win Win vibravam menos, para quem já atiram com ele (eu tenho um Hoyt) sente na mão, mas foi surpresa (não desmerecendo os demais fabricantes) o agrupamento da Easton ter perdido para a Nano Pro da Carbon Express, claro que ainda restaria saber como está o ajuste dinâmico de todas essas flechas, pode ser que não estejam 100% reguladas, não estou aqui criticando nada ou ninguém, apenas adicionando aos comentários que pequenos ajustes no spine dinâmico fazem uma diferença brutal, já tive essa experiência (pena não ter fotografado, preciso adiquirir esse hábito) mas já relatei aqui e volto a comentar, certa vez fiquei mais de 4 horas atirando 3 flechas num lavo de 30 metros mas posicionado a 18 metros, no final do treino havim 3 regiões bem destacadas onde as felchas haviam batido (nessas regiões o pael do alvo havia desaparecido e restava apenas um burado no papel onde aparecia o EVA do alvo), as felchas estavam todas desrreguladas, eram flechas de mesmo peso, mesmo comprimento, tudo exatamente iguais, mas o spine dinâmico estava totalmente fora do ponto de ótimo, claro que não sou uma máquina, cada agrupamento de flecha (foi um para cada flecha) tinha entre 10 e 15 centímetros de diâmetro, mas eram 3 circulos totalmente longe um do outro, nem se interceptavam, a partir dessa data passeia a acreditar que sem ajuste dinâmico das flechas não existe arqueiro bom, por isso vou manter essa interrogação sobre o resultado, não que ele não seja excelente, é sim, deixa claro que algumas flechas são mehores que outras (é claro que isso todos já sabíamos), mas realmente para mim alguns resultados foram surpresa

enfins, mais uma vez, parabéns Ruy, por encontrar essa preciosidade de teste e por ter compartilhado o mesmo com a gente, show de bola  lol! 
Brutus

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Sab Maio 10, 2014 12:21 pm

Desculpe desviar um pouco o tema, o que você acha Ruy do uso de flechas com haste de madeira?

Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Sab Maio 10, 2014 4:29 pm

Mamute,
Segundo os autores dos testes, todas as flechas foram aferidas utilizando o OT2, o que acredito pois é um software muito difundido por aqui. Eles não entram muito em detalhes mas passam quase 7 horas para fazer os testes de uma só haste e dependendo dos problemas que enfrentam chegam a 10 horas e a maioria do tempo é para regular o arco/disparador.
Não ponho a mão no fogo mas acredito que devem ter bastante rigor nos testes inclusive porque algumas lojas e distribuidores enviam as hastes novas.
Outra informação é que, para uma única flecha, conseguem fazer agrupamentos de 3" a 70 metros de distância com o equipamento devidamente regulado.

Eu utilizo o Carbon Express Medaillon XR e o Easton Carbon One num recurvo e dentre essas duas hastes não notei diferença nenhuma em termos de agrupamento. Então estou entre aqueles que não agrupam no 9-10 a 70 metros  Very Happy , o que é uma verdade e nem entre 7-8-9-10. Fico na zona azul para dentro.

Tenho também o Easton ACG que uso no composto e considero uma haste muito boa. Nos resultados já foi o contrário mas mesmo assim para a minha condição, servem.

Um outro fator que chama a atenção é a escolha das 6 flechas que agrupam dentre uma dúzia. Nas top, todas as flechas atingiram o 10. Como o dinheiro é curto, não dá para ter o luxo de comprar uma dúzia e descartar 6 de hastes que custam mais de R$ 120,00 cada. No Brasil devem sair por pelo menos R$ 250,00 cada.

Quanto à difusão do conhecimento, existem dois lados. Já trabalhei com militares e sei o quanto um segredo deve ser bem guardado. Do outro lado, existem conhecimentos de domínio público. O problema das pessoas que se ACHAM serem portadoras do pulo do gato é que se trancam no seu mundinho mesquinho e da mesma forma que não difundem, não absorvem. E na grande maioria, as pessoas que conheci e que agem dessa forma, são inseguras e medíocres profissionalmente justamente por terem esse tipo de comportamento.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

Brutus, quanto às hastes de madeira desconheço. Pela própria natureza da matéria-prima não devem ser muito homogêneas. Mas tem um arqueiro do clube que comprou uma dúzia de flechas de madeira tão caras quanto as boas de carbono. E surpreendentemente agrupam muito bem. Com um arco tradicional, instintivo, 18 metros, sem mira e no brasão de 80 cm agrupava todas no 9 e 10.

Sds.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Ter Maio 27, 2014 6:16 pm

Nova e penúltima atualização.

Interessante conceito desenvolvido para analisar o custo-benefício de uma flecha baseada no preço, na precisão, tolerância e vida útil.

Sds.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sobre hastes   Hoje à(s) 6:04 pm

Sobre hastes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvidas Mitos e Verdades Sobre os Carros!
» Reportagem sobre o i30 no programa Autoesporte da Globo.
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil
» Entenda sobre o óleo do seu carro!!!
» Reportagem sobre Roubos de moto na RECORD

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: