ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Problema com puxada muito grande.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
André Azevedo

MensagemAssunto: Problema com puxada muito grande.    Ter Abr 29, 2014 10:47 pm

Boa Noite, amigos.
Estou no aguardo do arco que encomendei com o Megaseba, mas tenho um medo: as lâminas se quebrarem.
Acontece que minha puxada é de quase 33", e creio que este seja o limite, ou talvez até mais que o limite que um arco de 70" suporta.

O que vocês sugerem para esse problema? É realmente um problema?
Existe um modo de eu saber se as lambs estão sendo forçadas de mais ou só quando elas se partirem eu saberei?
Talvez ancorar um pouco mais à frente...
O que vocês, com toda experiência, sugerem?

Grande abraço.
EVC

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Ter Abr 29, 2014 10:53 pm

Lâminas de topo com certeza suportam esse comprimento de puxada. Com um riser de 27" você teria um arco de 72" que, para esse comprimento de puxada é bem interessante.
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Ter Abr 29, 2014 11:33 pm

Como você mediu essa puxada? Com um arco, ou usando aquelas contas?
Aquele cálculo é só uma estimativa, na prática mesmo a coisa costuma mudar, e muito.

Minha puxada real tbm é longa, em torno de 31''. Atiro com um arco de 62''.

Fica tranquilo que aguentar, o arco aguenta. Ao contrário do que os mitos dizem, é muito raro as lâminas de um arco de qualidade, reforçado com fibra de vidro quebrar, mesmo em puxadas longas.

O problema que você vai ter são dois:
1) talvez chegar no ponto de stack do arco (um ponto em que o peso da puxada cresce exponencialmente, como se atingisse uma parede, e vc nao conseguiria puxar mais).
2) finger pinch.

Acredito que com um arco com mais de 66'', você não terá problemas. Obviamente, quanto mais longo, melhor. Te sugeriria, pra questão de maior conforto, entre 70'' e 74'' (quanto maior, mais conforto). Isso em arcos olímpicos.

Só fica atento para as flechas. Como vai precisar de flechas longas, elas tendem a ficar moles, entao vai precisar de um spine consideravelmente maior.
EVC

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Qua Abr 30, 2014 6:29 am

Bruno Garcia escreveu:
Fica tranquilo que aguentar, o arco aguenta. Ao contrário do que os mitos dizem, é muito raro as lâminas de um arco de qualidade, reforçado com fibra de vidro quebrar, mesmo em puxadas longas.

É recomendável consultar o fabricante ou o revendedor. Para alguns arcos há uma indicação clara de comprimento máximo de puxada. Não significa que o arco não vá aguentar puxadas maiores mas sua vida útil pode ser reduzida por fadiga de material e a garantia pode não ser coberta.

Ao André, não comprometa a postura para reduzir a puxada, isso só vai prejudicar você a longo prazo.

Abs.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Qua Abr 30, 2014 10:00 am

EVC escreveu:
Bruno Garcia escreveu:

É recomendável consultar o fabricante ou o revendedor. Para alguns arcos há uma indicação clara de comprimento máximo de puxada. Não significa que o arco não vá aguentar puxadas maiores mas sua vida útil pode ser reduzida por fadiga de material e a garantia pode não ser coberta.

Ao André, não comprometa a postura para reduzir a puxada, isso só vai prejudicar você a longo prazo.

Abs.

Exato!

No caso dele a lamina do optimo esta extamente no limite recomendado. Com certeza que se futuramente vai atirar com olimpico o ideal seria um arco com punho de 26 ou 27 o problema e que os punhos feitos nessas medidas especiais são justamente os top de linha ou seja os mais caros!

Abs

http://www.spinarchery.com.br
megaseba

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Qua Abr 30, 2014 10:02 am

Bruno Garcia escreveu:
Como você mediu essa puxada? Com um arco, ou usando aquelas contas?
Aquele cálculo é só uma estimativa, na prática mesmo a coisa costuma mudar, e muito.

Minha puxada real tbm é longa, em torno de 31''. Atiro com um arco de 62''.

Ai bruno! o problema em si e que cada arco tem um limite maximo de puxada. No caso do optimo de 70" o limite esta nas 33 de puxada.
Existem arcos menores que suportam puxadas maiores mais eles são feitos justamente para isso. Sem ir mais longe o Bulk Trail que tem 60" o maximo recomendado e de 33"

Agora se pegar um optimo de 62" e puxar 33" acho que ele aguenta uma ou duas semanas ate morrer.

Abs

http://www.spinarchery.com.br
André Azevedo

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Qua Abr 30, 2014 11:40 am

Entendo... Vocês me tranquilizaram bastante. Já pensava em desistir, por que ficar quebrando lâmina toda hora é complicado. Pretendo sim comprar um arco olímpico top quando terminar o aprendizado inicial.

Bruno, eu medi pelas fórmulas. Aquela de dividir a envergadura por 2,5 e depois converter em polegadas.
Minha envergadura é 206 centímetros, representa uma puxada de 32,4".
Fiquei mais preocupado ainda quando pesquisei e vi que a grande maioria das puxadas, medidas nos arcos, aumentava em relação às medidas com fórmula. Se a minha aumentar é provável que caia exatamente no limita das laminas do Optimo.

Desculpe a ignorância, mas o que seria o "finger pinch" que você citou?

O Megaseba tentou me tranquilizar várias vezes, mas fiquei foi mais preocupado quando ele disse que existem registros de arqueiros com puxadas de quase 33" que quebraram muitas laminas de altíssima qualidade. Por isso criei esse tópico.

EVC, meus planos são realmente comprar um riser de 27". Porém, quando eu for digno disso. haha

Grande abraço.
Grato pela ajuda.

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Qua Abr 30, 2014 11:53 am

EVC escreveu:
Bruno Garcia escreveu:

Abs.

Claro que é recomendável. Mas a maioria dos arcos que recomendam um limite máximo, na verdade, estão se referindo ao ponto de maior stack, e com uma grande margem de segurança, para o próprio fabricante se precaver. Dificilmente uma pessoa conseguiria ir além desse ponto.
O arco quebrar mesmo, é raro.
Falo por experiência própria, por ter uma puxada relativamente longa (não tanto quanto a do amigo), pesquisei muito essa questão quando procurava meu arco. Relatos de arcos quebrando são exceção, na maioria das vezes que aconteceram, estavam associados a outras falhas na construção do arco, que quebrariam de qualquer forma com puxada longa ou não.
Só para deixar claro, não estou falando que ele não perderia a garantia, ou que a vida útil do arco não ficaria ligeiramente menor, ou que ele nao se sentiria desconfortável ao atirar. Estou falando simplesmente que o arco quebrar, não é comum.
Abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problema com puxada muito grande.    Hoje à(s) 7:58 am

Problema com puxada muito grande.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Problema Marcha Lenta muito baixa (resolvido)
» Vamos reduzir as citações!
» Alguem pode dar dicas de como fazer ladeira?
» Reservatorio do radiador W202 borbulhando
» Gladius ??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: