ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
hemanowar



Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/03/2011

MensagemAssunto: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sab Mar 26, 2011 2:28 pm

pessoal...
comecei hj a confecção do meu primeiro longbow...
será de ipe com lamina de bambu..ja fiz o corte do ipe..e breve estarei postando fotos...me surpreendi pela facilidade no corte da madeira..uma madeira bem maleavel e boa de cortar tornando facil a confecção do arco. estou sem maquina e hj estarei tirando as fotos. Gostaria de algumas dicas:
1- sera q no lugar desses grampos sargento (achei mt caros ) eu poderia revestir o arco com borracha pressionando bem quando for fazer a colagem?

valeu galera
Voltar ao Topo Ir em baixo
CALIL
General
General


Mensagens : 5096
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 35
Localização : SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sab Mar 26, 2011 2:36 pm

Olá!

Primeiramente cuidado com o pó do ipê, dizem ser bastante toxico para quem o respira.

E eu usaria sargentos mesmo, não existe pressão suficiente que voce possa fazer que poderia substituí-los.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcobrasil.com
JPauloBap



Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 33
Localização : Itápolis / SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sab Mar 26, 2011 4:30 pm

Citação :
me surpreendi pela facilidade no corte da madeira..uma madeira bem maleavel e boa de cortar tornando facil a confecção do arco... sera q no lugar desses grampos sargento (achei mt caros ) eu poderia revestir o arco com borracha pressionando bem quando for fazer a colagem?

hemanowar, me surpreendi em ler vc comentar que o ipê é fácil de cortar e bem maleável! ... que espécie de ipê está usando? Certamente não é Ipê Rosa ou Ipê Amarelo.

Já trabalhei com esses dois tipos de ipês e posso assegurar que são bem ao contrário do que vc escreveu, certifique-se de que não comprou gato por lebre.

Como disse o Calil, o pó do ipê quando inalado por tempo prolongado resseca por demais a garganta e vias respiratórias, bem mais do que outros tipos de madeira. Procure usar máscara.

Quanto a substituição dos sargentos, acho dificil vc conseguir uma pressão suficiente para uma colagem segura. Procure por conjuntos de grampos/sargentos pequenos (4") que costumam ter preços medianos. Em último caso, faça a colagem com a ajuda de amigo onde um pressiona o máximo possível e o outro vai amarrando bem firme com arame reforçado (lembre-se de usar calços para não marcar o ipê e o bambu se amarrar com arame).

Abc.

_________________
JPAULOBAP |) >--> O
Voltar ao Topo Ir em baixo
hemanowar



Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/03/2011

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sab Mar 26, 2011 4:49 pm

cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!
Voltar ao Topo Ir em baixo
wpurgatto



Mensagens : 1225
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Seg Mar 28, 2011 10:26 am

hemanowar escreveu:
cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!

Na serra circular deve ser facil mesmo kkkkkkkk
Bricadeira.


Cadê as fotos...

_________________
Werlei Purgatto

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Voltar ao Topo Ir em baixo
CALIL
General
General


Mensagens : 5096
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 35
Localização : SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Seg Mar 28, 2011 10:25 pm

na serra circular a única madeira que chega a sair fumaça (literalmente) é o angico preto, aquilo parece aço meu Deus do céu!

Ipê em serra circular é igual manteiga!

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcobrasil.com
jpedromancia



Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 20
Localização : São Jose dos Campos - SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Qui Mar 31, 2011 4:46 pm

hemanowar escreveu:
cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!


Cara eu sou novo no ramo e queria saber qual cola vc usa pra colar o bambu com o ipê Suspect ,porque tambem quero comessar a fazer o meu , porem com 2 tiras de bambu coladas Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
wpurgatto



Mensagens : 1225
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Qui Mar 31, 2011 5:16 pm

te recomendo algumas leituras e tutoriais, click nas linhas a baixo:
1-cola ou resina
2-arco de bambu
3-longbow e recurvo de bambu

_________________
Werlei Purgatto

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Voltar ao Topo Ir em baixo
TAW



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2011

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sex Abr 01, 2011 9:54 am

Qual madeira você p´laneja usar de backing? Qual o tamanho do arco? Pergunto isso porque é muito comum acontecer um esmagamento das fibras na parte interna do arco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
jpedromancia



Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 20
Localização : São Jose dos Campos - SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sex Abr 01, 2011 9:18 pm

TAW escreveu:
Qual madeira você p´laneja usar de backing? Qual o tamanho do arco? Pergunto isso porque é muito comum acontecer um esmagamento das fibras na parte interna do arco.

Eu tava pensando em usa bambu e ipê roxo q eu achei no fundo da garagem kkkk
+ eu tava pensado nele pq ele tava novinho
Voltar ao Topo Ir em baixo
jpedromancia



Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 20
Localização : São Jose dos Campos - SP

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sex Abr 01, 2011 9:21 pm

wpurgatto escreveu:
te recomendo algumas leituras e tutoriais, click nas linhas a baixo:
1-cola ou resina
2-arco de bambu
3-longbow e recurvo de bambu


Vlw msm pela dica , isso vai m da maior forsa
Qando eu termina eu coloco o link do video pra vcs verem
Voltar ao Topo Ir em baixo
wpurgatto



Mensagens : 1225
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 41
Localização : Juiz de Fora - MG

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sab Abr 02, 2011 11:22 am

jpedromancia escreveu:
Eu tava pensando em usa bambu e ipê roxo q eu achei no fundo da garagem kkkk
+ eu tava pensado nele pq ele tava novinho

Espero que este Ipê do fundo da sua garagem já esteja seco, se não vai ter que esperar alguns anos para a madeira estar completamente seca.



Arrow Arrow Arrow Outra dica que nunca falei é que o bambu deve ser colhido ou cortado no inverno, de preferencia na lua minguante, isso tem explicação, é que no inverno a seiva de todas as plantas decem para as raízes, e a lua é pq a lua cheia atrai a água para ela (veja as mares), resumindo quanto menos seiva e água se encontrarem no miolo do bambu mais ele irá durar e resistir contr cupins e brocas.

_________________
Werlei Purgatto

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Voltar ao Topo Ir em baixo
jpedromancia



Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 20
Localização : São Jose dos Campos - SP

MensagemAssunto: meu 1° arco de ipê    Sex Jun 10, 2011 11:53 am

Blz , então meu 1° arco de ipê não deu mt certo pq o ipÊ acabou quebrando na hora errada
Sad
entao tentei com 2 tiras de bambu que deu mt + certo logo posto fotos.....
Voltar ao Topo Ir em baixo
SanchoVJR



Mensagens : 2767
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Teresina - PI

MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Sex Jun 10, 2011 12:25 pm

jpedromancia escreveu:
Blz , então meu 1° arco de ipê não deu mt certo pq o ipÊ acabou quebrando na hora errada
Sad
entao tentei com 2 tiras de bambu que deu mt + certo logo posto fotos.....

Assumindo assim que exista uma hora certa pra uma lâmina quebrar oksosk

_________________
The General - Bowtech, Explorer - OMP, Arco Longo Indígena, Oneida Eagle Strike Force, Carabina AR1000 - SAG, Pistola Zoraki 5.5mm, CBC GII Standard.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.sobrevivencialismo.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Hoje à(s) 5:57 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Começando de baixo
» DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A PILOTAR
» Xsara Picasso fumaçando.
» [FAÇA VOCÊ MESMO] Documentação e primeiro emplacamento
» Começando no SOL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: