ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Laminando Fibra de Vidro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Duque

MensagemAssunto: Laminando Fibra de Vidro   Seg Abr 14, 2014 12:37 pm

Boa tarde

Esta é minha primeira aparição, apesar de já estar bisbilhotando o fórum ha algum tempo.
Em primeiro lugar deixem que me apresente:
Meu nome é Pedro Paulo Duque, tenho 60 anos e trabalho com planejamento de obras.
Foi um grande prazer descobrir este fórum, rico de informações, onde o conhecimento é repartido sem a mesquinhes que normalmente norteiam as ações das pessoas em geral. Creio que esta é a chave do compartilhamento: objetivos comuns.
Creio que fiz meu primeiro arco aos 10 anos. Era de bambu (destes de vara de pesca) as flechas eram empenadas com folhas de uma arvore que havia perto de casa. Foram tempos divertidos. Depois isto foi esquecido, ou melhor guardado para uma outra época que ao que parece é agora.
Sei que muito mais em conta comprar um arco, mas tenho uma coisa comigo que me impele sempre a tentar fazer, foi assim com minha lixadeira e com minha esquadrejadeira. Gastei mais fazendo do que se tivesse comprado. Mas creio que me delonguei.
Bom estou estudando para fazer um arco laminado. Estou tendo dificuldades em conseguir a lamina de vidro para o revestimento externo. Comprei vibra e resina desta comuns que se vende em casas de piscina. Laminei 2 tecidos 2 mantas e dois tecidos. Quando se dobra estala e ha pequenas trincas na superfície. Laminei novamente e coloquei na prensa. Melhorou mas continua a ocorrer o descrito. Comprei resina epóxi rígida e flexível. Laminei meio a meio ficou com aparência ótima mas mole. Laminei outro só com rígida vou tirar da prensa hoje.
Alguém pode me dar uma dica. É normal as pequenas trincas?

Antecipadamente grato
Abraços

Duque
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Seg Abr 14, 2014 12:54 pm

Olá Pedro(meu chará Smile)
Olha, não é normal trincar. Pode até ser perigoso se quebrar de vez, podem voar estilhaços por vários lados e acabar machucando quem estiver á volta, então muito cuidado.
Acredito que você já tenha visto, mas caso não, dê uma olhadinha nesse tópico que contém um vídeo muito bom, passo a passo da confecção de lâminas de FV, pode ser que este tire suas dúvidas.
Veja aí:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
abçs.
DilOliveira

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Seg Abr 14, 2014 5:22 pm

Meu caro! Por experiência própria, não sou profissional na área nem nada, mas pelo poucos trabalhos que realizei, notei que existe uma estreita relação na proporção resina catalisador. colocar muito ao meu ver deixa a lamina mais quebradiça e não use catalizador com acelerador, usei e lâmina ficou quebradiça percebi e troquei o material, é melhor ter paciência e deixar secar numa boa. E não compre a resina mais barata.
Abraço.
albertferraz

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Qua Abr 16, 2014 4:53 pm

Duque, boa tarde!
Sou novo no Fórum e no esporte, mas, tenho um pouco de experiência com laminados.
1º - Resina alguma garante estruturação.
2º - Esqueça manta neste tipo de aplicação.
A manta, como já deve ter observado, são fios de fibra de vidro picotado.
O ideal seria usar o roving, com resina epóxi. A resina serve para unir os fios da fibra, conferindo maior rigidez mecânica ao composto, ela não agrega maior ou menor resistência. ao produto final.

Albert.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Dom Abr 20, 2014 4:23 pm

albertferraz escreveu:
A resina serve para unir os fios da fibra, conferindo maior rigidez mecânica ao composto, ela não agrega maior ou menor resistência. ao produto final.

Nessa eu me perdi... como a resina vai dar maior rigidez mecânica sem agregar resistência?? Não é similar isso?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Dom Abr 20, 2014 7:11 pm

elisonj escreveu:
albertferraz escreveu:
A resina serve para unir os fios da fibra, conferindo maior rigidez mecânica ao composto, ela não agrega maior ou menor resistência. ao produto final.

Nessa eu me perdi...   como a resina vai dar maior rigidez mecânica sem agregar resistência??  Não é similar isso?

Compare uma placa de vidro com uma placa de fibra de carbono. O vidro é mais rígido, mas quebra mais fácil, tem menos resistência.

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Dom Abr 20, 2014 10:48 pm

Aahh. ..esquece... hehe... tinha entendido o "resistencia" no sentido de agregar força ao arco. Wink

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
TRC

MensagemAssunto: oi   Dom Abr 20, 2014 10:53 pm

A realeza já está chegando, agora temos o nosso Duque.
Seja bem vindo!
Duque

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Seg Abr 21, 2014 7:44 am

TRC escreveu:
A realeza já está chegando, agora temos o nosso Duque.
Seja bem vindo!

Obrigado pelas boas vindas TRC.
Já não nascem "sangue azul" como antigamente. Hoje tenho que correr atras. Nada de serviçais ou deferências.
Quanto a fibra, entendi bem o que foi dito aqui. Mas tenho visto alguns videos em que a laminação foi feita conforme estou tentando. Vi fotos de uma manta que é "não tramada" parece que os fios são longos em um único sentido. Sera que esta dá certo? Confesso que laminar com roving me parece muito complicado. Apesar de acreditar no "faça voce mesmo" creio que vou acabar comprando um lamina na RD. Vou experimentar uma ultima laminação.

Abraços

Duque
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Laminando Fibra de Vidro   Hoje à(s) 10:14 am

Laminando Fibra de Vidro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Reformar com Fibra de Vidro: É fácil?
» Como fazer moldes para fibra de vidro:
» CARROCERIA EM FIBRA DE VIDRO
» Criar carroceria - fibra de vidro - etc
» Massa para Fibra de Vidro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: