ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Umidade e manuteção de arcos compostos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Gustavo Veloso

MensagemAssunto: Umidade e manuteção de arcos compostos    Sab Abr 12, 2014 3:07 pm

Então

Estou morando em viçosa minas e aqui e muito muito, mais ainda na minha casa que não bate muito sol. Dessa forma queria saber se devido ao maior umidade seria necessário alguma manutenção diferente ou coisas assim. Lembrando tenho um Pse supra max.

Desde já obrigado ao pessoal do fórum.

NETTO

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Dom Abr 13, 2014 10:42 am

Gustavo vou te falar o que eu faço para evitar problemas com a umidade, no meu arco costumo passar um paninho umedecido em oleo na cabeça dos parafusos para evitar a ferrugem, uso oleo de motor para moto prefiro esse, e para guardar o arco dentro da bolsa dele tenho varios saquinhos de silica, desses que vem em aparelhos eletronicos ele serve para reter a umidade, mas conforme a ocorrencia da umidade é necessario colocar esses saquinhos para tomar sol. Essa é uma sugestão do que tenho usado no arco e na corda só uso a cera mesmo que serve para lubrificar e impermeabilizar a corda.

TRC

MensagemAssunto: umidade   Dom Abr 13, 2014 11:01 am

Bom para tirar umidade, talvez, um secador de cabelos.
Acredito que não seria conveniente usar nos cabos e corda.
Além da sílica, o carvão também absorve umidade.
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Dom Abr 13, 2014 11:56 am

Eu sempre limpo as partes metálicas do meu arco com WD-40, com algodão mas com bem pouco produto, só para manter a umidade afastada.
Eu vi que falaram de secador de cabelo, e sempre que eu vou passar cera nas cordas eu uso, passo bastante cera e depois aqueço com secador, só o suficiente pra derreter a cera, aí espalho com os dedos, assim a cera penetra na corda; Faço isso desde que comprei o arco e até hoje a corda tá boa, mesmo depois de quase 2 anos atirando ainda não troquei as cordas dele, e quase não há sinais de desgaste.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
TRC

MensagemAssunto: wd   Dom Abr 13, 2014 12:19 pm

Cuidado com o WD40.
Ele é um pouco corrosivo, pode danificar a pintura.
É apropriado para as roldanas, no caso de poeira e maresia.
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Dom Abr 13, 2014 8:56 pm

Isso mesmo, eu uso só nas Cams e nos parafusos aparentes, como os das Limb Pockets e os que prendem os acessórios.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Seg Abr 14, 2014 5:06 am

Alexandre_Ramos escreveu:
Eu sempre limpo as partes metálicas do meu arco com WD-40, com algodão mas com bem pouco produto, só para manter a umidade afastada.
Eu vi que falaram de secador de cabelo, e sempre que eu vou passar cera nas cordas eu uso, passo bastante cera e depois aqueço com secador, só o suficiente pra derreter a cera, aí espalho com os dedos, assim a cera penetra na corda; Faço isso desde que comprei o arco e até hoje a corda tá boa, mesmo depois de quase 2 anos atirando ainda não troquei as cordas dele, e quase não há sinais de desgaste.

Fazendo isso a corda dura para sempre. Tanto que na epoca que eu atirava eu fazia o mesmo e nunca precisei trocar corda.  (faz algum tempo que não atiro, voltarei em agosto).

Quanto ao WD-40 ele é ótimo mas não dura. Eu uso óleo singer mesmo. WD 40 parece que evapora depois de alguns dias. E nunca tive sucesso em manter os canos das espingardas de chumbinho livres de ferrugem com wd-40. Sempre usei o singer mesmo.

Um produto que recomendo é essa caneta de óleo (voce pode usar o óleo que quiser nela depois que acabar este óleo que já vem pois o compartimento abre e fecha mas o interessante é a facilidade de aplicação dela):

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ela é excelente para lubrificar armas também. Nesse link o pessoal usa para lubrificar mancais de ferromodelismo mas também para rolamentos de helimodelos, chega bem facil nos rolamentos dos helicópteros (o que é discutivel se devem ou não serem lubrificados, mas este é outro assunto kkkkk).

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
NETTO

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Seg Abr 14, 2014 9:15 am

Eu só utilizo o WD40 quando a peça esta bem engripada ou molhada porque ele expele a agua, e para conservação de peças metalicas, como eu citei eu prefiro o oleo novo de motor de moto porque não obtive bons resultados com o oleo singer ( o contato da minha mão é muito corrosivo rs) então utilizando esse oleo de motor consigo uma melhor proteção contra o contato das minhas mãos, mas para lubrificar peças de pequeno porte isso é inquestionavel para mim o oleo singer  é o melhor , tenho alguns itens de ferreomodelismo e utilizo de dois artificios caseiro para chegar as peças de dificil acesso:
1-um tubinho desses de remedios em gotas com uma agulha dessas flexiveis utilizadas em hospitais para soro
2- um alfinete espetado no bico desse mesmo frasco de remedio a gota escore por ele chegando ao local desejado
mas para aplicação de precisão mesmo o melhor é dessas agulhas de seringa mais grossas, retirando a ponta perfurante dela, para evitar acidentes
Calil essa loja que voce colocou o link é proxima a minha casa 6km o proprietario sr Eduardo ja esta nesse ramo de modelismo ha mais de 30 anos rs

Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Seg Abr 14, 2014 9:44 am

Para mim o WD40 serve bem, pois só atiro em gramados, então sempre limpo o arco uma vez por semana.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
NETTO

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Seg Abr 14, 2014 10:00 am

Alexandre_Ramos escreveu:
Para mim o WD40 serve bem, pois só atiro em gramados, então sempre limpo o arco uma vez por semana.
Pra mim não resolve porque eu tenho problema com acido urico (acho que é assim que escreve rs) e em peças metalicas que tenho contato com a mão é a mesma coisa que nada, exemplo: em armas apos o uso eu esfrego bem as partes onde peguei e passo esse oleo de motor limpando o exesso, se eu passar o Wd40 no maximo em 2 dias ja começa apresentar pontos de oxidação, tem tratamento esse problema mas a preguiça de ir atras é fogo

coletto

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Seg Abr 14, 2014 10:16 am

NETTO, diminui um pouco a carne, EVITE TOTALMENTE comer carne de animais que tenha PENA, pois isso aumenta e muito o acido úrico, e vai fazer uam consulta que o medico te passa o que for pra diminui mais isso!

mas a priori faça isso que te falei
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Umidade e manuteção de arcos compostos    Hoje à(s) 6:27 pm

Umidade e manuteção de arcos compostos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 205 o piorio dos arcos
» Como tirar umidade do farol
» Umidade na Tampa do Distribuidor
» Acúmulo de umidade no distribuidor da 129
» Aliança perdida em Arcos de Valdevez

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-