ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco barulhento - solução.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
EVC

MensagemAssunto: Arco barulhento - solução.   Sex Abr 11, 2014 10:23 pm

Acho que já comentei aqui mas vai um resumo: ano passado comprei umas lâminas WinWin INNO EX Power e elas produziram um arco super barulhento. Tentei de tudo sem sucesso até que percebi que as ranhuras dos recurvos não estavam alinhadas. "Ahá, só pode ser isso". Lâminas trocadas, ruído um pouco melhor mas longe do que seria aceitável para mim. Cheguei a comprar um riser SF Forged+ para essas lâminas e ainda assim o arco continuou meio barulhento. Alguns meses depois... Um amigo põe um riser INNO Max à venda eu eu resolvo testá-lo esta semana com aquelas lâminas. Resultado: barulho.

Notei ontem que colocando um extensor de v-bar (eu deixei de usá-lo há algum tempo) o arco ficou muito menos barulhento (quase perfeito).  Notei também que a lâmina inferior tinha umas marcas de impacto da corda que a superior não tinha. Aí a ficha caiu, as lâminas não estão bem sincronizadas. Eu não queria mexer no tiller então pensei a respeito e concluí que colocar pesos de modo a alterar o equilíbrio dinâmico poderia resolver o problema. Após muita experimentação, resultou nisto:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Como podem ver, aumentei a massa na parte inferior do arco (um damper com peso na bucha inferior e um extensor com damper e peso na bucha traseira - aquele que sai a um ângulo de 45° do riser - não é estabilizador lateral, este está oculto pelo gêmeo dele marcado com fita laranja). Essa configuração está bem longe do convencional e provavelmente vai gerar algumas críticas. Mas se funciona para mim, dane-se. Vou testar essa configuração com o GMX na próxima semana (dedos cruzados).

Resumo da ópera: se tiver um problema no arco, pense fora da caixa. Tente coisas mesmo que estejam fora da sabedoria convencional.
Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Sab Abr 12, 2014 5:29 am

Mais uma grande informação.
Eu seria incapaz de resolver um problema desses, talvez estaria até hoje mexendo no tiller e no band. Ou trocando as cordas (brin, material).

Sds.

Henrique Junqueira Campos

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Sab Abr 12, 2014 4:33 pm

Dê algumas voltas na corda ok
Henrique
EVC

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Sab Abr 12, 2014 6:48 pm

Henrique, o brace está dentro da faixa recomendada pela WinWin para essa lâmina (21,5 a 23,5cm): 22,5cm. Na verdade estava, porque eu devolvi o riser.

Abs.
EVC

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Seg Abr 14, 2014 10:38 pm

Com o GMX consegui um bom resultado também colocando mais peso na bucha traseira inferior. Não ficou tão silencioso quanto o INNO Max mas ficou bom. Interessante que acrescentei os pesos aos poucos e um peso fez uma diferença significativa. Infelizmente vou ter de revisar no próximo treino porque a anta aqui esqueceu de levar a mira.

Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Ter Abr 15, 2014 4:42 am

EVC escreveu:

Eu não queria mexer no tiller então pensei a respeito e concluí que colocar pesos de modo a alterar o equilíbrio dinâmico poderia resolver o problema.

EVC,
Esses deslocamentos teriam algo a ver com o modo de vibrar? (modo subentende-se 1º modo, 2º modo etc)
Por qual razão você não mexe no tiller? Não seria mais "fácil"?

Sds.
EVC

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Ter Abr 15, 2014 6:31 am

Ruy, as lâminas têm tiller positivo (~4mm). Então para ter um tiller negativo eu teria de desbalancear muito os parafusos de ajuste e isso me incomoda. Eu tentei o tiller negativo mas não notei muita diferença. De fato, nunca consegui notar diferença significativa em ruído e desempenho do arco (não sou tão bom assim) mexendo no tiller (com outras lâminas) então eu normalmente deixo o tiller neutro para lâminas WinWin.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Qui Maio 29, 2014 4:56 pm

Deixe-me pegar um gancho aqui.
Uma coisa que estava me incomodando é que ao puxar o arco havia uma tendência de abaixar e sempre acabava entrando no alvo por baixo.
Há algum tempo estava vendo o chat do Sebastien Peineau e ele entra no alvo por cima. Achei mais razoável porque o esforço para subir é pior que segurar para abaixar, pelo menos dentro do meu entendimento.
Mas o arco dele é composto e o meu recurvo.
Tentei mudar o ajuste do tiller mas não consegui notar grandes vantagens. Hoje tenho tiller positivo de 6 mm.

Esses dias comprei uns pesos intermediários para estabilizador e resolvi colocar mais dois de 25 gramas no central para melhorar o basculamento, se é que era necessário... Para a minha surpresa o arco perdeu a tendência de abaixar, e agora entro no alvo por cima.
Nem preciso dizer que facilitou muito o trabalho.

O que estranhei é que o fato de acrescentar mais peso na ponta do estabilizador e aumentando consequentemente a alavanca para baixo e deslocando o centro de gravidade para longe do punho não piorou a tal tendência.
Uma explicação poderia ser os dois estabilizadores laterais, um pouco pesados e usando um v-bar de 35 graus acabou jogando o centro de gravidade para trás do grip ???

Perguntei para o pessoal do clube mas ninguém teve tal experiência. Alguém ???

Sds.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco barulhento - solução.   Hoje à(s) 3:21 pm

Arco barulhento - solução.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Painel descascando nas R170 - Soluções, alternativas
» Limpador barulhento...
» Protetor de Portas - solução para garagens apertadas
» Motor barulhento?