ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

espessura das laminas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
gilberto_floripa

MensagemAssunto: espessura das laminas?   Sab Abr 05, 2014 3:00 pm

Olá, estou querendo fazer um arco long bow, gostaria de fazer laminado com rouxinho, pau brasil e as laminas de fibra de vidro pretas, gostaria de saber qual a espessura ideal para essas laminas, 4mm é pouco para cada uma, digo 4mm cada uma sem colar, não me refiro a espessura final da lamina depois de trabalhada e sim a madeira apenas preparada para iniciar a colagem, estou para comprar algumas madeiras para iniciar o arco, a pessoa consegue deixar as madeiras de 3mm até 10mm, queria saber se dentro dessa margem é possivel contruir o arco? as madeiras tem que ter a mesma espessura ou pode ser tipo rouxinho 3mm pau brasil 7mm, enfim, só um exemplo para ilustrar a minha duvida!

Ainda tenho como opção a madeira marfim além das duas que citei.

Desde já agradeço aos colegas interessados em responder minhas duvidas.

Obrigado!
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Sab Abr 05, 2014 5:36 pm

Rapaz... não mata a gente de inveja não!

kkkkkk...

Roxinho, Pau-Brasil e Marfim.  Você tá com ouro ai em mãos!

Eu deixaria duas laminas centrais com 3mm ( Roxinho, por exemplo ) e duas externas de 2mm de Pau Brasil.
Pode ser que você precise taperar alguma dessas de 3mm pra ficar mais fina nas pontas, chegando em 1cm tudo.

O Roxinho é bem seco e duro. Pau Brasil tbm é bem forte, seu arco vai ficar bem potente se conseguir nessas madeiras... Acredito que na faixa ( ou acima ) de 60lb.

O modelo das lâminas dele iria ficar mais ou menos assim ( só não as cores ):

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Se conseguir umas laminas dessa a mais, e quiser negociar, depois a gente conversa...  Wink

Abraço!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Sab Abr 05, 2014 7:18 pm

Elisonj, quando você fala em deixar duas laminas centrais de rouxinho 3mm, é para colar elas juntas com uma de Pau Brasil na frente e outra atrás, ficando Pau Brasil, rouxinho, rouxinho e Pau Brasil?
Sendo assim teria problema usar então uma unica peça de rouxinho com 6mm? não entendo muito de laminação, teria alguma diferença de 2x 3mm para 1x 6mm?
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Sab Abr 05, 2014 7:46 pm

Gilberto, seria isso mesmo!

Backing    |   Core   |    Core   |  Belly
Pau Brasil | Roxinho | Roxinho | Pau Brasil

a meu ver, seria melhor dividir a lamina de 6mm em duas de 3 sim.

Isso evitaria que a força exercida se acumule nas fibras em uma única direção através do efeito tesoura.

Pra isso vc teria que usar em sentidos inversos as fibras assim:

Backing
//////////////
\\\\\\\\\\\\\
//////////////
\\\\\\\\\\\\\\
Belly

Abraços!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 12:28 am

Muito interessante isso, cada dia aprendo mais aqui no fórum, vou tomar o cuidado de quando for fabricar o arco colocar as laminas desta forma.

Para não perder a viagem perguntarei mais...., o que se aplica aqui com relação as espessuras, quantidades de laminas de madeira, posicionamento das laminas para colagem, se aplicaria também para a confecção de um arco recurvo, ou o que funciona para um long bow, em termos de madeiras, suas espessuras, quantia de laminas e como ficam dispostas não se aplica para a construção de um recurvo?
Outra coisa é que vejo muitos long e recurve laminados, para ser mais preciso sempre os vejo laminados, existiria a possibilidade de faze-los com uma unica peça de madeira, como por exemplo um long ou recurve feito de uma unica peça de Pau Brasil + riser + laminas de fibra de vidro, somente isso, funcionaria ou não seria um arco eficiente, fraco e com fortes chances de quebrar?

Obrigado.
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 9:19 am

Eita cabra de perguntas boas!
Tô gostando de ver... heheheh...

Suas dúvidas se resumem a esse ditado aqui que vc já deve ter ouvido falar:

"Pau que nasce torto, nunca se endireita."
kkkkkkk...

O mesmo processo na fabricação dos longs se dá também na fabricação dos recurvos. Só que o que se tem que levar em consideração é isso aí.

A madeira não vai se manter curvada do nada, sendo que a forma natural dela é outra. Por isso que se usa de artifícios para manter ela no lugar...

Lá naquele efeito tesoura, isso também pode ser usado pra deixar alguma parte curvada.
Uma lâmina puxa a lâmina posterior que puxa a lâmina posterior, e assim sucessivamente.

Em casos de recurvos de uma peça só, é o mesmo processo. Dá pra curvar? Dá!
Um modo que é e era usado é curvar a madeira com vapor. Cozinha-se a madeira no vapor até ela chegar numa consistência bem maleável e depois prende em um molde e deixa ela secar.
Isso faz com que ela fique na curvatura do molde, e é bastante usado esse modo hoje em dia ainda, principalmente por luthiers ( pra fazer violão / viola / etc )
Em arqueria, isso não funciona as mil maravilhas, pois por a madeira estar em constante trabalho, a tendência é ela voltar a forma original com o tempo e uso. ( Assim como um longbow por exemplo vai adquirindo o formato curvado da corda com o tempo )
Então o arco iria ficar recurvo por bem pouco tempo.

Em recurvos com apenas um backing ( fibra / bambú / etc ) já é mais plausível. A única coisa que tem que se ver, é se o backing tem força suficiente para manter o resto do corpo do arco curvado, ou se o corpo do arco vai exercer força maior sobre o backing, trazendo ele na posição original.

Repare nesse video aqui, por exemplo... Pause ele nos momentos em que é mostrado os tips do arco.
Nos 59 segundos já da pra ver.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O arco é feito de bambú + Maple + ipe.
Se vc notar, verá que ele adicionou um corte no ipê, em toda a parte da curvatura, e inseriu uma camada de Maple dentro.
Provavelmente isso, pois como o ipê é muito forte, o bambú e o maple seriam puxados, de modo a perder a curvatura... Colocando o Maple então, ele diminui a força exercida pelo ipê e a adiciona o efeito tesoura com mais uma camada.

Seria mais ou menos isso... Wink

Qualquer coisa da um grito.

Abração!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 12:17 pm

Reparei isso no video, ele deixou a madeira bifurcada na curva para inserir o reforço, interessante essa tecnica, não deve ser muito difícil de fazer, é logico que sem o equipamento adequado para o corte e uma certa experiencia para trabalhar com madeira o resultado seria uma porcaria!

E com relação ao bambu, é muito utilizado na construção de arcos, aqui em Florianópolis tem muitos bambuzais em beira de estrada, casas, mato a dentro.... mas não vejo bambu muito largo, daqueles que da pra fazer cinzeiro da grossura de uma perna, só tem bambu fino do tipo vara de pesca, os mais grossos devem ter por volta de 6cm de diametro, acha que esses tipos de bambu servem para fazer uma lamina ou são muito finos?
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 5:37 pm

Em relação a bambus, pra ficar legal vc tem que ter uma lamina reta de pelo menos uns 4cm.
Então esses aí acabam sendo muito finos.
O melhor é o do tipo Giants que aí vc consegue...  bem...  da pra entender só de olhar:

O melhor bambú que vc vai achar é o bambú tratado com boro, pois o tratamento retira o carbono do bambú, deixando-o mais resistente e livre de ser atacado por insetos / podridão / etc.

Sai um pouco mais caro ( de 15 a 20 reais cada talisca ), mas fica top.

Wink 

Abração

manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 8:04 pm

a onde consigo essas talisca amigo elisonj...????existe aqui para comprar??
um abraço.
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 8:27 pm

Oi amigo Manoel!
eu comprei 8 taliscas de 2 metros esses dias pela internet aqui nesse lugar:

Rodovia Rio Santos, km 226 - CEP 11250-000 - Bertioga - SP - Brasil - Caixa Postal 15 / Vendas: (13) 3317-7244 / Adm.: (13) 3317-4863

O legal é que já deixaram cortado as taliscas na esperssura de 3mm pra mim.  Smile 

Na carbonozero também vende, e sei que são muito bons... um amigo já comprou lá também:

Conheço só esses dois lugares.
Mas os bambús deles são top!

Abraço!

manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 9:34 pm

muito obrigado amigo elisonj..........
aproveitando..... vc conseguiu a madeira [marfim]......rsrsr
um abraço.
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 10:21 pm

O Marfim ainda não...  Sad 

Estava até pensando em cantar gilberto_floripa pra ver se ele não podia mandar um pedaço pra gente....
kkkkkkkkkkk...

Gilberto, será que você não consegue uns pedaço de Marfim (Guatambú) aí nas medidas 90cm x 12cm x 5,0cm não?

Aí no sul deve ser mais fácil achar. Aqui espalhei detetives em Maringá e Londrina e só consegui pedaços pequenos que não da pra usar.

Consegue ajudar a gente nisso?

Abração!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 11:33 pm

Meu contato é o Irineu, ele que vai vender as madeiras para mim, o site dele é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e o contato de e-mail que ele me responde é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

No site mostra muita madeira, algumas acredito que sejam de interesse geral do povo da arqueria, basta pedir o orçamento e medidas das madeiras que ele ve o que é possivel fazer, pedi orçamento de algumas madeiras, segue abaixo para vocês terem uma noção, até para me ajudar informando se está muito caro ou o preço é bom!!

Jacarandá Dalbergia Baronii 60cm x 5cm x 10cm: R$. 258

Gonçalo Alves 60cm x 5cm x 10cm: R$. 234

Rouxinho 180cm x 5cm x 0,4mm: R$. 65

Marfim 180cm x 5cm x 0,4mm: R$. 65

Pau Brasil 180cm x 5cm x 0,4mm: R$. 87

As madeias que pedi laminadas com 4mm por ele são feitas com 5mm, é o que a plaina dele consegue fazer, mas estou aguardando resposta dele sobre uma pessoa que faz o serviço para laminar até 3mm, deve subir alguma coisa no preço das laminas, provavelmente amanhã ele deve me dar alguma resposta.
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Dom Abr 06, 2014 11:40 pm

Outra coisa que me ajudou na busca de algumas madeiras foi o Mercado Livre, lá busquem por luthier madeiras, vai ter alguns anuncios, inclusive o do Irineu, quem vende madeira para luthier normalmente tem plainas que conseguem afinar bem a madeira, já perguntei para alguns e eles fazem laminas sim, já vi inclusive outras pessoas recorrendo a eles justamente para a confecção de arcos, vou dando uma pesquisada lá e a medida que for achando anuncios que podem interessar eu posto aqui o link.

Abraços!
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Seg Abr 07, 2014 12:02 am

Esses são três links que peguei de vendedores do mercado livre que fornecem madeiras para luthieria, acredito que algumas medidas eles podem fazer.

elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Seg Abr 07, 2014 7:56 am

A meu ver não está caro...

Esta ABSURDAMENTE CARO!

kkkkkk...

Rapaz, ta certo que o Irineu já vai cortar em lâminas para você, o que economiza um bom trabalho. Mas a meu ver isso é até uma vantagem pra ele, pois pode economizar na madeira sem ter perda nenhuma.
E esses valores tão beeemm acima do esperado.

Pra vc ter uma idéia, semana passada comprei com o Marques ( um vendedor do mercado livre também ) algumas peças de Jacarandá + Braúna Preta + Pau Pereira. Totalizando tudo 10kg, e saiu R$ 70 reais tudo.
Tá certo que as peças não eram tão grande, mas vai dar pra fazer uns risers bem bonito, e algumas lâminas também.

Só o Jacarandá se fosse no preço do Irineu, teria saido então uns 100 contos. No ebay acha-se o rosewood (jacarandá) mais ou menos na mesma medida por uns 60 dolares.
Se não fosse o frete e o imposto, sairia pelo menos pela metade do preço... e isso que saiu daqui do Brasil e rodou o mundo lá fora.

Sacanagem...
Produto Brasileiro sendo mais barato importado do que comprando nacionalmente...

tenso.

kkkk...

Mas de todo modo... valeu!  Wink 

Abração!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Seg Abr 07, 2014 2:49 pm

Ainda bem que não comprei nada ainda, agora sei que os preços estão muito altos!!

O amigo teria algum contato que venda online boas madeiras para a construção de laminas inteiriças para o long bow e de um riser para recurvo, vou usar um par de laminas velox 40lbs com esse riser ?

Mandei msg para aquela empresa que vende bambu que você informou anteriormente, perguntando sobre seus preços e medidas, por hora estou sem madeiras nem contato nenhum, volto a estaca zero na busca pelas madeiras perfeitas!!
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Seg Abr 07, 2014 3:01 pm

Oi Gilberto, então...
Conheço apenas o Marques que efetua venda de madeiras também.

Quando falei com ele, ele não tinha muita coisa em estoque ( pelo menos em relação ao que eu queria )

Ele me passou esses links abaixo:

(O do usuario dele no mercadolivre)

e do album de fotos com algumas madeiras para eu dar uma olhada:

ipê, sucupira [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Pau pereira [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Vinhático [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Comprei um lote de Jacarandá / Pau Pereira e Braúna. Todas peças pequenas...

Deve chegar essa semana ainda, depois posto umas fotos aqui. Wink

Abraço

elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 7:46 pm

Olha eu aqui denovo... rsrs...

Tinha prometido postar as fotos, e já ia esquecendo.  Rolling Eyes 

As madeiras chegaram já faz tempinho já... rsrs... Vamos ver se logo-logo eu transformo elas num arco decente... Wink

Segue:

Abraços

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 8:33 pm

Belas madeiras, também comprei com o mesmo vendedor, o Marques, consegui que ele laminasse madeiras para mim, fez com 3mm de espessura, sendo 7 laminas de ipê e 6 de peroba rosa, comprei também 2 blocos de ipê para fazer empunhadura, com o frete ficou tudo por R$158, levando em consideração o trabalho de laminação até que foi barato!
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 9:04 pm

Peroba Rosa??!!  Shocked 

Puts cara....  que que todo mundo tem com peroba rosa hein??  

kkkkkkkk...

Peroba não serve pra arcos.
É muito quebradiça ( seca ) e com os veios curtos... é danada pra lascar / tricar / quebrar, etc...
Até da pra fazer, mas o risco de quebrar é bem grande.

Tava vendo um tópico agora mesmo (do começo do ano passado) que estavam tentando fazer com ipe + peroba rosa...

No final o cara parou de postar...  acredito que não tenha dado certo...  Se tivesse visto na época já ia recomendar trocar de madeira, mas não ví... =\

Acho que vc faria melhor uso da peroba em risers...  como vc já mandou laminar em 3mm, usa ela como pequenas lâminas no meio do ipê que vai ficar legal...  eu mesmo to fazendo um usando ela:

A meu ver, vc faria melhor em substituir as laminas da peroba por laminas de garapeira...  que é relativamente bem mais fácil de conseguir...

A não ser q vc goste de fortes emoções...  hehehehe....

Qualquer coisa da um grito aí...  Wink

Abraço!

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 10:00 pm

Exatamente o que vou fazer, vai servir apenas para laminação de raiser, fora não vai!!

Eu to é querendo bambu para juntar com as laminas de ipê, mas até agora aquela empresa que você comprou as laminas de bambu ainda não me respondeu com o preço do frete, vou insistir porque acho que eles esqueceram de mim, o preço ta bom, R$8 o metro linear, já laminadas com 3mm.
elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 11:11 pm

Ótimo! Garoto esperto! =D

Me diz uma coisa... vc pretende usar fibra de vidro também? Ou pretende usar o bambu mesmo como backing?

gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Qui Abr 24, 2014 11:50 pm

Depende dos materiais que eu conseguir, se não conseguir bambu vou tentar achar umas laminas de marfim e fibra preta pra ficar tipo os arcos G.bow.

Outra coisa que tenho que levar em consideração é a minha falta de experiencia na construção de arcos, já li que o bambu é muito bom para fazer arcos, mas dificil de trabalhar/colar, não que a outra auternativa seja fácil, mas parece ser menos complicado que bambu. No caso de nem bambu nem marfim, você acha que daria certo usar apenas as laminas de ipê com fibra de vidro?

Por enquanto como estou sem tempo, só estou estocando material, tenho lido e pesquisado algumas coisas e vou comprando alguns materiais e ferramentas, a hora que eu puder meter a mão na massa com tranquilidade e me dedicar 100% vou começar, já vou ter boa parte do que precisar à mão. As vezes olho as madeiras, fibras e resinas e da vontade de começar a fuçar, mas ai eu coloco os pés no chão e não me aventuro para não fazer cagada, ainda tenho muito pra pesquisar e perguntar para os mais experientes antes de começar a construção de alguma coisa, por hora me limito à construção de empunhadura para laminas 40lbs da velox, acho que esse final de semana começo a brincar nela!

elisonj

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Sex Abr 25, 2014 9:59 am

Dae Gilberto! blz?
Então, perguntei qual vc pretendia usar de backing pois se fosse comprar o bambú la na revest, teria que especificar beeemmm certinho pro cara que vc precisa das laminas, mas com a parte externa do bambú ( a parte lisa que se não me engano se chama "colmo" ).

As que comprei lá, acabei não especificando isso, e veio exatamente o que especifiquei: lâminas de bambu...
kkkkkkkk...

veio parecendo umas ripinhas de 3mm:

Na real?? achei que foi até melhor assim... Não imaginei que eles faziam esse tipo de serviço...
tipo... é lógico que vai perder um pouco de mecânica se for usada como backing, mas usando-se com fibra de vidro, fica jóia... Fiquei um pouco triste pois queria algumas taliscas pra usar como backing e tal, mas a longo prazo acredito que foi um bom negócio... rsrs...

Lá fora, essas lâminas que vieram são chamadas de Action Bamboo e na 3riversarchery é vendida a unidade por (pasmem) 32 dolares... heheheh...
Aqui com o frete, saiu na faixa de 22 reais cada uma...

Seria uma alternativa pra vc usar juntamente com o ipê também... um sandwish de bambu + ipe + bambú, ficaria 10.

Ou caso resolva usar só a fibra de vidro, daria certo o ipê mais fibra de vidro sim... é só ir ajustando no tillering pra não ficar muito potente a ponto de estourar a fibra...  Smile 

Qualquer coisa grita aí...

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: espessura das laminas?   Hoje à(s) 8:10 pm

espessura das laminas?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Medidor de espessura Minipa
» Espessura dos discos travão
» espessura da fibra???
» Raios xtz 750
» Velas Iridium da NGK

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: