ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Flechas de pinho!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
caioR

MensagemAssunto: Flechas de pinho!!!   Seg Mar 24, 2014 10:48 pm

Senhores, sou novo por aqui, estou começando meus primeiros projetos, um de um take down recurvo de mola de fusca, e o das flechas.
Consegui uma taboa de pinho, e cortei ela em tiras de 2X2X84, ainda não fiz mais nada,  to esperando umas dicas dos senhores pra saber como proceder!  
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 2:24 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 10:56 am

Lincoln escreveu:

Caramba, as varetas dele são metade das minhas, talvez seja bom pra  ter uma margem de erro maior. Agora, aquele jig que ele usa, como é feito?
megaseba

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 11:22 am

Estava vendo a foto das "ripas" e da para ver que algumas delas tem varios nos na madeira.

Essas tem que ser descartadas pois o no enfraquece muito grande chance dela quebrar justamente ali.

Abs

http://www.spinarchery.com.br
caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 1:35 pm

megaseba escreveu:
Estava vendo a foto das "ripas" e da para ver que algumas delas tem varios nos na madeira.

Essas tem que ser descartadas pois o no enfraquece muito grande chance dela quebrar justamente ali.

Abs
Muito obrigado pela dica megaseba, acho que vou separar as que quebram fácil pra usar como rascunho é treinar pras boas.
Abraço!
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 2:22 pm

Essa que o jorge usou é a MARUPÁ, ela ate serve (é a madeira que a velox usava nas flechas dela) mas pinho...pinho só serve para caixa e lenha e ainda assim serve mais ou menos. Eu não perderia tempo usando pinho não.

Mas vc pode tentar e nos dizer. Só serviria para arcos bem fracos mesmo, sob risco de de machucar se usar em arcos mais fortes.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
megaseba

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 2:28 pm

Uma boa seria pegar essas que tem no na madeira e que não vão servir mesmo para nada. E utilizar elas como treinamento ou seja. Na hora de fazer uma flecha começar a pegar pratica com essas pelo menos se estragar (no inicio as primeiras não devem ficar boas) voce consegue praticar. Estando com mais pratica pega as que realmente vão servir e faz elas.

Aqui tem um video interessante de como fazer uma ferramenta para fabricar hastes de flecha.

basicamente prende a haste quadrada uma furadeira. Num outro boloco de madeira faz um buraco de entrada grande e um de saida do tamanho do haste. No meio coloca uma ... aff me foge da memoria a ferramenta para entalhar madeira. Basicamente o haste entra rodando e essa peça come ela.

Ve se da para ter uma ideia.

Abs

caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 8:49 pm

megaseba escreveu:
Uma boa seria pegar essas que tem no na madeira e que não vão servir mesmo para nada. E utilizar elas como treinamento ou seja. Na hora de fazer uma flecha começar a pegar pratica com essas pelo menos se estragar (no inicio as primeiras não devem ficar boas) voce consegue praticar. Estando com mais pratica pega as que realmente vão servir e faz elas.

Aqui tem um video interessante de como fazer uma ferramenta para fabricar hastes de flecha.

basicamente prende a haste quadrada uma furadeira. Num outro boloco de madeira faz um buraco de entrada grande e um de saida do tamanho do haste. No meio coloca uma ... aff me foge da memoria a ferramenta para entalhar madeira. Basicamente o haste entra rodando e essa peça come ela.

Ve se da para ter uma ideia.

Abs

Valeu mesmo Megaseba, o senhor ta me dando uma mão enorme, encontrei nos videos desse rapaz um passo a passo do tal "apontador" com certeza vou fazer um e tentar. Agora, pra não incomodar mais, pelo menos com a parte das varetas kkkk. O senhor pode me dar referencias pra espessura delas? que amanhã mesmo eu começo a " apontar"!
Deixar aqui o link do video em que ele mostra como fazer o jig, pra quem ta perdido como eu!

Muito obrigado, abraço!
NETTO

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Ter Mar 25, 2014 10:03 pm

Aproveitando o topico do colega eu cortei algumas varetas de pinho (araucaria), que esse das fotos eu conheço por pinus, minhas duvidas são:
-é uma madeira boa para flechas? pergunto porque achei que estão meio moles 
-vi em algum outro topico que o diametro é 9mm isso é regra ou pode haver uma variação na fabricação tipo fazer com 8mm ou 10mm
- e a ultima duvida, quais as melhores madeiras para fazer flechas, trabalho com marcenaria então pode ser que eu tenha dessas outras madeiras.
O arco que estarei usando essas flechas é um longbow 55# pse sequoia e talvez futuramente um long que estou querendo fazer de jacaranda mimoso que só esta esperando a coragem de cortar a arvore kkk.
se alguem puder ajudar agradeço

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 6:18 am

Mais um aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 7:58 am

Bom, tava me aguentando aqui pra me posicionar.  Mas acho que é melhor eu compartilhar minha experiência.

CaioR, como o CALIL disse, pinho ( pinnus é o verdadeiro nome dessa madeira q vc conseguiu ) não serve nem pra lenha direito.

Por mais de uma vez tentei fazer flechas com ela, passando a tarde inteira arredondando e lixando a madeira, sem nenhum defeito ( nenhum nó ), pra ela simplesmente explodir no PRIMEIRO tiro.

Isso ainda porque meu arco tinha 30lb se fosse mais forte, poderia ser até meio arriscado.

Sei que comentaram que você pode fazer para pegar experiência e tal, mas na minha opnião, já que é pra pegar experiência, melhor fazer com algo que realmente dê certo. Porque é meio frustrante ver seu trabalho voar pelos ares e partir sem você nem aproveitá-lo direito.

Caso queira realmente usar a madeira, uma possível solução pra você não se frustrar tanto, é fazer ela mais grossa. Estilo WarArrow com 11 ou 12mm isso pode ser que deixe ela mais forte e ajude um pouco elas não se partir, mas ainda assim, aconselho você pegar as melhores peças...  essas que tem nó não vão servir.

NETTO, se você tem mesmo a madeira de pinheiro araucária, pode ser então que você tenha em mãos uma madeira boa pra flecha sim.  Dos pinheiros que tem por aí, o de araucária é o único que eu recomendaria.
Só me assusta um pouco você dizer que são meio moles. Talvez o que vc tenha aí seja só brancal.
Talvez seja o caso também de fazer como o CaioR, e usar um diâmetro maior.  Mas aí só testando pra ver até onde a madeira vai aguentar medindo o spine da vareta depois dela pronta.  Tem alguns tópicos aqui que mostram como medir o spine.
Como seu arco é um pouco mais potente, acredito que seja o melhor a ser feito.

Algumas madeiras para flechas que você pode usar e que são boas:

Cerejeira
Cipestre / Tuia
Marfim
Cedro
Amapá
Macauva
Caixeta
Jatoba
Freijo
Guajuvira
Alecrim Branco
Pinho de riga
Guaranta
Cedro vermelho
Mogno
Canelao
Eucalipto vermelho
Itauba
Imbuia
Araucaria(pinhão)
Cedrilho
Marupa

Abraços!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
megaseba

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 10:20 am

Sobre diametro das flechas recomendo não fazer em mm e sim em polegadas. Pois quando for comprar pontas, nocks etc vai ter serios problemas para adaptar.

Se bem que algumas medida são quase equivalentes.

Em polegadas as medidas mais "tradicionais" são
5/16 = 7,8375mm
11/32 = 8,73125mm
23/64 = 9,128mm

De lado coloquei as equivalencias em milimetros.

caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 10:31 am

elisonj escreveu:
Bom, tava me aguentando aqui pra me posicionar.  Mas acho que é melhor eu compartilhar minha experiência.

CaioR, como o CALIL disse, pinho ( pinnus é o verdadeiro nome dessa madeira q vc conseguiu ) não serve nem pra lenha direito.

Por mais de uma vez tentei fazer flechas com ela, passando a tarde inteira arredondando e lixando a madeira, sem nenhum defeito ( nenhum nó ), pra ela simplesmente explodir no PRIMEIRO tiro.

Isso ainda porque meu arco tinha 30lb se fosse mais forte, poderia ser até meio arriscado.

Sei que comentaram que você pode fazer para pegar experiência e tal, mas na minha opnião, já que é pra pegar experiência, melhor fazer com algo que realmente dê certo. Porque é meio frustrante ver seu trabalho voar pelos ares e partir sem você nem aproveitá-lo direito.

Caso queira realmente usar a madeira, uma possível solução pra você não se frustrar tanto, é fazer ela mais grossa. Estilo WarArrow com 11 ou 12mm isso pode ser que deixe ela mais forte e ajude um pouco elas não se partir, mas ainda assim, aconselho você pegar as melhores peças...  essas que tem nó não vão servir.

NETTO, se você tem mesmo a madeira de pinheiro araucária, pode ser então que você tenha em mãos uma madeira boa pra flecha sim.  Dos pinheiros que tem por aí, o de araucária é o único que eu recomendaria.
Só me assusta um pouco você dizer que são meio moles. Talvez o que vc tenha aí seja só brancal.
Talvez seja o caso também de fazer como o CaioR, e usar um diâmetro maior.  Mas aí só testando pra ver até onde a madeira vai aguentar medindo o spine da vareta depois dela pronta.  Tem alguns tópicos aqui que mostram como medir o spine.
Como seu arco é um pouco mais potente, acredito que seja o melhor a ser feito.

Algumas madeiras para flechas que você pode usar e que são boas:

Cerejeira
Cipestre / Tuia
Marfim
Cedro
Amapá
Macauva
Caixeta
Jatoba
Freijo
Guajuvira
Alecrim Branco
Pinho de riga
Guaranta
Cedro vermelho
Mogno
Canelao
Eucalipto vermelho
Itauba
Imbuia
Araucaria(pinhão)
Cedrilho
Marupa

Abraços!

Muito obrigado pelas dicas Elisonj, não sei direito como vai ficar o resultado e na verdade nem sei se é mesmo pinho ( ou pinus), achei que era forte porque tirei elas duma taboa que era a base de uma comoda, então né... achei que aguentasse alguma  coisa kkkkk, mas vou seguir sua dica de tentar uma mais grossa, e tentar a mais fina tambem, quem sabe tenho sorte kkkkkk

Muito Obrigado, abraço!!
caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 10:33 am

megaseba escreveu:
Sobre diametro das flechas recomendo não fazer em mm e sim em polegadas. Pois quando for comprar pontas, nocks etc vai ter serios problemas para adaptar.

Se bem que algumas medida são quase equivalentes.

Em polegadas as medidas mais "tradicionais" são
5/16 = 7,8375mm
11/32 = 8,73125mm
23/64 = 9,128mm

De lado coloquei as equivalencias em milimetros.

Sim senhor, vou tentar manter o padrão, mas tambem vou tentar o que o amigo disse, fazer umas mais groças pra ver se aguenta =D

Muito obrigado, abraço!
caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 10:37 am

Senhores aqui do post, vou tentar fazer agora pela manhã o jig do video que o amigo Megaseba me mandou, se funcionar, posso criar outro topico, só com o passo a passo, oque vocês acham?
elisonj

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 11:35 am

Acho que se deixar aqui, fica mais centralizado.
Tudo vai entrar na construção das suas flechas.

Mas, vc é quem sabe... hehehehe...  Wink 

Abraço

caioR

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 12:13 pm

elisonj escreveu:
Acho que se deixar aqui, fica mais centralizado.
Tudo vai entrar na construção das suas flechas.

Mas, vc é quem sabe... hehehehe...   Wink 

Abraço

Sim senhor, senhor! kkk

a proposito, gostei muito das flechas que o senhor postou aqui, com certeza vão servir de modelo pras que eu to tentando fazer =D
NETTO

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 1:48 pm

Elisonj não é brancal, eu acho que é eu que estou acostumado com as flechas de carbono para composto 70# e estou estranhando as hastes de madeira essas madeiras que vc citou eu tenho alguns pedaços de jatoba, imbuia, cerejeira, caixeta, canela ,cedro vermelho, vou fazer um pouco de cada para ver o que da
obrigado pelas dicas
Abç
Afonso

elisonj

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 1:56 pm

CaioR, como dizia meu pai: "O Senhor está no céu!"
ehaiouehoaieuhuiaeh....

Tá parecendo milico!  Razz ehehehehe...
As flechas logo vou estar fazendo mais algumas. Aquelas voaram bem. Fizeram seu trabalho direitinho... hehehe...

NETTO
Vai direto na cerejeira que vai dar boa.

Abraço!

NETTO

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 2:03 pm

Beleza elison vou dar uma selecionada nos pedaços com os veios mais retilineos e dar inicio a obra, embora as penas ainda vão vir junto com o arco, o Sandro esta esperando chegar mais algumas coisas que pedi para me enviar tudo junto

megaseba

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 3:18 pm

NETTO escreveu:
Beleza elison vou dar uma selecionada nos pedaços com os veios mais retilineos e dar inicio a obra, embora as penas ainda vão vir junto com o arco, o Sandro esta esperando chegar mais algumas coisas que pedi para me enviar tudo junto

Olha faz as flechas mas não atira elas com composto pelo amor de DEUS!!! e tragedia na certa!

Abs

elisonj

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 3:27 pm

megaseba escreveu:

Olha faz as flechas mas não atira elas com composto pelo amor de DEUS!!! e tragedia na certa!

Abs

O loco! tragédia só se as flechas não prestarem. rsrs...
Uso minhas flechas em meu composto 55lb já tem uns 3 anos, e nunca tive nenhum problema.

Não vou dizer que elas voam bonito como as de Fibra de Vidro, mas no mais, dá pra praticar.

Abraço

NETTO

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 3:57 pm

Em momento algum falei que iria atirar com elas no composto kkk, o que quis dizer é que quando fiz as primeiras varetas achei elas um pouco moles, mas isso no tato segurando elas e que como eu tenho no momento somente os compostos da minha assinatura, tenho muitas flchas de carbono spine 400 e 350(só sei porque esta marcado nelas kk), isso foi somente uma comparação, essas flechas de madeira serão exclusivamente para usar com o longbow

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 4:03 pm

Eu já usei flechas de madeira em composto de 70# (ainda estou esperando minha caixa de whisky da aposta), mas eram flechas de boa qualidade. Acho mais fácil quebrar flechas com arco recurvo. A maior possibilidade de quebrar flechas num arco composto é quando a flecha cai do rest durante a largada e acontece o disparo.

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Qua Mar 26, 2014 5:57 pm

Eu tenho um pouco de prática com fibra, se alguém me colocar na direção certa, posso fazer umas pra nós!  bounce
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Flechas de pinho!!!   Hoje à(s) 9:51 am

Flechas de pinho!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» As Flechas de Prata, ORIGINAIS, andando em Nurburgring...
» FLECHA DE PRATA - Mercedes-Benz W196 1954/1955

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: