ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Neubert

MensagemAssunto: FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014   Ter Mar 18, 2014 12:58 pm

Prezados,

Seguem a quem interessar as facas nacionais e artesanais  recém adquiridas de MESTRES CUTELEIROS TUPINIQUINS neste mês de Março 2014.

FOTO - 01 - Detalhe das caixas recebidas e algumas já abertas.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Observações:
(1) - Minha ansiedade não permitiu fotografar todas em suas caixas e fui abrindo ate lembrar de tirar as fotos como de costume.

FOTO - 02 - Conjunto de facas Tramontina antigas e famosas em suas bainhas originais.

Observações:
(1) - Estas foram um desejo antigo, comprei-as no Mercado Livre de um camarada bom de negociação e justo.
(2) - Uma delas possui a caixa original de papelão.

FOTO - 03 - Detalhe dos desenhos das laminas TRAMONTINA fora de suas bainhas.

Observações:
(1) - Lindas, pequenas porem bem acabadas

FOTO - 04 - Detalhe do "logo" da onça estampado na bainha de coura da Tramontina.

Observações:
(1) - Este "logo" da onça é clássico e marcou época para nós acima de 40 anos e que tínhamos somente no Brasil disponível fabricantes nacionais.

FOTO - 05 - Faca do mestre cuteleiro Claudio Cruz.

Observações:
(1) - Este camarada me fascina com suas criações fora dos padrões e como alguns comentam desfavoravelmente ...quebra "Harmonia" do conjunto...
(2) - O mesmo explora bainhas de couro exótico, cabos de osso e laminas do que lhe vier a mão.
(3) - Esta em especifico possui lamina de grosa de casquear cavalos antiga e cabo de osso craquelado.

FOTO - 06 - Detalhe do acabamento do POMO da faca do Cuteleiro Claudio Cruz.

Observações:
(1) - Apenas um detalhe bonito de se ver em uma faca exclusiva, traz como "digital" e registro do mestre cuteleiro.

FOTO - 07 - Pacote de facas adquiridas do mestre cuteleiro R.MORAIS.

Observações:
(1) - Este mestre cuteleiro conheci a pouco tempo. Esta foi a minha primeira compra com o mesmo e me surpreendi pela qualidade das facas e acabamento de madeira dos cabos.
(2) - Segue link do site do mesmo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
(3) -Algumas das facas são trabalhos de restauração e foi mantido as características do metal das lâminas (sem tratamento térmico ou forjamento)

FOTO - 08 - Detalhes das laminas das três facas do Mestre cuteleiro R.MORAIS.

Observações:
(1) - Lindas e dispensam comentários.

FOTO - 09 - Detalhe dos cabos de madeira das facas R.MORAIS.

Observações:
(1) - Bem acabados, madeiras escolhidas e utilizadas com coerência e fino acabamento.

FOTO - 10 - Acabamento primoroso da faca do Mestre R.MORAIS.

Observações:
(1) - Apenas para ilustrar o bom emprego de metal amarelo e a madeira do cabo.

FOTO - 11 - Detalhe do arremate em latão da faca do Mestre Cuteleiro R.Morais.

Observações:
(1) - Muito bem realizado o trabalho no cabo, o latão esta limpo e perfeitamente alinhado a madeira sem frestas.

FOTO - 12 - Cabo estilo SOROCABANA da faca do mestre cuteleiro R.MORAIS.

Observações:
(1) - Este estilo é muito bonito e não tinha nenhuma como esta em minha coleção.
(2) -Seguem as descrições técnicas enviada pelo mestre sobre esta faca em especifico.
-FACA DE AÇO CARBONO (serra circular antiga).
- Ótima empunhadura e tempera excelente fio.
- Material da Lamina de aço carbono de ótima qualidade.
- Material do Cabo madeira de lei.
MEDIDAS:
- Lamina - comprimento: 23,0 cm, largura: 3,8cm, espessura: 3,0 mm.
- Cabo – comprimento: 12,5 cm.
- Comprimento Total: 35,5 cm.

FOTO - 13 - Somente mais um detalhe do acabamento do cabo da faca estilo SOROCABANA do mestre R.MORAIS.

Observações:
(1) - Sem mais comentários.

FOTO - 14 - Agora a caixa mais aguardada de todas - FACAS do MESTRE ALEX COSTA (A.C.)

Observações:
(1) - Este meu amigo (A.C.) apesar de ainda não conhecê-lo pessoalmente é uma pessoa agradável de se "bater um papo", mesmo que pelo telefone como tenho feito nos últimos meses, e ainda é simples, justo e admirável.
(2) - Encomendei com o mesmo uma faca que desejava a anos. E estou ansioso para abrir a caixa e verificar nas mãos este sonho antigo.

FOTO - 15 - Caixa aberta e facas preservadas em filme plástico.

Observações:
(1) - Como sempre muito bem embaladas e protegidas.

FOTO - 16 - Detalhes das três facas fora da caixa de papelão.

Observações:
(1) - Comprei somente duas Facas do Mestre A.C  e me deparei com uma Terceira "faquita" não identificada no interior da caixa.

FOTO - 17 - Facas expostas fora da película plástica de proteção.

Observações:
(1) - Lindas e com a qualidade A.C de sempre.
(2) -Segue o link do mestre "Alex Costa" expondo exatamente a faca estilo BOWIE rústica nas fotos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

FOTO - 18 - Bainhas e facas expostas para apreciação e deslumbramento.

Observações:
(1) - Eu não sei encontrar algum "defeito" se é que realmente existam nas facas produzidas pelo Mestre Alex Costa. Simplesmente lindas.

FOTO - 19 - Detalhe da "faquita" diminuta e linda presenteada a mim pelo mestre A.C.

Observações:
(1) - Esta foi surpresa, um presente, uma "faquita" linda e muito bem acabada, com cabo de celerom e acabamento fosfatizado.
(2) -Alex Costa é surpreendente mesmo. Obrigado Mestre pelo "mimo".
(3) - Apesar de pequena, esta faca tem personalidade e acabamento de "gente grande", olhais bem acabados e a empunhadura do cabo de celerom muito bem feita e confortável. A lamina é um detalhe a parte.

FOTO - 20 - Cadê os pinos do cabo desta faca?

Observações:
(1) - Este acabamento do cabo me surpreendeu, esta faca possui o cabo com seus pinos "EMBUTIDOS" e mantendo a originalidade fiel ao modelo que solicitei uma copia.
(2) - Esta faca eu desejei em tela a muitos anos atrás quando vi um folder da mesma exposta em um documentário. Meu desejo em possuí-la foi  atendido pelas mãos do mestre A.C.
(3) -Segue o link original do Mestre cuteleiro com detalhes pessoais desta faca em especifico: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

FOTO - 21 - Detalhe do arremate do POMO da faca estilo BOWIE rústica, exclusivo do Mestre A.C.
Observações:
(1) - Este detalhe é somente para valorizar mais este Mestre que admiro.

FOTO - 22 - Panorâmica das facas adquiridas e em exibição sobre a mesa.

FOTO - 23 - Panorâmica das facas adquiridas e em exibição sobre a mesa.

FOTO - 24 - Panorâmica das facas adquiridas e em exibição sobre a mesa.

Observações:
(1) -Agora é embalar novamente e acondicionar todas afim de manter as facas livre do tempo e conservá-las integras.

Considerações finais:

- Comprei muitas facas nestes últimos meses e a maioria ainda não postei por aqui pois nem sei quais não foram postadas devido a quantidade adquirida, porem assim que sobrar tempo e disposição postarei a atualização de minha coleção por aqui.
- Continuo guardando-as em caixas plásticas escondidas dos olhos dos amigos, pois o projeto de meu escritório comercial somente sairá do papel daqui a alguns anos.

Abraços fraternais a todos,
NEUBERT

FILIAÇÃO MVB Nº 3077

majordbs

MensagemAssunto: Re: FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014   Ter Mar 18, 2014 5:45 pm

Meu amigo, meus parabéns! Que coleção, realmente de dar inveja em qualquer um!
Sandro

MensagemAssunto: Re: FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014   Qua Mar 19, 2014 11:38 pm

Caro Neubert.
Muito embora eu tenha maiores predileções por facas de outra década (a de 80, mais precisamente) e com cabos ocos. Essas facas que você me mostrou me remeteram aos 60 (onde era comum ver facas com esses modelos) e 70 (aquela da Tramontina é provavelmente dessa década). Que saudade imensa desses anos dourados.
Parabéns mesmo pela excelente coleção. De dar água na boca e alimentar os doces sonhos infantis de quem, como eu, viveu nessa época.
Aproveita e coloca as fotos das outras, já que estas são as adquiridas neste ano, deve ter outras de outras eras ai também não?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014   Hoje à(s) 10:07 pm

FACAS de cuteleiros nacionais adquiridas Março-2014
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 3º aniversario M&D 8 e 9 Março 2014
» Homenagem ao Amigo Padre Motard - 23.Março.2014
» Revista Motor Classico - Março/2014 - Especial Classe S
» Foto do Mês - Março 2014
» MERCADO: CARROS NACIONAIS TERÃO REDUÇÃO DE IPI.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: