ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Desvio de flechas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Delmo Lima

MensagemAssunto: Desvio de flechas   Sex Fev 28, 2014 10:33 pm

Tenho um arco Velox Alpha de 35 libras e comprei algumas flechas W&W Challenge spine 700 para ele. Minha puxada é de 27''. As flechas estão agrupando relativamente bem, mas estão ficando com o nock inclinado para a direita ao atingirem o alvo (uns 6 a 8 cm em relação à ponta). As flechas tem 29,5'' de comprimento. Alguma dica?
leonardoac

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sex Fev 28, 2014 11:52 pm

Voce usa o rest que veio nele?se sim troque...aquilo é uma merda!
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 12:04 am

Oi Leonardo. Tenho este em mãos para substituir o original da Velox. Ajuda alguma coisa?
Qual rest seria indicado para esse arco?
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 12:10 am

Foi mal, faltou enviar o link:

http://www.cbarchery.co.uk/Cartel-Hunter-Rest
kassiodiel

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 12:37 am

ajuda e muito Delmo! pra recurvos esses de plasticos são melhores, troca que tu vai ver a diferença .

Sebastian Flute Optimo 66" 24#@25"

12x Challenge win&win 700
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 12:44 am

Se você for destro e o nock tá pra direita, as flechas estão duras.
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 1:09 am

Eu sou destro, puxo a corda com a mão direita, estou correto? Nesse caso qual seria a flecha ou o spine indicado para mim?
EVC

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 7:48 am

Desencana e atira. A essa distância as flechas ainda não tiveram tempo de estabilizar. Elas estão agrupando (pelo menos a essa distância), é isso que importa.

Abs.
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 12:16 pm

Delmo Lima escreveu:
Eu sou destro, puxo a corda com a mão direita, estou correto? Nesse caso qual seria a flecha ou o spine indicado para mim?

Teria que fazer vários cálculos e ainda assim é sujeito a falha. De toda forma, vc poderia começar tentando essas mesmas flechas que usa, só que sem cortá-las. Aí observa o resultado, se continuar dura mesmo em fulllength, vc pode tentar colocar uma ponta mais pesada, se ainda assim continuar dura, talvez o único jeito seja outra flecha, com spine maior (mais mole). Agora, se em full length elas estiverem moles, vc pode ir cortando aos poucos (coisa de 1/4 de polegada por vez) até ficarem na pinta.
De toda forma, antes de ficar fazendo ajustes, dá uma lida na seção "flechas" do fórum, nos tópicos sobre spine.
Aqui tem tbm algumas informações bem simples:
http://veraxservice.net/arch/tune.html
http://www.acsbows.com/bareshaftplaning.html

Só tem um detalhe, se sua forma de tiro ainda não é sólida e consistente, não te recomendo ficar preocupando com flechas ainda não. Mas se já for, aí realmente é hora de começar a ir mexendo nisso.

EVC escreveu:
Desencana e atira. A essa distância as flechas ainda não tiveram tempo de estabilizar. Elas estão agrupando (pelo menos a essa distância), é isso que importa.

Abs.

Amigo EVC, mas ele não citou a distância em que atira não!
EVC

MensagemAssunto: ""   Sab Mar 01, 2014 1:03 pm

Tem razão, li rapidamente e interpretei "6 a 8m".

Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 2:25 pm

Acabei de conferir a potência em libras do meu arco em uma balança de feirante (para os mais novos que não conhecem é igual a esta: http://www.preciolandia.com/br/antiga-balanca-de-mao-portatil-funcionan-7lxtq1-a.html#&panel1-1) e deu em torno de 16 kg, ou seja, 35 libras.
EVC: por coincidência vc acertou a distância em que eu atiro! Entre 6 a 8 metros, no corredor de casa. Antes que me critiquem: só atiro quando estou sozinho em casa. Vc escreveu:
''Desencana e atira. A essa distância as flechas ainda não tiveram tempo de estabilizar. Elas estão agrupando (pelo menos a essa distância), é isso que importa.''
A partir de que distância a flecha se estabiliza? Vou testar em distâncias maiores assim que for possível, mas acredito que realmente o spine esteja baixo. Neste link tem uma tabela da W&W e o spine indicado para o meu arco e com a minha puxada é entre 900 e 1000:
http://www.arcobrasil.com/t10172-review-flechas-ww-challenge-600
Obrigado pelas respostas! Abraços!

EVC

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 6:12 pm

Delmo, depende do tamanho das vanes mas eu diria que 15m é uma estimativa razoável. Sinceramente, a não ser que o TOC pegue pesado, eu desencanaria disso por enquanto.

Por "desencana" eu me referi ao fato de que a "tortura" pode ajudá-lo a melhorar sua técnica. Uma dica: não tente abrir os dedos, apenas os relaxe e a corda vai abri-los naturalmente e a largada tenderá a ser mais redondinha. As flechas, mesmo com spine errado, vão voar melhor e tender a acertar o alvo mais retas (ou menos tortas).
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 7:17 pm

EVC: eu tenho bom humor e felizmente não tenho TOC, rsrsrs... Tanto que além de trocar o rest original por outro e não obter bons resultados eu simplesmente arranquei o rest e comecei a atirar com a flecha apoiada no riser sem nenhuma mira (tiro instintivo?) e coloquei 6 flechas (em 2 alvos) QUASE UMA EM CIMA DA OUTRA! Conclusão? De agora pra frente só vou atirar assim... Very Happy 
EVC

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 8:02 pm

As flechas estão com penas naturais ou vanes de plástico?
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 8:31 pm

Fica na diagonal do alvo...ai elas pregam retas lá!

lol! lol! 

É bem isso que o EVC falou, não dá tempo de estabilizarem, erro na largada também pode ser...

Mas se tá agrupando tá bom...desencana e vai atirando.

Agora o detalhe: se estão agrupando mais a direita ESQUERDA de onde você mira, aí sim o spine tá muito baixo e elas estão duras (as flechas). Nesse caso você pode corrigir isso inclinando um pouco o arco para a esquerda, a lamina de cima tu inclinaria mais para esquerda.  

abcs

Fly

Última edição por Fly em Sab Mar 01, 2014 10:45 pm, editado 1 vez(es)
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 9:14 pm

EVC: esqueci de comentar. Não gosto das flechas de alumínio da Velox, me parecem ser bem fracas, mas eu só consigo bons tiros com elas (Silver 700). São vanes de plástico...
Fly: vc escreveu: ''Agora o detalhe: se estão agrupando mais a direita de onde você mira, aí sim o spine tá muito baixo e elas estão duras (as flechas). Nesse caso você pode corrigir isso inclinando um pouco o arco para a esquerda, a lamina de cima tu inclinaria mais para esquerda. ''. Pelo contrário, elas estão agrupando á esquerda do alvo...

Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Sab Mar 01, 2014 10:43 pm

Delmo Lima escreveu:
EVC: esqueci de comentar. Não gosto das flechas de alumínio da Velox, me parecem ser bem fracas, mas eu só consigo bons tiros com elas (Silver 700). São vanes de plástico...
Fly: vc escreveu: ''Agora o detalhe: se estão agrupando mais a direita ESQUERDA de onde você mira, aí sim o spine tá muito baixo e elas estão duras (as flechas). Nesse caso você pode corrigir isso inclinando um pouco o arco para a esquerda, a lamina de cima tu inclinaria mais para esquerda. ''. Pelo contrário, elas estão agrupando á esquerda do alvo...

Então incline o arco para a direita...

...eu me equivoquei...elas estão duras mesmo.

Se estivessem moles é que iriam para a esquerda.

Se vão pra direita estão duras.

Procure filmar suas largadas.

abcs

Fly

Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Seg Mar 03, 2014 7:40 pm

Eu sou persistente e não me falta paciência... Eu coloquei o rest da Cartel e consegui o ajuste no sentido vertical. As flechas estão ficando na mesma altura, porém agora inverteu a posição na horizontal. As pontas estão ficando deslocadas para a direita e os nocks para a esquerda.
Já li que nesse caso se o rest for deslocado para a esquerda isso pode ser corrigido. Como o rest é colado e fixo eu pensei em cola-lo com 2 fitas dupla face, para que ele se desloque para a esquerda. Qual a opinião de vocês?
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Seg Mar 03, 2014 7:43 pm

Agora suas flechas estão se comportando como moles rsrsrs

Vc pode fazer isso sim, vai afastando o rest até elas se ajeitarem. As fitas tem a vantagem de poder tirar depois caso precise.

Abc
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Ter Mar 04, 2014 4:23 pm

A novela continua, rsrsrs... Coloquei mais uma fita dupla face e as flechas continuaram com os nocks inclinados para a esquerda...
Retirei a segunda fita dupla face e colei um pedaço de couro no rest e....os nocks voltaram a se inclinar para a direita Mad , rsrsrs...
Conforme eu escrevi antes, paciência não me falta... Vou remover tudo e lixar o pedaço de couro até que a flecha entre perfeitamente alinhada no alvo....
geekslack

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Ter Mar 04, 2014 5:19 pm

Tentou ajeitar o noc point?
As minhas estavam saindo bem a direita e acima de onde mirava, levantei o noc point e resolveu.

Flechas PSE Carbon Force Radial X Weave STL Hunter 400

"A vida é como um arco, quando a tensão está ao máximo, quer dizer que ela vai te jogar pra frente com toda força e velocidade, como uma flecha."
Delmo Lima

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Ter Mar 04, 2014 5:46 pm

geekslack: será que mudar o nock point pode influenciar no sentido horizontal do tiro?
geekslack

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Ter Mar 04, 2014 6:10 pm

Delmo Lima escreveu:
geekslack: será que mudar o nock point pode influenciar no sentido horizontal do tiro?

Em teoria não, mas como as flechas são de spine 700, que são bem moles, talvés ajude a ao menos melhorar.

Flechas PSE Carbon Force Radial X Weave STL Hunter 400

"A vida é como um arco, quando a tensão está ao máximo, quer dizer que ela vai te jogar pra frente com toda força e velocidade, como uma flecha."
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Ter Mar 04, 2014 7:07 pm

Delmo Lima escreveu:

Se o nock point estiver muito baixo, pode levar a essas alterações, pq o rabo da flecha bate no riser e ela desvia a trajetória. Mas pouca coisa, se ela tiver desviando muito, é mais provavel ser o spine mesmo.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Qua Mar 05, 2014 1:58 pm

Os problemas podem ser varios. Recurvos sem button tem comportamentos mais extranhos. Igualmente todos os ajustes sempre tem que ser feitos com a flecha sem as vanes. E a unica forma de ser preciso. Com certeza se aumentar a distancia de tiro vai ver diminuir a inclinação da flecha pois a vane vai corregir ela (por isso se usa a flecha sem vane para fazer o ajuste). como a win & win tem vanes pequenhas demora mais tempo para estabilizar a flecha.

Abs

http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Desvio de flechas   Hoje à(s) 6:23 am

Desvio de flechas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» As Flechas de Prata, ORIGINAIS, andando em Nurburgring...
» desvio para a direita sem mãos
» FLECHA DE PRATA - Mercedes-Benz W196 1954/1955

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: