ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Riser de encaixe sem parafusos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rauppy

MensagemAssunto: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 2:33 am

Pessoal sou bem novo no fórum, e estou querendo produzir meu primeiro arco sério (de bambu quando criança, e meu ultimo em pvc não contam muito). Já estou no meio do processo de fabricação das lâminas, que segundo cálculos terão entre 50 e 60 libras, em fibra de vidro laminada em processo ainda secreto (não sei se dará certo, se funcionar eu divulgo aqui), arco recurvo de 60".

Mas estou com um grande problema com o Riser, já converti vários desenhos encontrados aqui e no google para DWG, fiz e refiz calculos e desenhos e não consigo encontrar uma forma de fazer um take down sem parafusos no estilo dos Velox Senior, Junior e Alpha, em todas as minhas projeções irá partir a madeira por mais forte que seja na região onde a lâmina ficará tracionada. Se eu fizer em bloco único de fibra de vidro talvez funcione, mas ainda não possuo conhecimento para tal feito.

Então direto para a pergunta: Alguem poderia me dar dicas de como fixar as laminas no interior do Riser sem risco de trincá-lo?
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 7:39 am

Dá pra fazer um limb pocket de aluminio e parafusar no riser com parafuso transpassando a madeira!!
rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 3:16 pm

Obrigado fabiomic, mas acho que não entendi o que foi dito. seria +- isto?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 3:27 pm

Seria quase isso:

rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 3:31 pm

Ok, entendi, mas não é isso, a forma de fibra de vidro que estou trabalhando, utilizando métodos novos não permite furos ou recortes (inclusive final da lamina ainda estou pensando como colocar a corda). Teria que ser algo como os arcos velox mesmo, como esta empunhadura, porém em peça ou em até 3 laminas de madeira não consegui encontrar solução para as laminas não quebrarem o riser. Nunca vi se dentro deste riser da velox tem alguma destas pocket limb, mas com 35 libras acho que não tem o problema das 60 libras do meu projeto.

assim:

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 5:02 pm

rauppy escreveu:
Ok, entendi, mas não é isso, a forma de fibra de vidro que estou trabalhando, utilizando métodos novos não permite furos ou recortes (inclusive final da lamina ainda estou pensando como colocar a corda). Teria que ser algo como os arcos velox mesmo, como esta empunhadura, porém em peça ou em até 3 laminas de madeira não consegui encontrar solução para as laminas não quebrarem o riser. Nunca vi se dentro deste riser da velox tem alguma destas pocket limb, mas com 35 libras acho que não tem o problema das 60 libras do meu projeto.

assim:

Já fiz 04 risers de madeira, um está num composto artesanal já pronto, um empenou pq a madeira estava meio verde, o outro quebrou bem no meio quando estava na prensa pra colocar os cabos e corda e o último até o momento está ok foi feito com madeira de garapeira, madeira muito boa densa e forte e tbm difícil de trabalhar com ferramentas simples, todos esses risers são para compostos!

Usando madeira boa acho que é possível sim fazer um riser conforme esse modelo, mais espesso nas áreas de maior tração. Como seriam feitas essas projeções para saber se parti ou não a madeira? Pq não pode furar a lâmina ou fazer as ranhuras para o encaixe da corda?

megaseba

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 5:11 pm

Cara o tipo de encaixe que voce quer fazer num arco de madeira acho bem complicado. Ao meu ver a melhor forma de fazer isso vai ser colocando um suporte metalico presso na madeira e ai sim encaixar a lamina dentro deste suporte.
De outra forma acho dificil que a madeira aguente sobre tudo umas 60 libras.

Ve a foto do punho que postaram que tem um parafuso, a ideia e a mesma so que teria por cima uma tapa metalica. O parafuso pode ser uma boa so para manter a lamina no lugar (sem furar ela)

Abs

http://www.spinarchery.com.br
rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 5:14 pm

Fiz desenhando no autocad, a partir do desenho vi a expessura de madeira na área tracionada do riser, encontrei espessura maxima possível de 1cm (mais que isso fica desbalanceado e com risco grande de não ficar alinhada a corda, além de uma empunhadura estranha). Calculei o momento fletor nesta área e verifiquei com a resistencia de diversas madeiras facilmente encontradas em minha região.

A fibra de vidro utilizada ainda está em processo de testes em uma universidade (por isso não posso especificar como ela é, depois de publicado artigo posso dizer como foi feito). Mas enfim o uso dela é para construção civil, trabalha com resistência muito alta, alto modo de elasticidade embora ainda com boa rigidez, e qualquer falha/diminuição de seção pode ocasionar uma falha grave e possíveis ferimentos no usuário. (não vai lascar ou quebrar, vai explodir em lascas para todos os lados, por isso é importante ser material sólido, sem buracos).

Megaseba:

Já pensei em fazer isso, mas dai não utilizaria uma madeira maciça, teria que laminar, mas neste caso acho que realmente funcionaria, seria só deixar 3cm mais comprido que a entrada da lâmina, e colocar um parafuso transpassando nesta parte, segurando a parte de cima da chapa, e coberto com outra lamina de madeira. Porém o Riser ficará com 60cm de comprimento, contra os 54cm atuais. Dará muita diferença? e também vai aumentar espessura do mesmo causando o desbalanceamento (porém isto é teórico, se uma lamina ficar 1cm mais recurva que a outra já se foi a teoria).

Enfim utilizando este método, dará muita diferença uma empunhadura com 1cm a mais de diametro, e um riser com esses 6cm a mais?

Alex Lima

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 5:29 pm

rauppy

muito cuidado hein ... segurança em primeiro lugar.

vc está calculando 60# a quanto de puxada?

ou as lâminas suportarão no máximo 60 ???

e uma dica: já existe no mercado produtos específicos para este fim, já testados e aprovados por muitos e muitos anos....

Se esse é um produto em desenvolvimento para construção civil, será mesmo que se aplica ao esporte?

Minha intenção é única e somente de ajudar e te estimular a elaborar sim seu projeto, contudo com máxima atenção aos detalhes, por mais banais que possam parecer, são esses detalhes que fazem toda diferença em um projeto.

Abs

Sight Scope 5-Pin 6061-T6 Aluminum - Black
New QAD Ultra Rest Hunter - Black
rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 5:54 pm

Calma não serei louco de meter a cara do lado da corda, vou testar a distancia as lâminas, 60# (pq # para libras?) será o máximo, o material irá suportar mais 10 a 15 de força porém sem se mover, na transição entre elástico e plástico. Mas é claro que se no teste ele quebrar a 60 libras irei migrar para a fibra pura como o resto do pessoal. É apenas um teste, pois se der certo terei lâminas com resistência muito parecida com as reforçadas com carbono, custando nem 10% do carbono.

De acordo com as características de resistencia a tração, compressão, torção, modulo de elasticidade e durabilidade creio que se não testar o material para este fim estaremos jogando uma boa oportunidade fora.

Mais umas 4-5 semanas já poderei postar os resultados, fotos e como fazer se der certo, ou se nao der só aviso que não é para fazer...hehe

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 6:10 pm

O único riser que encaixa as lâminas sem parafusos que eu vi que prestasse até hoje, é o riser de arcos one piece  Twisted Evil kkkkkkkk
rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 6:19 pm

Bruno Garcia, sério isso? pensei que estes velox eram bons (só vi vídeos, nunca vi um arco destes, se visse seria fácil reproduzir). Se forem ruins mesmo vou ter que pensar em outra solução ou ser o primeiro a fazer um arco de encaixe sem parafuso bom. XD

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 6:30 pm

rauppy escreveu:
Bruno Garcia, sério isso? pensei que estes velox eram bons (só vi vídeos, nunca vi um arco destes, se visse seria fácil reproduzir). Se forem ruins mesmo vou ter que pensar em outra solução ou ser o primeiro a fazer um arco de encaixe sem parafuso bom. XD

Sério sim. Se der uma corrida de olho aqui no fórum, vai ver vários relatos de velox que quebraram as lâminas justamente por esse motivo. Óbvio que não são todos. Vários estão aí funcionando até hoje (principalmente os das gerações mais antigas, em que a fibra de vidro é de melhor qualidade).

Existe um outro tipo de takedown, que o encaixe é no riser, mas é extremamente trabalhoso:

rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Ter Jan 21, 2014 6:37 pm

Obrigado Bruno. Vou mudar o projeto para utilizar parafusos, vou precisar repensar as lâminas.

Não sei ainda como funciona o fórum, mas aqui o assunto já encerrou

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Qua Jan 22, 2014 11:42 am

Os novos arcos take-down da BEAR funcionam assim.

As lâminas se encaixam em um pocket especial sem parafusos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Procure no google pelo antigo arco take-down da Bear, chamado Minuteman; Ele também não usava parafusos.

Enfim...Isso não é novidade. Dá uma pesquisada que você achará muitas referências.

Rafael.

rauppy

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Qua Jan 22, 2014 1:00 pm

O problema não era criar algo sem parafuso e sim criar algo caseiro, estes são difíceis de fazer, precisam medidas exatas e calculos precisos. Fazendo um Riser na mão com serra e lixa não será possível. Vou fazer o comum com parafusos e com o tempo vou trabalhando em meios para fazer um sem parafusos e sem nenhuma barra de aço para suporte/sustentação.

A forma que pretendia fazer era como os velox, mas já me informaram que não são muito bons, então abandonei o projeto. Provavelmente o problema com laminas trincadas ocorre por ficar alguma folga, então toda a força fica concentrada numa unica regiao.

Este que voce me enviou gostei muito do sistema, mas com metade da lâmina já pronta não é possível mais. Próximo arco farei inteiro para só o proximo utilizar esse método de encaixe de riser e não de laminas (quando tiver ferramentas ou opções para conseguir fazer)

Nanado

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Qua Fev 05, 2014 11:03 am

Sou novo na arqueiria e neste forum, pensando na forma de fixar as laminas no riser lembrei daquelas fivelas de pressão que eu usava no cinto do uniforme da escola, é uma forma simples de fixar, no caso do cinto a fivela morde o cinto mas penso que é possível ajustar para apenas prender a lâmina sem danifica-la, pois diferentemente do cinto, que exerce uma tração a lâmina apenas pressionaria a fivela.
Como não tenho experiência, gostaria das considerações de vocês, pois também estou construindo um arco caseiro e se for possível utilizarei esta fixação, caso contrário vou fixar com parafuso mesmo.
Há propósito, existe uma furação padrão para fixar as lâminas?

Nando (meu id no forum ficou com erro na digitação - nanado)
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Qua Fev 05, 2014 11:12 am

Nanado escreveu:
Sou novo na arqueiria e neste forum, pensando na forma de fixar as laminas no riser lembrei daquelas fivelas de pressão que eu usava no cinto do uniforme da escola, é uma forma simples de fixar, no caso do cinto a fivela morde o cinto mas penso que é possível ajustar para apenas prender a lâmina sem danifica-la, pois diferentemente do cinto, que exerce uma tração a lâmina apenas pressionaria a fivela.
Como não tenho experiência, gostaria das considerações de vocês, pois também estou construindo um arco caseiro e se for possível utilizarei esta fixação, caso contrário vou fixar com parafuso mesmo.
Há propósito, existe uma furação padrão para fixar as lâminas?

Nando (meu id no forum ficou com erro na digitação - nanado)

Que isso não teremos problema nenhum e te chamar de nanado!!!!

Esqueça a fivela de cinto, use os parafusos mesmo e como é arco artesanal pode furar da melhor forma possível (a mais segura)!!!!
Ex Inferis

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Qui Fev 06, 2014 4:20 pm

pelo que li e acho que entendi, voce quer fazer a mesma estrutura sem parafusos
que o arco "barnett lil sioux bow" utiliza:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Minha filha tem um. Fortinho até.
As laminas são de metal, retas... e elas são encaixadas dentro
do Riser. Que é oco nas extremidades.

Mas o riser é uma peça unica. Um tipo de bloco de plastico muito duro,
com acabamentos em borracha.

Funciona bem. porque a corda gera uma tensão muito grande entre
as laminas, deixando o sistema bem fechado.

É isso que esta fazendo???
faça ai o Riser de aluminio logo e boa.
madeira não vai prestar não... OU um tipo de plastico ABS, ou outro.

http://www.criminalcafe.com/forum.php
Nanado

MensagemAssunto: fixação das lâminas do recurvo   Seg Fev 10, 2014 11:35 am

Meu primeiro riser está quase pronto, gostaria de saber se existe uma furação padrão para fixar as lâminas.
megaseba

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Seg Fev 10, 2014 2:21 pm

Nanado escreveu:
Meu primeiro riser está quase pronto, gostaria de saber se existe uma furação padrão para fixar as lâminas.

Existe sim.

me envia um email para [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que chegando em casa tiro a foto de uma lamina do SF Optimo com todas as medidas dela.

Porque a furação que tem o no optimo e a mesma do jandão, Samick, Core archery, Striker, Soma e outra penca de marcas que fazem arcos escola.

Ai pelo menos te fica um padrão.

Abs

http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Riser de encaixe sem parafusos   Hoje à(s) 10:18 am

Riser de encaixe sem parafusos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tipos de Parafusos
» Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
» Porcas e parafusos carenagens depósito
» Parafusos NOVA ECO 0km
» Parafusos Anodizados de Titânio e Alumínio em PT

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: