ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Morosidade da RD Arqueria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 1:44 pm

Boa tarde pessoal,

não sei se este é o lugar certo para postar, mas confesso que fiquei chateado com o processo de compra na RD arqueria.
Primeiro pedem para você preencher uma ficha cadastral que deve ser impressa, assinada, digitalizada e reenviada...apesar de burocrático para os dias atuais, até ai tudo bem.
Fui muito bem atendido por telefone, expliquei que faço arcos e tenho uma cliente interessada em flechas com penas naturais e como não as produzo, precisava de um fornecedor e tinha pressa, precisava até quinta agora, 28-11.
Mandei um e-mail com os dados solicitados na quinta passada, perguntando se poderiam me passar logo os dados bancários e preço com frete para que eu pagasse logo e neste caso se poderiam me enviar no dia seguinte e recebi um e-mail em resposta dizendo que o processo deles é mais demorado, mas que me passariam o orçamento até o final do dia 22 (sexta).
Ainda aguardo o orçamento...
Não queria comprar da Velox por carência de informações a respeito de spine, etc, mas estou inclinado a fazê-lo e morrer num caro SEDEX e mesmo assim creio que não dará tempo.
Enfim...complicado...
http://www.clebermedeiros.com
TRC

MensagemAssunto: morosidade   Ter Nov 26, 2013 2:03 pm

Envie MP para a RDarqueria aqui pelo forum e reclame.
Fiz isso e rapidamente fui atendido.
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 2:39 pm

Nem precisou, foi postar no forum e ser atendido, chato isso...
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 2:42 pm

Estou bem chateado e propenso a desistir da compra, recebi agora o orçamento faltando um item e com previsão de até 48 horas úteis após a confirmação de pagamento.
Vou declinar e pedir da Velox mesmo.
Guaraci Fiorini F. Neto

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 3:04 pm

Também já pedi o preço de alguns itens e o custo do frete e levou mais de uma semana para ser atendido. Sem falar no tal cadastro. Se continuarem assim, é mais rápido e barato importar do que atender todo esse procedimento para comprar alguma coisa.
mateusw

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 4:07 pm

Sei bem o que é isso, quando comprei meu Samick Sage ele veio sem corda, como eu queria uma corda para poder levar o arco junto para uma represa que eu estava indo no final da semana, entrei em contato com a RD e paguei quase o mesmo valor da corda só no Sedex, mas dai até passar o prazo do orçamento, ficha cadastral, até eles identificarem o deposito, e até fazerem o envio, a encomenda que eu paguei carro por um sedex e que eu tinha pressa veio só no meio da outra semana...

Acho que já ta na hora deles investirem numa loja virtual onde o cliente faz o cadastro na hora, adiciona os itens no carrinho, calcula o frete automaticamente, e realiza o pagamento com cartão de crédito de maneira que a confirmação do pagamento venha em poucos minutos. E então eles deveriam se responsabilizar em despachar o produto para transportadora ou correios em menos de 24 horas.

Pois os preços deles estão longe dos mais baratos, mais todo esse procedimento burocrático e demorado... fica complicado, vale mais a pena importar por conta que é menos incomodo.

-> TradTech Black Onyx 15" ILF Riser  + recurve ilf limbs 56" 55#  + longbow ilf limbs 60" 60#
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 4:59 pm

Pedi na Velox,
amanhã de manhã eles estarão me mandando por SEDEX.
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 8:18 pm

caraio.....eu sabia que nao era o unicoooooooo!!!!!realmente vcs tem
razao...quanto ao atendimento por telefone o pessoal e muito gentil....
agora , depois disso a minha paciencia e do tamanho de um grao de areia
[droga].....eles precisao mudar isso urgente.................................
Saulowinter

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 10:16 pm

mateusw escreveu:
Sei bem o que é isso, quando comprei meu Samick Sage ele veio sem corda, como eu queria uma corda para poder levar o arco junto para uma represa que eu estava indo no final da semana, entrei em contato com a RD e paguei quase o mesmo valor da corda só no Sedex, mas dai até passar o prazo do orçamento, ficha cadastral, até eles identificarem o deposito, e até fazerem o envio, a encomenda que eu paguei carro por um sedex e que eu tinha pressa veio só no meio da outra semana...

Mesma história pra mim. Importei um sage e fiz o pedido das flechas na RD no mesmo dia. UMA semana até finalmente conseguir passar por todos os passos e conseguir fazer o depósito [me deram número da conta incompleto... boa...]. AÍ qdo finalmente eu achava que tinha passado a pior parte, lembram de me falar que tinha de fazer um cadastro, IMPRIMIR, completar, assinar, scannear e mandar pra eles [todo mundo tem impressora e scanner em casa?]. Legal falar isso só depois de eu já fazer o depósito, hein...
Aí começou a lenga-lenga de quase 2 semanas pra fazer míseras SEIS flechas e enfim enviar. Foi o dinheiro de SEDEX mais bem aplicado que eu já fiz...

Curiosidade: O Samick Sage eu fiz cadastro na lancaster em 3 minutos, comprei, falei com o vendedor online que eu queria o nock point e silenciadores instalados na corda e o rest na janela, se podiam fazer isso. Isso eram 13:30 da tarde.
Às 16h atualizaram o status da minha compra para ENVIADO. Em DUAS HORAS E MEIA eles recortaram o rest de pelo direitinho no tamanho da janela e colaram, colocaram o nock e silenciadores, encaixotaram tudo e despacharam.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 11:04 pm

Comigo, foi tudo muito rápido, na primeira compra fiz o cadastro e já paguei no mesmo dia, no dia seguinte o arco foi enviado, tive problema com o hard Hunter, ai mandei o arco de volta, peguei outro paguei e me mandaram mesmo antes do hard Hunter chegar para eles. Fiz a compra em 04/2013

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
mateusw

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 11:14 pm

Só queria ressaltar que nunca fui muito mal atendido por eles, muito pelo contrario, é difícil achar lojas com atendimento assim. E nunca vi um produto no catalogo deles que fosse ruim.

O único problema é essa demora no processo da compra, mas nada que ele não possam melhorar. Claro que não é com todos, como o dbc acabou de comentar.

-> TradTech Black Onyx 15" ILF Riser  + recurve ilf limbs 56" 55#  + longbow ilf limbs 60" 60#
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 11:28 pm

Quando comprei lá fui bem atendido também, apesar da demora em me retornarem.

Talvez por uma mesma pessoa acumular várias funções.

Se o Raul e seus sócios investirem em uma loja virtual além de agregarem mais clientes, ainda economizariam em mão de obra.

abcs

Fly

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Ter Nov 26, 2013 11:32 pm

O que falta pra eles é criar uma loja virtual. Iria facilitar muito as coisas, e com ctz satisfazer a clientela. Eu já comprei com eles um livro, demorou em torno de 1 semana o processo. Como eu não estava com pressa, pra mim foi tranquilo, mas se fosse um equipamento mesmo eu iria ficar doido esperando. Mtas vezes a gnt paga mais por um sedex que chega uns 3 dias antes, imagina um atraso de 1~2 semanas a diferença que faz.
clebao

MensagemAssunto: rd   Ter Nov 26, 2013 11:52 pm

Eu compro direto lá...arco,flechas, ponteiras, luva...demora um pouco mesmo e acho que poderiam melhorar isso, mas tudo chega certinho e são confiáveis.
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Qua Nov 27, 2013 12:25 am

Não estou colocando em jogo a credibilidade deles, inclusive só os procurei devido as referências do próprio fórum. A questão é que algumas pessoas como eu e o Manoel Pedro Farinha fabricamos arcos e temos clientes que exigem que cumpramos prazos e quando dependemos de fornecedores eles também devem cumprir os prazos estabelecidos ao invés de só lembrarem da gente no terceiro e-mail ou telefonema.
Esta burocracia de cadastro também chega a ser engraçada, um preciosismo nos dias atuais em que cadastros eletrônicos e até e-mails são considerados documentos comprobatórios.
Não vai adiantar montarem lojas virtuais se o elemento humano continuar trabalhando na mesma morosidade, pois é uma pessoa quem verifica, empacota e despacha...
walter9999

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Qua Nov 27, 2013 1:43 am

Parece que a demora é com todo mundo, o que eu achei mais chato foi a demora para responder os e-mails, uma semana conversando com o cara lá, sendo que ele só respondia um e-mail por dia, e as vezes nem respondia tudo que eu perguntava, isso tudo daria para resolver em um dia, demorou muito, e eu não achei nada confortável para mim o processo de cadastro. Só para se ter ideia teve dia que eu só perguntei a disponibilidade das cores das penas, e só me responderam no dia seguinte, depois das 10hrs da noite.
EU gostei dos produtos, mas é difícil continuar comprando lá com essas demoras desnecessárias.

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Qua Nov 27, 2013 11:09 am

CLEBER MEDEIROS escreveu:
Boa tarde pessoal,

não sei se este é o lugar certo para postar, mas confesso que fiquei chateado com o processo de compra na RD arqueria.
Primeiro pedem para você preencher uma ficha cadastral que deve ser impressa, assinada, digitalizada e reenviada...apesar de burocrático para os dias atuais, até ai tudo bem.
Fui muito bem atendido por telefone, expliquei que faço arcos e tenho uma cliente interessada em flechas com penas naturais e como não as produzo, precisava de um fornecedor e tinha pressa, precisava até quinta agora, 28-11.
Mandei um e-mail com os dados solicitados na quinta passada, perguntando se poderiam me passar logo os dados bancários e preço com frete para que eu pagasse logo e neste caso se poderiam me enviar no dia seguinte e recebi um e-mail em resposta dizendo que o processo deles é mais demorado, mas que me passariam o orçamento até o final do dia 22 (sexta).
Ainda aguardo o orçamento...
Não queria comprar da Velox por carência de informações a respeito de spine, etc, mas estou inclinado a fazê-lo e morrer num caro SEDEX e mesmo assim creio que não dará tempo.
Enfim...complicado...
Depois me peguntam porque eu importo minhas flechas tradicionais no allwoodarrows.com , mesmo sendo mais caro q os vendedores brasileiros.

pietropetris

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Qua Nov 27, 2013 9:32 pm

Também fiquei chateado com a demora dos serviços, e principalmente com a questão da ficha de cadastro.

E ainda quando recebi as flechas, nos primeiros tiros duas delas descolaram as penas.

Flatbow caseiro (in memoriam)
RD Arqueria

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Sex Nov 29, 2013 10:43 am

Prezados arqueiros clientes, nós da direção da RD Arqueria somos muito exigentes com nossos processos, principalmente no que tange ao atendimento ao cliente. A perfeição é nossa meta e sua insatisfação é plenamente justificada. É nosso dever resolvermos estas questões o mais rápido possível.
Do lado de cá da tela, entretanto, a vida provavelmente é muito diferente do que vocês estejam imaginando. Não vou aqui discorrer sobre as dificuldades que um empresário do esporte enfrenta no Brasil, vou apenas pedir que, enquanto estamos enfrentando estas dificuldades e implementando as soluções, tenham mais um pouco de paciência.
Em caso de pedidos urgentes, prefiram sempre usar o telefone para esclarecer dúvidas (nos passem o número, que nós ligamos), ou mandem mensagem privada aqui no fórum. Não guardem sua insatisfação para quando já é tarde, nos informem (Beth, Eduardo ou Raul) durante o processo.

Esperamos que em breve vocês só tenham motivos para iniciar tópicos elogiando nosso trabalho.

Todas no Mortal!

CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Sex Nov 29, 2013 11:27 am

Conforme eu mencionei na postagem, eu fui muito bem atendido por telefone.
Acontece que deixei bem claro a urgência que eu tinha e fico chateado que não tenha sido dada a devida atenção, inclusive no sentido de falarem que não dariam conta de atender em tempo hábil, pois fizeram com que eu perdesse metade do tempo que eu tinha para cumprir com um compromisso que havia assumido com uma cliente.
Acredito que o investimento em uma loja virtual com sistema informatizado seja uma boa solução, mas conforme citei também, o elemento humano conta muito, não adianta ter um sistema que automatize tudo, se as pessoas que executam não derem conta da vazão física.
Há lojas prontas em que só se paga a hospedagem, eu mesmo estou montando uma destas e vale a pena, fica mais caro a longo prazo, mas são práticas, personalizáveis, baratas imediatamente e funcionais.
Também tenho problemas com prazos eventualmente, mas procuro estar em contato e compensar meus clientes por eventuais atrasos, que são bem menores que estes relatados pelos colegas.
Ainda pretendo comprar com vocês e talvez até estabelecer uma parceria futura, mas honestamente, só vou comprar algo que não tenha a menor urgência.
Abraço.
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Sex Nov 29, 2013 11:29 am

As críticas têm fundamento, mas creio que o pessoal da RD merece crédito. Eles desbravaram um mercado totalmente inóspito no Brasil e, imagino, as dificuldades são muitas. Com certeza facilitou o acesso de muita gente ao nosso esporte e isso é elogiável.
Da mesma forma, a postura madura mostrada aqui deixa evidente o profissionalismo e respeito ao cliente apresentados pelo Raul, Eduardo e companhia.
Portanto, creio eu, dar o voto de confiança é o mínimo que podemos fazer, aguardando pelas soluções prometidas.
collaco

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Sex Nov 29, 2013 11:52 am

A Lancaster Archery também começou pequena.

Não queiram comparar a loja virtual e a estrutura da Lancaster com a RD Arqueria. São décadas de diferença. Além de um país e cultura completamente diferentes.

No Brasil as coisas são morosas e desmotivantes para qualquer empresário honesto. Ninguém ajuda. Nem o povo, e muito menos o desgoverno. Se a RD está crescendo é por suor e dedicação de uma família.

Vendem ótimos produtos e fazem serviços que nenhuma loja no Brasil faz. Se o seu arco deu problema, a garantia é aqui, ao alcance do seu telefone. Um arco comprado no eBay você reclama com o Bispo. E se tem garantia internacional vai esperar, e muito.

O cadastro é necessário, afinal eles não vendem brinquedos nem palitos de picolé. Orçamentos e notas fiscais não são feitos em papel de pão e espetados em um arame no balcão. Tudo tem que ser feito corretamente. E isso leva tempo.

Se tem muita pressa, a Lancaster e a Fedex fazem uma ótima dobradinha para quem não tem pena do bolso. Chega na porta da sua casa em menos de cinco dias. Pode valer a pena se você tem um campeonato ou evento. Mas se não é para salvar o seu ranking, senta, espera, e toma um Rivotril.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
TRC

MensagemAssunto: demora   Sex Nov 29, 2013 12:19 pm

Creio que a RDarqueria melhorará o padrão do atendimento.
Sempre fui muito bem atendido, e, quando houve uma demora na resposta, usei MP do forum.
Meus pedidos não são urgentes, portanto, não há nada a reclamar.
É importante uma empresa como a RDarqueria, ela nos coloca os produtos ao alcance de um PAC e até Registrado.
É aqui pertinho ... como bem fala o mineiro ... um "tirinho" daqui. srsrs
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Seg Dez 09, 2013 7:36 pm

ola pessoal ....vou relatar a minha experiencia com a RDARQUERIA..e olha eu
tenho cadastro e compro ja alguns anos...nao com muita frequencia.
fiz dois contatos com eles pedindo se tinham determinado produto!no dia
19/11/13 me pediram para aguardar porque tinham acabado de receber as sua
importaçoes....e me ligariam?????bom esperei...esperei....e voltei a ligar novamente,
isso foi no dia 25/11/13 pedindo a eles ate quando eu teria q aguardar...por E-MAIL,
esperei...esperei...rsrsrsrsr....nao me lembro , mas demorou ++++ um pouquinho.rsrsr
liguei cobrando o orçamento, enviaram no dia seguinte 26/11/13....no dia seguinte
fui ao banco....NA BOCA DO CX...[fila de banco...vcs devem imaginar] mas fiz para
q o valor entrasse na HORA.....la eu de novo liguei..[porque estava sem internet,
morar nesse fim de mundo e foda...rsrsrs...ainda mais na epoca de chuva]informando
dos dados do deposito 27/11/13 as 10:46:45...isso so para nao esperar as 48 HORAS
de dias uteis....para depois embalar....e enviar...rsrsr....acho que passou dois ou tres dias
liguei..novamente se haviam recebido o deposito....me informaram que ainda o financeiro
NAO tinha informado ele [vendedor].....bom me restou esperar eles me informarem via
e-mail...ou por telefone o numero do despacho.....esperei...esperei...rsrsr...bom acho que
foi no dia 02/12/13 liguei cobrando, e eles me informaram que a empresa que coleta nao
tinha ainda passado o numero do despacho, ma que ja tinham despachado ,onde o vendedor me informou que foi no dia 29/11/13....liguei novamente ,dia 09/12/13 o vendedor gentilmente me informou o numero do despacho para q eu possa ir monitorando
por aqui[isso era para ele me enviar um e-mail???]...........................................rsrsrs
com o numero informado pelo vendedor,,,logo fui ao site do correios.com....e a supresa
o despacho foi no dia 02/12/13 as 18:15...???
ps; ISSO PORQUE EU TINHA UM COMPROMISSO COM UM CLIENTE DE EU ENTREGAR O ARCO DELE ANTES DO NATAL....RESULTADO!!!PERDI O CLIENTE...ELE NAO PODERIA ESPERAR
EU ESPLIQUEI A ELE....ACABEI CONCORDANDO COM O CLIENTE....PORQUE VOU TER QUE
ESPERAR...ESPERAR....+- 8 A 12 DIAS UTEIS O CORREIO ME ENTREGAR...brincadeira...rsrsr
.....VOCES TIRAM SUAS CONCLUÇÕES.........
O atendimento do pessoal e muito cordial...esse relato e para q eles possam melhorar
nessa questao....eu me ponho no lugar do comprador....porque eu sou um comprador
entao quando eu firmo com algum cliente......faz sol ou chuva eu VOU COMPRIR!!!!!!!!!!!
quando eles forem pontuais e ligeiros nessa questao aqui esposta....eu volto aqui e vou
dar meus PARABENS A ELES!!!!!!!!!!!....
um abraço a todos!

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Seg Dez 09, 2013 7:48 pm

manoel pedro farinha escreveu:
ola pessoal ....vou relatar a minha experiencia com a RDARQUERIA..e olha eu
tenho cadastro e compro ja alguns anos...nao com muita frequencia.
fiz dois contatos com eles pedindo se tinham determinado produto!no dia
19/11/13 me pediram para aguardar porque tinham acabado de receber as sua
importaçoes....e me ligariam?????bom esperei...esperei....e voltei a ligar novamente,
isso foi no dia 25/11/13 pedindo a eles ate quando eu teria q aguardar...por E-MAIL,
esperei...esperei...rsrsrsrsr....nao me lembro , mas demorou ++++ um pouquinho.rsrsr
liguei cobrando o orçamento, enviaram no dia seguinte 26/11/13....no dia seguinte
fui ao banco....NA BOCA DO CX...[fila de banco...vcs devem imaginar] mas fiz para
q o valor entrasse na HORA.....la eu de novo liguei..[porque estava sem internet,
morar nesse fim de mundo e foda...rsrsrs...ainda mais na epoca de chuva]informando
dos dados do deposito 27/11/13 as 10:46:45...isso so para nao esperar as 48 HORAS
de dias uteis....para depois embalar....e enviar...rsrsr....acho que passou dois ou tres dias
liguei..novamente se haviam recebido o deposito....me informaram que ainda o financeiro
NAO tinha informado ele [vendedor].....bom me restou esperar eles me informarem via
e-mail...ou por telefone o numero do despacho.....esperei...esperei...rsrsr...bom acho que
foi no dia 02/12/13 liguei cobrando, e eles me informaram que a empresa que coleta nao
tinha ainda passado o numero do despacho, ma que ja tinham despachado ,onde o vendedor me informou que foi no dia 29/11/13....liguei novamente ,dia 09/12/13 o vendedor gentilmente me informou o numero do despacho para q eu possa ir monitorando
por aqui[isso era para ele me enviar um  e-mail???]...........................................rsrsrs
com o numero informado pelo vendedor,,,logo fui ao site do correios.com....e a supresa
o despacho foi no dia 02/12/13 as 18:15...???
ps; ISSO PORQUE EU TINHA UM COMPROMISSO COM UM CLIENTE DE EU ENTREGAR O ARCO DELE ANTES DO NATAL....RESULTADO!!!PERDI O CLIENTE...ELE NAO PODERIA ESPERAR
EU ESPLIQUEI A ELE....ACABEI CONCORDANDO COM O CLIENTE....PORQUE VOU TER QUE
ESPERAR...ESPERAR....+- 8 A 12 DIAS UTEIS O CORREIO ME ENTREGAR...brincadeira...rsrsr
.....VOCES TIRAM SUAS CONCLUÇÕES.........
O atendimento do pessoal e muito cordial...esse relato e para q eles possam melhorar
nessa questao....eu me ponho no lugar do comprador....porque eu sou um comprador
entao quando eu firmo com algum cliente......faz sol ou chuva eu VOU COMPRIR!!!!!!!!!!!
quando eles forem pontuais e ligeiros nessa questao aqui esposta....eu volto aqui e vou
dar meus PARABENS A ELES!!!!!!!!!!!....
um abraço a todos!

Fico triste em ver q vc passou por esses problemas manoel, quem é um simples comprador muitas vezes não entende que quem produz e vende pros seus clientes tem prazos a cumprir. E fico mais triste ainda de ver que por causa disso você perdeu seu cliente. Espero que o pessoal da RD possa aprender com essas falhas e melhorar cada vez mais. Já é tao difícil ver vendedores de produtos de qualidade aqui no brasil, é mto ruim ver q está havendo problemas por uma questão de pura logística e organização por parte deles.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Morosidade da RD Arqueria   Hoje à(s) 12:00 am

Morosidade da RD Arqueria
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: