ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Notch Danificado - Novato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sormach

MensagemAssunto: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 3:29 pm

Bom dia Pessoal,

sou novo no pedaço, tenho este arco a um ano, porém pratiquei pouquíssimas vezes devido a alguns problemas que tive esse ano, estou pegando firme nele desde o mês passado, construí um alvo bem grande para praticar, e recentemente percebi uns problemas e agora peço ajuda de vocês mais experientes.

Tenho um arco que comprei no website da arqueria.com:

modelo: Arco e flecha Composto Hoover Catfish 25-35 LBS Carbon

não comprei com intuito de pesca rsrs, mas foi oque o orçamento deu, a primeira duvida é.

Este arco é voltado somente para pesca ou pode ser usado normalmente para tiro ao alvo?

A segunda pergunta se formou depois de começar a utiliza-lo, o "notch" das flechas estão danificando, e com certeza a minha falta de experiencia é que está causando isso :B, de acordo com o que li nas instruções a flecha deve ser atirada com o notch vermelho para a esquerda(horizontal), mas em consequência o notch inferior, é danificado pois entra em contato com o suporte do arco.

uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto segue abaixo o que está ocorrendo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

por favor colegas, oque estou fazendo de errado?

agradeço a atenção e a ajuda de todos,
Atenciosamente
*Sormach*
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 3:54 pm

Notch seriam as vanes? rsrs
De toda forma, pelo desenho, vc está apoiando a flecha no parafuso do rest. Ela deve ser apoiada no rest propriamente dito (essa coisa preta na ponta do parafuso)

TRC

MensagemAssunto: vane   Ter Out 22, 2013 4:58 pm

O Bruno tem razão.
A vane inferior parece que está pegando em alguma coisa.
O rest do arco é igual ao que ele postou, não?
Sormach

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 7:17 pm

Obrigado pela resposta pessoal

exato é a vane inferior, como imaginava eu estava utilizando o rest de maneira errada, vou testar amanhã desta nova maneira e tento postar os resultados Smile obrigado
Joseph A.N.M.

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 7:22 pm

Caro amigo sormac. Comprei meu arco na arqueria.com.br tb. Apenas vou corrigí-lo em alguns aspectos. As penas da flecha são chamadas de Vanes se forem deste material semelhante a uma borracha, ou Feathers se forem feitas de penas de aves por exemplo. Acredito que você esteja querendo se referir a elas. Smile Para solucionar seu problema quanto ao desgaste destas "vanes" vamos a origem do problema:

Sobre o apoio da flecha. Ele se chama rest. O meu arco, mesmo sendo diferente do seu, tb veio com este modelo de rest. Porém ao ver a foto que você postou cheguei a ficar pasmo. Shocked  Você utiliza o arco exatamento como postou na foto? Se sim, erga as mãos pro céu por você não ter cravado uma flecha quebrada na sua mão. Meu amigo a correta posição deste rest é assim, encostado na "parede do arco", chamado de riser:
Para instalar desta maneira remova seu rest, remova a porca, insira o rest sem porca e gire até que ele chegue ao final. A porca você colocará pelo outro lado. É uma pena que eu não tenha feito fotos do meu arco com este modelo de rest. Mas como vi que você está disposto, faça estas modificações e tire novamente uma foto do seu arco com uma flecha apoiada no rest.

Não atire mais nenhuma flecha desta maneira que você fotografou.... affraid 
EVC

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 7:43 pm

Joseph A.N.M. escreveu:
Meu amigo a correta posição deste rest é assim, encostado na "parede do arco", chamado de riser:
Não necessariamente encostado: depende do quão larga é a janela do arco.

No seu caso a janela é bem estreita então o rest encostado no riser faz sentido. Mas no caso do composto da primeira foto a janela é mais larga e aí o rest pode (deve) ficar mais para dentro.

Como mencionaram em outro tópico, deve ser alinhado com a corda ou um pouco à esquerda (para arco destro).

Abs.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 7:47 pm

Se vai ficat encostado ou nao com o riser, vai depender do tamanho da janela do arco, o correto é que ele fique alinhado com a corda e a ponta da flecha, e depois ser ajustado conforme necessario, tipo flechas moles vc afasta ele do riser, flechas duras vc aproxima do riser, se eles estiverem com spine exato vao ficar bem no meio alinhada com a corda ou muito proximo disso.

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
TRC

MensagemAssunto: rest   Ter Out 22, 2013 9:42 pm

Amigo Sormarch
Os companheiros acima já deram toda a dica necessária para o seu arco.
Você já viu que a flecha apoia na ponta do rest.
Outra coisa, segure o arco na vertical e verifique a posição da ponta do rest com a flecha colocada sobre ele ......... a flecha precisa estar bem no alinhamento da corda.
matos

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Ter Out 22, 2013 9:58 pm

uma dica valiosa que foi passada quando fiz o curso de instrutor    ...antes de começar a atirar procura ler sobre os conceitos que vao ajudar em muito ....     isso serve nao so para o arco mas como muitas modalidades

meu filho tem um arco deste e a regulagem que vc deve deixar é que a base do rest ficara de 4mm a 6mm da parede interna do rise para dar alinhamento com as laminas e o rise aparecendo que a fecha fica reta e nao para os lados

veja que nao é so isso o necessario para se regular um equipamento, tem outros itens tbem
Sormach

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Qua Out 23, 2013 12:58 am

Realmente galera muito obrigado pela atenção de todos e até mesmo a preocupação Smile.

sim sim acredito que dei sorte, fiz o que vcs mencionaram rosquiei o rest para fica alinhado de acordo com a linha do arco e bem proximo ao rise.

simulei uns testes como se a flecha estivesse sendo atirada para verificar seu trajeto, a vane inferior encosta levemente nessa "aba" do rest e acredito que ela faça um giro.

amanhã como mencionei vou postar algumas fotos para verificar se o procedimento é esse mesmo.

abraços a todos e muito obrigado Smile
EVC

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Qua Out 23, 2013 6:41 am

Sormach escreveu:
simulei uns testes como se a flecha estivesse sendo atirada para verificar seu trajeto, a vane inferior encosta levemente nessa "aba" do rest e acredito que ela faça um giro.
Não é tão simples. A flecha rabeia quando você larga, desde que o spine dinâmico esteja correto. Ih, complicou?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Note que as vanes passam longe do rest. Eu estou presumindo que você dispara com os dedos e não com um gatilho, então o comportamento com seu composto é similar ao do recurvo. Se o spine da flecha estiver correto a sua técnica estiver razoável, a flecha deveria se comportar de modo parecido com o vídeo. Alinhe o rest de modo que a flecha fique centralizada ou com a ponta ligeiramente à esquerda.

Veja as páginas 2 e 3 deste guia:
Joseph A.N.M.

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Qua Out 23, 2013 12:26 pm

Compre um rest do tipo drop away, procure nos classificados ou mesmo no mercadolivre, rests das marcas QAD ou RIPcord.  E não mais terá problemas de vanes amassadas Very Happy

Veja que interessante o seu funcionamento!!!
Tenho ele e aprovo Razz

Pode até ser considerado caro, para um iniciante. Mas acredite, além de economizar com vanes, ainda terá mais conforto em armar o arco. Pois a flecha não cairá do mesmo.

Dos acessórios que comprei, o rest QAD foi o primeiro.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Notch Danificado - Novato   Hoje à(s) 7:39 am

Notch Danificado - Novato
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Veículo entregue danificado, pintura enrrugada, faltando rodas de liga leve, etc
» NOVATO NO PB
» Novato no mundo das duas rodas!
» Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento
» Sacando um bujão do carter danificado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: