ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Sobre grip

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
EVC

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Dom Mar 30, 2014 9:44 pm

Tive um bom resultado com Sugru mas adicionei uma quantidade pequena. Ele é bem rígido; pelo menos a bolinha que fiz com o que sobrou era bem rígida.

Eu experimentei esse Sugru genérico com amido de milho (Maizena) mas não gostei muito. Fora o cheiro forte, é mais difícil de trabalhar com ele porque fica pegajoso. Quando cura até fica bem rígido. Mas ainda prefiro o original, que não é tão caro assim e é fácil de trabalhar.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Seg Mar 31, 2014 3:53 am

Sim, o sugru é o melhor.
Vou testar a resina termoplástica porque ela permite reutilização (basta voltar na água quente) e enquanto não conhecer melhor essa questão do grip ideal, todo e qualquer teste será na base da tentativa e erro.

No fim de semana, atirei 30m e 50m com o grip improvisado com lápis. Agrupamentos bastante consistentes, mas chega um momento que o local onde é feita a pressão na palma da mão começa a doer (após cerca de 120 tiros). E quando começa a incomodar, os tiros começam a desagrupar. Ainda não é o ideal mas acredito que seja o caminho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sds.
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Seg Mar 31, 2014 9:54 pm

Ruy,

Só vi o material que você tinha postado sobre Grip ontem, e cara me ajudou muito, OBRIGADO.

Eu instintivamente fazia o Grip alto, e tinha dificuldades com isso; Então resolvi tentar a sugestão do material dita como a mais simples e fácil (Low Grip) apoiando o arco com a palma da mão e inclinando o pulso um pouco para cima, dessa maneira até a angulação do meu cotovelo melhorou, nem precisei me policiar para manter ele para fora, automaticamente fica alinhado da maneira correta, meu treino de hoje foi um dos melhores que já fiz.

Essas "apostilas" que o Ruy posta poderiam ficar agrupadas em um tópico, já me foram uteis por diversas vezes, aquela de usar fitas para regular a mira então... através desse sistema consegui regular a mira com muito mais facilidade e precisão, e foi assim que notei o quanto minhas flechas estavam desreguladas, sempre "puxavam" para o lado quando aumentava a distancia do alvo (O Mamute tem um tópico ótimo que me ajudou a regula-las).

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Ter Abr 01, 2014 5:00 am

Alexandre_Ramos escreveu:
Ruy,

Só vi o material que você tinha postado sobre Grip ontem, e cara me ajudou muito, OBRIGADO.

Na medida do possível vou postando. Fico feliz que tenha lhe ajudado.  Very Happy 

Um dos principais problemas que tive e tenho até hoje é o grip. Já mudei de punho várias vezes, fiz alterações e mesmo assim acho que não ficou o ideal.
No composto não tenho esse problema por causa do letoff e mesmo porque o grip é bastante fino. Uso uma volta de fita para raquete de tênis para não escorregar e por causa do frio e funciona muito bem.
Já no recurvo existe um desequilíbrio que me incomoda. Alguns dias vou bem, pontuo razoavelmente. Em outros dias os tiros são simplesmente medíocres. E na maioria das vezes eu noto o grip fora de posição. Parei até de ficar regulando a mira, mantenho na posição em que atirei bem em tento ajustar somente a posição da mão no grip.

PARA RECURVOS:
Adotei o lápis como referência e tem me ajudado muito. Já não desagrupo tanto mas sempre tem um FDP que sai para fora.
Quanto à questão do grip alto ou baixo, depende. No começo o grip baixo é bom porque a área de contato é maior mas também é maior a possibilidade de torques.
Depois, gradualmente, tente colocar o grip mais alto.
Em ambos, modifique a parte de baixo, como a foto que o EVC postou. Você precisará de uma referência na parte de cima da mão (geralmente no vínculo do Y) e na parte um pouco inferior.
O ideal é ter apenas um único ponto de referência mas acredito que é impossível, por causa da pressão muito forte.

Mas se atira com COMPOSTO, acredito que nem precise disso.

Bons tiros.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Ter Abr 01, 2014 7:40 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Esse é um outro... Já começa a exagerar, sai fora do pivot point.

Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Sab Abr 12, 2014 4:37 am

EVC escreveu:
Tive um bom resultado com Sugru mas adicionei uma quantidade pequena. Ele é bem rígido; pelo menos a bolinha que fiz com o que sobrou era bem rígida.

Eu experimentei esse Sugru genérico com amido de milho (Maizena) mas não gostei muito. Fora o cheiro forte, é mais difícil de trabalhar com ele porque fica pegajoso. Quando cura até fica bem rígido. Mas ainda prefiro o original, que não é tão caro assim e é fácil de trabalhar.

Abs.

EVC,
Utilizei o Polymorth e moldei um "calo" no grip, similar ao do professor Kim, deixei a parte da esquerda um pouco mais alto (sou destro) de tal forma que a massa mole da mão chega a encaixar quase que perfeitamente. Digo quase porque ainda não sei o comportamento nos tiros.
Mas o que eu queria informar é que esse Polymorth é muito bom. É um plástico termo moldável mas altamente estável na temperatura ambiente (fica duro como pedra). A vantagem em relação às outras massas é que você pode moldar e, se não ficar bom, colocar na água quente, esquentar um pouco, remoldar até acertar. Ela não adere em outros materiais mas, colocando-se uma fita, facilmete fica no lugar.
Comprei 250 gramas, muito mais que suficiente para moldar um calo.

Mais um grip diferente.

Sds.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Seg Abr 14, 2014 6:27 am

Configuração final.
Grip testado com a gambiarra do lápis que deu certo e agora refeito com Polymorth (a massa branca). O ponto pivô não foi modificado e o grip tornou-se mais alto que o original. O grip alto, no início, causa uma certa inconsistência vertical mas com o tempo o agrupamento melhora bastante.

Antes.

Agora.
Alexandre Ocdy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Ter Maio 06, 2014 3:34 am

To pensando em usar esta massa aqui:

é utilizada para fazer stop motion e esculturas definitivas... ela é maleável (chamada de argila plástica) dá para moldar sem medo dela endurecer e assim que tiver a forma ideal colocar no forno (130ºC por 30 minutos) pra ela endurecer e depois prender com fita de tênis (overgrip)

será que funciona?

Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Ter Maio 06, 2014 5:45 am

Alexandre Ocdy escreveu:
To pensando em usar esta massa aqui:

é utilizada para fazer stop motion e esculturas definitivas...  ela é maleável (chamada de argila plástica)  dá para moldar sem medo dela endurecer e assim que tiver a forma ideal colocar no forno (130ºC por 30 minutos) pra ela endurecer e depois prender com fita de tênis (overgrip)

será que funciona?

Olá Alexandre,

Acho que funciona. Só não sei a fragilidade depois de endurecida, como risco de fissuras após a cura no forno. Mas se for resistente e puder ser lixada depois...
Ou o tradicional durepoxi mesmo. Esse eu fico com receio de grudar no grip original. Se for usar isso, colocaria um filme plástico no grip antes de grudar a massa.
Eu consegui dois grips de madeira mas ainda não cheguei a testar. Por enquanto estou usando esse que eu fiz.

Em agosto, eu tenho como mandar um pouco desse Polymorth para você. Provavelmente irei até Ribeirão Preto ver/buscar umas anteparas do Nacaxe e aproveito a viagem.
Se quiser, mande uma mp.

Sds.
Alexandre Ocdy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Ter Maio 06, 2014 1:29 pm

Vou testar esta argila plástica (assim que tiver tempo) e postar os resultados...

observei que todos os arqueiros top usam o grip alto.

Será um prazer te encontrar aqui em ribeirão preto. O Ronaldo está fazendo uns anteparos show de bola...

Abraços

Alexandre
André Azevedo

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Qua Maio 07, 2014 12:30 pm

Parabens pelo tópico. Com certeza vai ajudar muito quando o equipamento chegar em mãos!!

Grande abraço a todos!
Ruy

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Qui Jun 19, 2014 3:43 am

Complementando com um vídeo do Larry Godfrey (arqueiro pro inglês) sobre o mesmo assunto.
Ele fala da importância de utilizar um material resistente para evitar colapso com a pressão da mão sobre o grip, utilização dos diversos ângulos criando um grip baixo, médio ou alto dependendo da preferência e segundo ele, é a parte mais importânte do arco por ser o ponto de contato do arco com o arqueiro, como os pneus num automóvel.

E o vídeo do Crispim Duenas (arqueiro pro canadense) sobre tabs. É importante que o tab permita você sentir onde e como a corda está sendo posicionada sobre os seus dedos mas sem pinçar exageradamente. Observe também que poucos ou ninguém utiliza aquele "gancho" do dedo mínimo.

Esses são os dois pontos de contato do arqueiro com o arco. Existem outras referências como a corda tocando a ponta do nariz e o kisser mas, sem dúvidas, as mãos são os mais importantes.
É impossível ter boa consistência se você não aprimorar esses pontos.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sobre grip   Hoje à(s) 1:54 am

Sobre grip
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Duvidas Mitos e Verdades Sobre os Carros!
» Reportagem sobre o i30 no programa Autoesporte da Globo.
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil
» Entenda sobre o óleo do seu carro!!!
» Reportagem sobre Roubos de moto na RECORD

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: