ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Montagem de um alvo com EVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
GTozoni

MensagemAssunto: Montagem de um alvo com EVA   Dom Set 29, 2013 1:44 pm

pessoal tudo bem? sei que existem alguns tópicos sobre o assunto no forum, li vários e a duvida permanece.

meu novo amor está nos correios neste exato momento e estou tentando montar um alvo pra dar umas flechadas aqui em casa e ai acontece o seguinte:

tenho 2 placas de EVA de 40cm x 40cm x 1cm (vide foto) daqueles de montar tatame etc...

gostaria de saber o que coloco de recheio para montar um alvo resistente e pratico.

eu vi um video da RD Arqueria de uma galera atirando em um parecido com essas placas q eu tenho, mas nao consegui ver o q tem dentro.

agradeço as dicas =D

Fotos do que tenho:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Wederson_ed

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Dom Set 29, 2013 8:20 pm

Coloque papelão e isopor como recheio meu amigo. Desmonte umas caixas velhas, coloque uma camada de papelão e uma placa de isopor de 20 mm, aí você vai intercalando o papelão e o isopor. Umas 4 ou 5 camadas dessas são suficientes. Daí você como uma placa de EVA na frente e uma atrás e enrola tudo com plastico filme. Eu faço isso sempre, da um alvo bem resistente e com ótimo custo.
fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Dom Set 29, 2013 8:48 pm

cara faz assim pega uma caixa e enche de retalho ai se vai la e coloca as duas placas de eva na frente e enrola em plastico filme fica um alvo barato duradouro e facil de tirar as flechas
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Dom Set 29, 2013 10:38 pm

opa vlw as dicas pessoal! e ainda errei a medida do negocio ae rsrsrs sao 40" e nao centimetros rsrsrsrrs...

vou procurar umas caixas por aki pra colocar então!!! vlw galera! =D
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:14 am

Eu acho que colocar uma dessas placas no fundo é desperdício. O EVA no alvo serve para segurar a flecha e manter ela reta. Se você tem somente duas recomendo o seguinte.

Na frente os EVA com duas camadas de borracha de câmara de ar de caminhão. Atrás do misto frio de borracha pode encher a caixa com trapos, panos, cobertor. Vários materiais podem ser usados. Fazendo com a borracha de câmara de ar a flecha vai atravessar muito pouco o EVA. A caixa pode ser mais estreita.

Isopor comum esfarela muito rápido. Tem isopor usado em construção civil que esfarela um pouco menos.

Mantas de isolamento acústico de motor é um bom material. Em oficinas que trabalham com isso você pode conseguir de graça. É só pedir para eles juntarem e não jogar fora.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:38 am

collaco blz? desculpa mas nao entendi muito bem como seria o esquema deste alvo... veja se é isso:

uma placa de EVA na frente
camara de ar cobrindo o fundo
depois uma caixa de papelão cheio de tudo q eu achar em casa ( tecido, cobertor etc...)

seria isso?

camara de ar nao fica mto "duro"?

vlw a dica =D
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:42 am

O meu atual é este.
Já tinha uma placa de EVA do alvo antigo. É a penúltima placa. Já estava bem furada.
Prendi por enquanto usando essas presilhas de nylon. Futuramente farei furos e passarei corda.
As presilhas não pegam todas as placas de uma vez. Não em todas. Na montagem fui prendendo de duas em duas intercaladas. E algumas pegam todas as placas.

Uma coisa aprendi sobre EVA. Ele não resiste a pressão de amarrar. Tentei amarrar com fio Dacron de fazer corda de arco e cortou. Essas presilhas se apertar muito também começa a rasgar. Tem que passar a corda e amarrar usando uma base para dar apoio e distribuir a pressão no EVA.

Fiz o alvo usando piso de borracha. Para experimentar no lugar das câmaras de ar de pneu.

E a manta de algodão.

Falco Trophy Vintage 40#
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:48 am

GTozoni. Esse alvo que você vai fazer segura flecha de qualquer arco ou besta. Por causa do recheio dos panos no fundo.
Não sei qual é o seu arco, mas se for de potência mais baixa. 20 a 30#. Duas placas de EVA e a borracha vai segurar numa boa. Nem precisa muita coisa atrás. Mas lembre-se que depois de muito treino o eva vai esfarelar e em algum momento a flecha nem vai ser frenada pelo EVA. Indo direto de encontro aos panos no fundo. Sem o recheio do fundo, vai varar o alvo e estragar a sua flecha.

Esse alvo que fiz, a última camada é um tapete de algodão e nylon muito resistente. Está lá só para parar as flechas teimosas. A última camada é para não atravessar mesmo.

Testado com composto de 50#. Não atravessou a 3ª placa de eva.

Falco Trophy Vintage 40#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 11:21 am

vlw kra! meu arco chega entre hoje e amanha entao to correndo pra fazer esse alvo logo kkkkkkk

comprei com nosso amigo Megaseba (SF Optimo+ de 30#)

vou montar parecido com o seu! essas placas que eu tenho aqui era de quando eu treinava kendo, e comprei pra fazer exercicios fixos aki em casa e nao ferrar o pé rsrsrsrs....custa baratinho na minha cidade...acho q vou comprar mais 2 e fazer algo parecido com o seu.

só nao entendi como voce fixou os EVAs ja que ele tende a rasgar quando amarrado ... tem alguma diga? eu tinha pensado em costurar com cabo de nylon sera que da?
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 2:21 pm

Tende a rasgar quando amarrado com força. Já que eu prendi em vários pontos sem aplicar muita força, não rasga.

Para "costurar" alvos eu uso esta agulha aqui. É uma chave de fenda fina afiada no esmeril. Difícil é fazer a ranhura do meio. Nem adianta tentar com furadeira de mão. Eu usei uma Dremel e alguns discos de corte que gastaram todos. O metal é muito duro.

Falco Trophy Vintage 40#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:02 pm

opa entendi, bom, vou ver o q faço aki pra montar esse alvo....o arco chegou e to tarado pra dar uns tiros e nao tenho onde mirar kkkkkkkkk

pensei em parafusar tudo isso sera q rola?

Arco SF Optimo+ 30£ / 70"
05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Seg Set 30, 2013 10:34 pm

O problema é acertar o parafuso... rsrsrs

As vezes tem que fazer uma fixação no meio. No caso das placas de borracha fixei em quatro pontos mais internos.

Falco Trophy Vintage 40#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Ter Out 01, 2013 9:51 pm

entao pensei nisso.... hoje vou terminar de montar um alvo provisório pq nao aguento mais ficar olhando o arco em cima da mesa sem poder dar uns tiros..... kkkkkkkkkkkkkkkkk

vou intercalar 4 EVAs e espuma de um colchonete q tenho aqui em casa e ver o que vira, acho q vai ficar legal pra brincar até achar uma sacola de ráfia ( que simplesmente nao acho na minha cidade ) ou entao um pneu meio grande pra fazer um alvo que vi aqui no forum!!!!

vamos ver o q q da! Very Happy

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Ter Out 01, 2013 11:00 pm

Fazer alvo é moleza.

O difícil é fazer um alvo bom e LEVE. rsrsrsrs

Falco Trophy Vintage 40#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Ter Out 01, 2013 11:58 pm

collaco escreveu:

Fazer alvo é moleza.

O difícil é fazer um alvo bom e LEVE. rsrsrsrs
O alvo ficou bonito? não, não ficou! 4 camadas de EVA de 50x50x1cm intercaladas com espuma de colchonete envoltos em filme plastico pra segurar não ficou bonito

MAS QUE É A COISA MAIS FODA DO MUNDO ATIRAR ISSO É! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

tudo bem q dei 5 tiros e 1 foi na parede atras e outro foi na escada que tava amarrado o alvo (na vdd 1 soh que foi proximo do meio kkkkkk) mas uns tiros soh pra desestressar até que deu! rsrsrsrs

agora vou atras de material pra montar o alvo melhor, mais bem feito e de preferencia MAIOR kkkkk pq eu achei pequeno pra comerçar kkkkkkk

a flecha nao passou na segunda camada, o EVA segura bem melhor do que imaginei!!!

obrigado galera pelas dicas e mais uma vez VALEW MEGASEBA!!! lol! lol! lol! lol! 

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
collaco

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Qua Out 02, 2013 8:49 am

GTozoni. Eu sei que é legal atirar de longe, mas para começar atire a 3 ou 5 metros. A medida que for melhorando a técnica vai aumentando a distância. Se tiver quem treine você é bom. Se não, há vários e vários textos e vídeos sobre técnicas de tiro e postura. Até os melhores arqueiros treinam forma atirando a poucos metros só para melhorar técnica. Até filmando por ângulos diferentes para avaliar.

E flechas são caras. Acertar coisas duras estraga. E mesmo que não quebre, cuidado, ela pode quebrar na sua mão no próximo tiro. Pode quebrar o nock e a flecha sai sem direção, o que é perigoso. Ou até mesmo quebrar ao meio e machucar sua mão. As flechas devem ser inspecionadas e flexionadas para detectar rachaduras.

Falco Trophy Vintage 40#
GTozoni

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Qua Out 02, 2013 9:59 am

collaco escreveu:
GTozoni. Eu sei que é legal atirar de longe, mas para começar atire a 3 ou 5 metros. A medida que for melhorando a técnica vai aumentando a distância. Se tiver quem treine você é bom. Se não, há vários e vários textos e vídeos sobre técnicas de tiro e postura. Até os melhores arqueiros treinam forma atirando a poucos metros só para melhorar técnica. Até filmando por ângulos diferentes para avaliar.

E flechas são caras. Acertar coisas duras estraga. E mesmo que não quebre, cuidado, ela pode quebrar na sua mão no próximo tiro. Pode quebrar o nock e a flecha sai sem direção, o que é perigoso. Ou até mesmo quebrar ao meio e machucar sua mão. As flechas devem ser inspecionadas e flexionadas para detectar rachaduras.
sim sim, assim q ela bateu na parede, coloquei o arco de lado e fui ver se tava tudo certo com a flecha! na hora que vi q tinha ido na parede, primeira coisa que pensei era nisso!

sobre a distancia acho q atirei a 4 metros, foi soh pra tirar a vontade de atirar mesmo, agora de manhã vou arrumar direitinho o lugar pra atirar e talz.... e com certeza vou começar a distancias curtas mesmo....

treino vai ter q ser sozinho mesmo kkkkk o mais proximo que achei aki no forum de alguem q atira foi Marilia kkkkkk e o mais proximo q sei q tem stand de tiro é Londrina/PR (q n eh tao proximo rsrsrs)

mas estou agora procurando uns textos aqui pra corrigir o que eu ja vi q to errando logo no primeiro tiro e jaja vou ver na pratica!

vlw mesmo as dicas pessoal!!!! =D

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem de um alvo com EVA   Hoje à(s) 2:42 pm

Montagem de um alvo com EVA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [AJUDA] Montagem de som ambiente
» MONTAGEM DE VIDROS
» Caixa velocidades - Reparação/montagem
» YBR - Guia / Montagem / Serviços -- Curso de mecânica de Motos...
» Empresas para Montagem e Calibragem de Pneus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: