ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Brutus

MensagemAssunto: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 3:31 am

Em todo esporte o treino é de vital importância para o sucesso do atleta. Sabemos que praticar tiro ao arco de modo geral  é prazeroso.Mas realmente qual é a média recomendável de prática  de tiro ao arco ideal por semana? pedimos os arqueiros com experiência que de a sua opinião,Em esporte detalhes são importantes.

Brutus.
http://i57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Ruy

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 9:17 am

Vou falar de recurvo olímpico.
Depende muito do atleta mas em média 2 anos para conseguir agrupamentos razoáveis a 70 metros. Até mesmo nos outros sites sobre tiro com arco, o aperfeiçoamento da puxada (utilização do músculo das costas) leva meses para ser conseguido.
Esse tempo que passei é a média dos clubes daqui da região, segundo o técnico.
E isso praticando 3x por semana, seção de 3 horas.

Minha experiência.
Eu pratico há 1 ano e só agora consigo certos agrupamentos a 50 metros. E tenho ido ao clube pelo menos 2x por semana (3 horas por seção).
Para você ter uma idéia, agrupamentos frequentes de 20 cm a 30 metros poucos conseguem no primeiro ano.

Brutus

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 10:06 am

Obrigado Ruy pela sua participação nesse tópico. Sempre que estamos no chat do fórum, os comentários são constantes que "Tem mais de dois meses que não pratico o esporte, estou sem tempo”. Sabemos que o tempo hoje na nossas vidas vale ouro.Você é um  atleta dedicado.Você afirma que são três horas semanais.Em cada treino que faz  de três horas,quantos tiros ao alvo em média são  realizados a cada três horas de treino?
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 10:31 am

Isso varia muito.
Teoricamente (veja bem, teoricamente) de acordo com Malcom Gladwell, em qualquer área da sua vida (seja arco, música, estudos, esportes etc) são necessárias 10000 horas de treino para se considerar um expert. Essa teoria é bem aceita por muitos, mas também criticada por muitos.
Para mim, isso depende de vários fatores. De acordo com Byron Ferguson, no livro Become the Arrow, não basta apenas treinar duro (train hard), tem que treinar com "sabedoria" (train smart). Eu acredito que essa teoria faça mais sentido.
Esse tempo vai variar de acordo com talento natural, supervisão no treino ou não, tipo de treino, esforço, dedicação etc.
O máximo que posso fazer é dar minha experiência pessoal. Treino recurvo tradicional há 4-5 meses, apenas nos finais de semana (em torno de 2 h no sábado e 2h no domingo). Durante a semana apenas leio material. Consigo agrupar com consistência há 18 m. Fiquei em 2º no torneio web desse ano. Se isso foi rápido ou não, eu não sei. Tem gnt que demora mais pra chegar nesse ponto, e tem muita gente que demorou menos. Só sei que tenho muuuuita coisa pra melhorar. Não tenho tanta consistência em tiros mais longos, minha postura é muito ruim ainda, a largada é péssima.
Se vou precisar de 10000 horas eu não sei, mas até lá vou me divertindo rsrsrs
Abraço
Brutus

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 10:50 am

Mais uma vez, obrigado Ruy pela sua valorosa contribuição. Comentando a sua experiência e suas metas atingidas com relação ao esporte, serve como uma reflexão, para quem vai iniciar no esporte. Solicitamos a todos os arqueiros que já acumula experiência em arquearia (esporte), contribuir conosco aqui nesse tópico.

Ruy

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 11:21 am

Brutus escreveu:
Obrigado Ruy pela sua participação nesse tópico. Sempre que estamos no chat do fórum, os comentários são constantes que "Tem mais de dois meses que não pratico o esporte, estou sem tempo”. Sabemos que o tempo hoje na nossas vidas vale ouro.Você é um  atleta dedicado.Você afirma que são três horas semanais.Em cada treino que faz  de três horas,quantos tiros ao alvo em média são  realizados a cada três horas de treino?
Eu não sou atleta, kkk. Mas como a vida é mais tranquila consigo tempo para treinar durante a semana. E agora ficou mais fácil porque dá pra ir ao clube de bicicleta.
Nessas 3 horas, 1 hora basicamente perde-se com aquecimento, conversa antes e depois, montagem do arco, arrumar o cavalete e o alvo, espera para entrar na linha de tiro, descanso para água etc.
Nas 2 horas que sobram atiro em média 15 seções de 6 flechas cada. Conta-se aqui o tempo que se leva para ir buscar as flechas, espera pelos outros arqueiros etc. Neste clube novo o pessoal atira 3 flechas por seção. É melhor porque você acaba controlando mais os tiros.
O duro quanto mistura com o pessoal do instintivo. Esses parecem metralhadora e em menos de 30 segundos, está terminado e tudo em alvos próximos. Isso também acaba colocando uma pressão a mais para atirar logo e ir buscar logo.

Mas treinos sérios visando campeonatos etc o pessoal pratica quase que diariamente (nem sempre atiram, às vezes só no condicionamento). E quanto atiram, em média 180 flechas por dia. Dizem as lendas que os coreanos chegam a atirar 1000...

Mas uma coisa é certa. Nesse esporte, na fase de aprendizagem, o ideal é praticar com muita frequência para criar rapidamente a tal da memória muscular (é o condicionamento para se posicionar e atirar corretamente sem ficar lembrando dos passos no momento do tiro).

Sds.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 12:01 pm

acho que uma coisa que se deve ter mente e o objetivo...

eu quero me aperfeicoar, participar de competicoes para me divertir, ganhar medalhas e premios e obvio e bem vindo mas nao e o fundamental.
Nao tenho pretensoes de ser um atleta olimpíco. Mas pretendo participar do Sul Americano IFAA, apenas pela experiencia de participar de um torneio internacional.

ha aproximadamente dois meses passei a atirar com arco olimpico, e venho fazendo treinos sistematicos com orientacao tecnica no clube Esperia.
Saio do trabalho e vou para o clube, treino das 19:00 as 21:00 terca, quinta e sexta, aproximadamente 90 tiros por secao de treino, sabados e domingos sao para lazer...

acho que falta muuuuuuiiiiiito pra conseguir tiros realmente consistentes

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
miojox

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Dom Set 01, 2013 12:10 pm

Eu sou suspeito pra falar, pq troco de arco como troco de roupa, mas acho que o tempo de aprendizado é pessoal. Eu indicaria no mínimo 2x por semana, principalmente no início, pra fixar bem os conceitos.
Mas sei lá, arco e flecha tb é uma descoberta pessoal, sobre como funciona o seu corpo, o seu equilíbrio, coordenação e como vc responde às situações sob pressão.
Estou a menos de um ano nessa brincadeira e ainda estou longe de ser o melhor, mas já me sinto competitivo e acho que a experiência nas competições de field está ajudando muito a amadurecer meus tiros.
Nesse tipo de lugar tem todo tipo de gente com todo tipo de arco e além de fazer amizade, a gente aprende muito.

matos

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Set 02, 2013 12:25 am

o tempo pode variar devido a muitos fatores mas com acompanhamento tecnico fica mais pratico e rapido assimilar os conceitos e tecnicas necessarios, no minimo um ano praticando e sem variar muito de equipamento pois isso acaba por atrapalhar pois vc tera de se adequar novamente ao mesmo
TRC

MensagemAssunto: tiros   Seg Set 02, 2013 9:07 am

Pra ficar bom, acho que uns duzentos tiros por dia.
Parece que é nessa faixa que o Tico atira nos treinos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Set 02, 2013 12:05 pm

Malcom Gladwell = 10,000 horas, vejamos...

O cara luta muy-thai, blz? 10 horas por semana, ou seja, de segunda a sexta, duas horas por dia, 10x52= 520 horas por ano, agora faz as contas quantos anos ele precisa pra se tornar um expert... use isso pra tiro com armas de fogo ou até memo um soldado de força especial, na verdade não sei quem é esse Malcon, mas acredito que idiota é um bom titulo pra ele...

Arco e flecha, como qualquer atividade outra atividade, é treino, dedicação, estudo, e uma pitada de talento, o cara pode atirar 3 anos e um cara começar e depois de 1 ano estar melhor que ele, não existe formula...
Ruy

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Set 02, 2013 1:43 pm

A Coréia, nos últimos anos, tem formado os melhores arqueiros do mundo. Imbatíveis em se tratando de equipe.
Existe toda uma disciplina oriental por trás de tudo isso mas principalmente bastante treino.

O depoimento a seguir, de um arqueiro coreano de 21 anos, foi extraído do site Texas Archery:
"No colégio atira-se 1000 flechas por dia. De manhã, das 6 as 8. Depois corre-se para a escola, volta as 13 e atira até as 22. Atiramos muito somente numa antepara branca"
"Sempre existem técnicos por perto quando atiramos. Quando atiramos eles estão sempre nos observando e tomamos bronca quando não fazemos direito"
"Nós atiramos 2 rounds FITA por dia, de manhã e a tarde. A noite treinos mais leves e tiros sem alvos"
"Meu arco tem 46#. Eu atiro 7 dias na semana. Muitos estudantes desistem porque não aguentam. Eu pensei em desistir mas os meus pais não permitiram. Hoje eu acostumei e 1000 flechas por dia é fácil"
"Meu arco é arranjado pelo técnico. Os arcos são dados, não precisamos pagar por eles"
"Na Coréia, se ficar 5 anos sem vencer um torneio você está fora da equipe"

São 1000 flechas por dia, 7000 por semana. E em todas elas existe monitoramento técnico!

O treinamento começa cedo, entre 9 e 10 anos de idade. Veja os #1 do ranking masculino (Oh Jin Hyek)  e feminino (Ki Bo Bae) que começaram nessa idade e despontaram internacionalmente "somente" depois de quase 10 anos.

Michele Frangilli, o #1 da Itália, atirou 34000 flechas no ano em 2004 e a sua irmã caçula, "apenas" 32000.

Existe uma curva da FFTA que mostra o grau de dificuldade em função da distância. Cresce exponencialmente.
TRC

MensagemAssunto: flechas   Seg Set 02, 2013 2:15 pm

Eita, sô!
Eu que pensava que atirando 10 flechas por dia chegaria lá. kkkkkkkkkkkkk
miojox

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Set 02, 2013 4:46 pm

Cara, se eu atirar menos de 100 flechas num dia, saio sentindo que não treinei direito... Eu gosto de atirar umas 200 flechas, mas nem sempre tenho tempo e não rola atirar todos os dias da semana pq tenho outras prioridades na vida, infelizmente hehehe...

tferrs

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qua Set 04, 2013 1:20 pm

Todos ja falaram quanto a prática

E concordo com todos os comentários acima.

Eu particularmente pratico 1x por semana... monto uma planilha e organizo cada sessão de treino com 10 sessões de 6 flechas.............. no dia faço de 4 a 6 sessões de treino.

O que da de 240 a 260 Flechas.

Normalmente levo 30~40 minutos por sessão .....

AINDA FALTA MUITO PARA EU ME TORNAR UM ARQUEIRO.... sou um mero aprendiz ainda.

# Riser Kaya K3 Carbon (PSE C3) / Limbs Tradetch Blackmax Carbon 68" 40#
# Flechas Easton Excel 500 (Outdoor) / Carbon Express CXL (Indoor)

Não existe evolução sem disputa
http://cursandoengenharia.wordpress.com
ottomano

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qua Set 04, 2013 1:30 pm

Hoje pratico cerca de 4 vezes por semana e devo dar uns 250/300 tiros em cada dia.
Tenho um arco voltado pra caça, mas pretendo em breve comprar um para target e me dedicar aos treinos para começar a competir.
Se vou ganhar alguma coisa não sei, mas de que terei muitas horas de muito prazer e relaxamento tenho certeza.
Lamento ter começado a atirar com arco tão tarde, já que sempre foi uma vontade, mas pretendo "tirar o atraso" atirando muito por muito tempo ainda...

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qua Set 04, 2013 3:51 pm

Isso e uma coisa que varia muito de pessoa a pessoa. Acredito que cada um tem seu tempo e cada um tem o seu limite. Quanto voce esta disposto a investir de tempo?

Meu mestre fala que arco e flecha e esporte para vagabundo. Porque se voce quiser resultados basicamente precisa treinar todo dia e varias horas por dia por tanto não da para trabalhar tem que ser vagabundo mesmo kkkkkkkkkkkkkk.

Se vamos considerar o que seria o minimo para voce ter um bom rendimento e basicamente 2 round fita por dia um de manha e outro a tarde, todo santo dia. Menos que isso bom... da para levar mais seria menos.

O mais importante e treinar com qualidade. Não adianta ir treinar e atirar 1000 flechas estando so. POsso atirar 1000 flechas erradas. De repente atirar somente 100 com um tecnico de lado corregindo tudo quanto for erro que aparecer e mais produtivo que atirar 1000 flechas isso sem duvida.

O mais importante nesta historia e vencer voce mesmo. Não olha no alvo ao lado, olha no teu, vence voce mesmo. Se faz 200 pontos em media treina para fazer 220, se supere depois vai por 250 não se acomoda assim que se chega.

Igualmente como tudo na vida teremos sempre as pessoas expecionais, pessoas que em pouco tempo conseguem resultados que demoraria anos para outras e isso se voce algum dia consegue.

Me lembro no anteultimo indoor onde atirei com um garotão que tem 17 anos. Acho que treina faz uns 2 ou 3 anos. Ele botou exatatos 568 pontos se bem lembro no indoor com arco recurvo (maximo possivel 600). Eu ate o dia de hoje vivo tentando quebrar a marca dos 500 e penso se algum dia chego la.

IMportante tambem destacar que no arco e flecha não e uma curva eterna para cima, amigos terão uma epoca onde seus resultados irão melhorar cada vez mas. De repente teão uma queda que parce que começaram faz 1 semana a atirar. E normal, vamos pegando confiança e nos esquecendo do basico no tiro com arco, forma, ancoragem etc.

O meu mestre fala sempre, a puntuação e o resultado que voce obtem pelo seu esforço e tempo de treinamento, a pontuação não o fim. Atire sem pensar em pontos atire pensando so na sua forma no seu tiro, no final do campeonato voce soma e ve quanto deu.

Por tanto amigos, vamos derrotar o pior adversario que temos pela frente. Nos mesmos.

Abs,

http://www.spinarchery.com.br
Arquero

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Sex Out 11, 2013 8:47 pm

Se você quer ficar bom mesmo, e quer resultados rápidos, a chave é o treino diário, a busca pelo equilíbrio, e o prazer e a certeza de acertar o alvo!
Brutus

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Sex Out 11, 2013 9:47 pm

bounce bounce  Pesando bem, você tem razão.Como diz o velho ditado: A prática leva a perfeição.Mas, não só a prática.

Temos que levar em conta a metodologia do treino, equipamento,sei lá,mas, a prática realmente é um dos fatores importantes. Obrigado pela sua participação.

BRUTS.
bw

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Sex Out 18, 2013 8:08 pm

sem o arco e flechas de alto rendimento e todos os seus componentes , conhecimento tecnico,e um lugar adequado para pratica,anteparo que nao prejudique as flechas.sem a supervisao de arqueiro experiente serah dificil tornar-se eficiente,perde-se tempo e interesse.
eh necesario fazer aulas de iniciacao .
sds.
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Sex Out 18, 2013 8:11 pm

bw escreveu:
sem o arco e flechas de alto rendimento e todos os seus componentes , conhecimento tecnico,e um lugar adequado para pratica,anteparo que nao prejudique as flechas.sem a supervisao de arqueiro experiente serah dificil tornar-se eficiente,perde-se tempo e interesse.
eh necesario fazer aulas de iniciacao .
sds.
Se for seguir seu raciocínio, 99% dos membros do fórum já podem desistir do esporte.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Out 21, 2013 7:13 am

Eu também não seria tão radical.

Perde-se tempo, é verdade. Com equipamentos, instrutores e locais apropriados a evolução tende a ser, considerando o MESMO indivíduo, mais rápida. Na maioria das vezes isso seria um bom atalho.
É preciso fazer aulas de iniciação? Considerando o Brasil, sem tradição nenhuma neste esporte, dimensões continentais, pouco incentivo oficial, baixo poder aquisitivo e mais uma série de dificuldades, a maioria dos arqueiros atira no fundo de casa com dicas obtidas através através de amigos ou na internet. Mais uma vez, seria o melhor caminho mas...

Perda de interesse. Aqui eu discordo. Qualquer esporte, mas principalmente o tiro com arco, depende de um fator chamado resiliência. É impossível ser um esportista sem esse fundamento. Quem realmente deseja praticar tiro com arco se vira para conseguir fazê-lo.
No início vai atirar errado, vai fabricar o próprio equipamento, vai pedir emprestado, vai comprar o mais barato. Com o tempo, vai poupando e consegue comprar um melhorzinho e daí para frente.
Economizando R$ 3,50 (preço de uma cerveja ou maço de cigarros) por dia dá para juntar quase R$ 1.200 em um ano. Querendo, consegue. Como o tiro com arco é um esporte de aperfeiçoamento demorado, vai conseguir economizar muito até ficar bom neste esporte.
bw

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Seg Out 21, 2013 7:00 pm

boa tarde Ruy

exite muito material de arco e flecha de preco baixo de boa performace,que cabe no bolso de cada um o fato eh
saber escolher, para melhor escolher deves frequentar clube de tiro ou as federacoes este pessoal tem como informar,eu vi neste forum algumas ofertas,que sao as mesmas que vejo nos campos de eu frequento,existe
muitos produtos bons,quando compramos um arco ele deve ser duravel e as flechas devem estar equalizadas
spine compativel a puxada com a libragem do teu arco.
o fato eh que ocorre muito e que ocorreu comigo e com muita arqueiro que conheco,que foi a compra as cegas
ai entra um arqueiro com experiencia,se compras um arco fraco ele deixa a desejar se eh forte ele eh um incomodo,como
fazer um curso de iniciacao eh otimo,certamente ensinaram tirar o maximo da potencia do arco,vejo muitas pessoas
dando conselhos validos e sabios no forum.
quanto tempo um arqueiro precisa de aprendizado,com olimpico uns tres meses,com duas aulas semanais,com ateh
200 flechas por aula,depende da resistencia fisica de cada um,mas se queres ser top deves atirar todos os dias
e estes atiraram perto de 1000 flechas por dia mais exercicio com supervisao tecnica
com o tiro institivo,arco nu,eh o mesmo tempo
no Brasil temos muitos arqueiros com conhecimento,com formacao e experiencia,isto tem acontecido desde a decada
80 antes disso existiam apenas grupos isolado.
criando um grupo de arqueiro concentra-se conhecimento e isto favoresce a todos na grande arte.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Ter Out 22, 2013 7:49 am

Cara....
to aqui com meus miolos soltando fumaça e meus dedos coçando pra dar uma resposta.......

mas é isso ai.. estamos num forum aberto, (ou não)... então cada um da a opinião que quiser...

Mas só não desestimula a rapaziada que ta se virando do avesso em regiões onde ninguém nunca ouviu falar que arco e flecha é esporte, se é que já ouviu falar, e acesso a equipamento então só pela internet mesmo.... e essa rapaziada ta ai dando seu jeito de arrumar equipamento e atirar....

Eu hoje treino em clube, com técnico, federado e filiado a Field Brasil..... mas pelo amor ao ESPORTE..... não vem colocar escolinha, técnico, federação e condição básica para aprender a atirar com arco e flecha.....

Já to começando a me arrepender de ter começado essa resposta....

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Saulowinter

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Ter Out 22, 2013 11:11 am

Eu imagino no BUTÃO, país minúsculo e escondido dentro da ásia, onde as pessoas não tem tanto acesso à infraestrutura, comércio/capitalismo/concorrência selvagens, dinheiro, investimentos tecnológicos e querendo ou não vivem numa cultura mais "atrasada" [olha as aspas ali].

Ainda assim, é o ÚNICO país do mundo em que o tiro com arco tem popularidade maior do que qualquer outro esporte praticado/assistido, nem na Coreia isso ocorre. Agora vai me dizer que eles chegam nisso como, se não tem acesso aos tais equipamentos de alto rendimento, grandes treinadores, etc etc...

Balela, perde o interesse quem não tem vontade, só isso. Você não precisa ter a melhor bicicleta com peças de carbono, ultra leve, blablabla pra ter diversão e interesse com ciclismo. Assim como vc não precisa ser um super atleta de alto rendimento pra admirar esporte X, o mundo tá cheio de entusiastas que não tem habilidade nenhuma em determinadas áreas e ainda assim não deixam de assistir um ÚNICO jogo/luta/competição.

Não tem como ter diversão em algo que não te dê prazer, e cada um sente prazer de forma diferente [e "só ganhar ou ser o melhor" definitivamente não é a principal].
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Hoje à(s) 5:00 am

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Alguém troca óleo por tempo?
» Qual a melhor raça para caçar coelhos?
» Qual óleo usar numa SRAD 1000 2008?
» treino dos meus caes de rasto ao javali
» Fila de espera para o carro novo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: