ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Disparos sem padrão...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Ter Set 03, 2013 11:40 pm

TRC escreveu:
Caso as sugestões dos nossos amigos arqueiros forumeiros não forem suficientes, faça como eu costumo fazer, passo em Ribeirão Preto e o nosso amigo Prof. Ronaldo Nacaxe arruma o que estiver errado.
Esse início de setembro passarei por lá, preciso aumentar a puxada do arco de 27" pra 28".
Aqui eu faço os "quebra-galhos", lá, o professor arruma.
Pra compensar a puxada menor do arco, "carquei" um DLoop bem compridão.  srsrss
Se houver algo em desequilíbrio no seu arco, creia, o Ronaldão resolve!
Vale a pena ver isso, pois o seu equipamento é top.
Amigão a ida de cuiabá pra ribeirão, apesar da vontade, seria custosa. Mas vou mandar o bow pra ele dar um trato lá e me devolver 100% ! Já falei com o professor... Mas assim que for pra sao paulo vou levar o arco pra se der tempo dar 1 pulo em ribeirão...

agradeço a ajuda mesmo assim.. valeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Ter Set 03, 2013 11:40 pm

ottomano escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Eu não entendo nada de compostos, mas tem alguns conceitos que são universais. Pelo que eu notei, vc tá apertando mto o arco, mas o que mais me chamou atenção foi que está abaixando o braço mto rápido depois do tiro. Mas é isso mesmo, se fosse fácil todo mundo metia flecha no X o tempo todo. Tem que treinar mto, até pra composto!
Foram as duas coisas que notei também, apertando demais o arco e baixando-o quase antes de concluir o disparo.
ottomano,

estou me vigiando quanto a isso, mas mesmo assim creio que vá precisar fazer alguns ajustes de "hardware" hahaha
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Ter Set 03, 2013 11:42 pm

leobvieira escreveu:
Bom dia Clóvis, tudo bem meu amigo? Camarada, hj estava vendo com calma as fotos do seu arco e equipamentos. As ultimas fotos mostram a cam inferior onde ela apresenta uma bolinha usada para alinhar o arco. Cheguei a ver que vc conhece a respeito...mas estava reparando as fotos da mesma e não sei se foi as posições das fotos, mas me parece que ainda não esta alinhado. O que acontece é o seguinte Clóvis, vc comprou seu arco zerado, começou a disparar com o mesmo, é  comum as cordas e cabos cederem um pouquinho. Posso estar enganado, e tomara que esteja, mas me parece que ainda esta fora de sintonia. E esse arco se não estiver alinhado vc não consegue agrupar.Um abraço e vamos nos falando.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
leozão já conversamos sobre isso no skype, então o quote é só para agradecer a atenção... valeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Ter Set 03, 2013 11:45 pm

miojox escreveu:
Tá apertando muito o arco.
miojo no começo da ancoragem até estabilizar o arco acho que é inevitável... quanto ao pré-tiro eu to me policiando pra isso não acontecer, apesar de parecer instintivo as vezes...
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Ter Set 03, 2013 11:57 pm

leobvieira escreveu:
 Tudo bem meu amigo? Estava dando uma passada por aqui e li que vc esta tendo alguns problemas em seus agrupamentos. Camarada, vários fatores podem influenciar na sua precisão. Não li todos os comentários e não posso afirmar quais são validos ou não, mesmo assim irei tentar ajudar da melhor maneira possível, ok?
 Esse esporte não é tão simples como parece, e existem variáveis que compravam a complexidade na montagem do equipamento.
 Primeira coisa que irei te perguntar, seria qual flecha vc esta usando(spine, marca), qual o comprimento da sua puxada e qual tamanho das flechas que esta usando? Uma flecha sendo dura demais, prejudica muito sua precisão, e em alguns casos, vc nunca ira conseguir alinhar seu arco no papel, pode esquecer. Outra coisa com relação as flechas, é tamanho que elas estão cortadas. Se vc esta atirando com flechas muito macia, e com um comprimento bem acima da sua puxada, e dependendo da potencia que esta usando no arco, corre o risco dela tocar no cabo devido a flexibilidade. E é importante tbm saber o peso das pontas que esta utilizando, isso tbm influencia.
 Vc esta usando um rest qad correto? Acontece muito, por se tratar de um rest "encorpado " as vanes tocarem no rest após o disparo. Tenho um rest qad e isso já aconteceu comigo.
 Outra coisa, e que acho uma grande falha em alguns modelos de arcos da Mathews, o fato do cabo ficar muito perto da corda(percebido qdo a flecha esta no rest). Tenta soltar o parafuso que segura o separador de cabos e dar uma ligeira girada no mesmo, costuma melhorar...
Vc chegou a comentar que a pena guia tem ficar para fora...o correto seria ela ficar ligeiramente para dentro, e vc precisa alinha a inferior pra ela não correr o risco de pegar no rest e nem no riser, na duvida risca ela com baton pra ver se marca algo.
 Pra esse tipo de problema citado anteriormente, o ideal seria vc passar a utilizar outras vanes(na duvida entre em contato que te indicarei algumas).
 Outra coisa que  vc precisa  estar ciente é com relação ao alinhamento do rest, tanto na altura quanto na lateralidade. A melhor coisa para regular seu rest é o seguinte. 1° passo é colocar ele no bow vise e alinha-lo com os níveis de flecha e corda. 2º fazer o teste do papel. Se suas flechas estiverem fora do padrão, vc não vai conseguir alinhar, pode esquecer( caso isso aconteça entre em contato comigo que te ajudo)
Dentre todos os fatores citados acima, o peep tbm influencia muito na precisão. Primeira coisa é saber se ele esta compatível com o scopo da sua mira, segundo, é se na hora de ancorar o arco ele esta vindo reto.
É isso ai camarada, vamos devagar agora. Caso tenha alguma duvida, me envie uma mp que a gnt troca telefone, e o que puder fazer pra te ajudar sera um prazer, blz?
Leo,

apenas para não ficar sem resposta, bem como para ajudar quem porventura tenha problema semelhante no futuro, vou responder os itens....

Estou usando a carbon express maxima mathews 350, com pontas de 100 grains. Eu atirava no meu martin com 29", não sentia desconforto ao atirar, mas o pessoal achou que tava passando um pouco do ponto correto de ancoragem e realmente o loop ficava na linha da orelha... então pedi meu mathews helim 70# com 28".

Essa questão de soltar o parafuso vou deixar pro ronaldo nacaxe ver se é necessário... qualquer coisa ele que tem bow press e tudo mais mexe por lá... Não quero assumir o risco hahaha

O peep fiz o teste do olho fechado (pra quem não faz idéia do que seja é puxar o arco de olho fechado, esquecendo da mira - dica do nacaxe - e ver se o peep tá ok) e parece que tá ok. Quanto a mira... já li uns tutoriais aqui e o video de um cara com voz de cowboy que fala certinho a forma correta e entendo que está correto o tamanho dele pra mira.

Alinhamento do rest, enquanto não chegam meus niveis e o bow wise vou ter q mandar pro nacaxe (ate se tivesse chego e não conseguisse alinhar iria mandar hehehe)...

A questão das vanes também levantei com o prof... vou mandar 1 maxima pra ele analisar se pode estar interferindo no tiro... entendo que podem sim, pq apesar de mínimo o atrito um esporte como esse qualquer coisinha aqui (arco) gera um resultado tremendo LÁ (alvo).

Novamente obrigado.






Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qua Set 04, 2013 12:08 am

miojox escreveu:
Antonio *** escreveu:
miojox escreveu:
Eu estou com o mesmo problema do tópico, só que descobri que tem flechas que pegam no X e outras não. Estou desconfiado do empenamento manual.
 desconfiado Julio? eu tenho certeza rsssssss
Pois é , ontem descobri que boa parte dos meus problemas eram uma falha no meu back-tension. Quando acertei isso (estava treinando à noite a 25m) os tiros agruparam tanto que estava quase fazendo robin hood. Cheguei a ralar a lateral das flechas, de tão coladas que elas entravam no alvo. Final de semana vou pegar meu empenador que comprei com um amigo e depois de novos treinos posto o resultado aqui.
Voltando ao tema, treinei bem com o acerto no meu back tension e arrumei a posição dos pés: nova diminuição no agrupamento.
Aproveitei que comprei um empenador e testei penas retas x helicoidais (RW) : zero diferença. Chega a pegar uma flecha de cada tipo na outra.

_________________
Arco e flecha não é força, é jeito.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qua Set 04, 2013 12:23 am

Fiz novos vídeos... esse primeiro na metade pra frente filmei só a mão para mostrar que a dica tá sendo levada a sério heheheh turma dá um desconto ai minha mão é grande e gorda então pode dar a impressão que estou segurando o bow, mas se observar bem eu estou com ela abertinha... apoiando o arco na 'almofada do polegar' kkk

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

No segundo é mais aberto o vídeo e queria saber na opnião de voces se acham que a puxada aparentemente está ok.... pq antes atirava com 29" no martin trheshold, mas passava 1 pouco e depois de uma novela decidi pedir o helim com 28".... não sentia nada de muito longa no martin, nem acho curta no heli-m.... mas as vezes não estou olhando com os mesmos olhos que os senhores... Tá ok será ?!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
csguarezi



Mensagens : 147
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qua Set 04, 2013 12:52 am

miojox escreveu:
miojox escreveu:
Antonio *** escreveu:
miojox escreveu:
Eu estou com o mesmo problema do tópico, só que descobri que tem flechas que pegam no X e outras não. Estou desconfiado do empenamento manual.
 desconfiado Julio? eu tenho certeza rsssssss
Pois é , ontem descobri que boa parte dos meus problemas eram uma falha no meu back-tension. Quando acertei isso (estava treinando à noite a 25m) os tiros agruparam tanto que estava quase fazendo robin hood. Cheguei a ralar a lateral das flechas, de tão coladas que elas entravam no alvo. Final de semana vou pegar meu empenador que comprei com um amigo e depois de novos treinos posto o resultado aqui.
Voltando ao tema, treinei bem com o acerto no meu back tension e arrumei a posição dos pés: nova diminuição no agrupamento.
Aproveitei que comprei um empenador e testei penas retas x helicoidais (RW) : zero diferença. Chega a pegar uma flecha de cada tipo na outra.
Não entendi MIOJO... a diminuição no agrupamento vc diz que agrupou mais ou menos ?!Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qua Set 04, 2013 6:34 am

Diminuição = flechas mais coladas umas nas outras e mais próximas ao "X".

_________________
Arco e flecha não é força, é jeito.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Antonio Amaral



Mensagens : 1567
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 53
Localização : Canavieiras Bahia

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qua Set 04, 2013 11:36 pm

miojox escreveu:
Diminuição = flechas mais coladas umas nas outras e mais próximas ao "X".
Helicoidal você só veria diferenças práticas se estivesse usando broadheads Julio.

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
rubensrw



Mensagens : 2994
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qui Set 05, 2013 7:38 am

AS flechas montadas com penas coladas helicoidal, Apos o disparo, começam a girar mais rapidamente e o próprio giro e mais rápido, esse giro faz com que qualquer irregularidade ao longo da haste se propague em todas as direções, resultando vetor zero, ou seja.... a flecha estabiliza MUITO mais rapidamente.

Da mesma forma que ela "corrige" irregularidades das hastes, também "corrigem" ma largada, minimizando os efeitos.

Exatamente pela inclinação ela sofre mais atrito com o ar, criando mais arrasto e diminuindo a velocidade e consequentemente o alcance.

Para tiros a curta distancia o efeito perceptível e a estabilização mais rápida e um voo mais limpo.

Para tiros a longa distancia, o efeito perceptível alem do descrito acima e perda de velocidade e alcance, ela cai muito mais rapidamente. Você precisaria de um arco mais potente para ter o mesmo alcance.

Na apostila de montagem de flechas da RD Arqueria tem um paragrafo e um desenho bem interessante falando sobre as forças que atuam sobre a flecha e os efeitos das penas (formato e forma de colagem), se lembrar a noite replico aqui.

_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qui Set 05, 2013 8:50 am

Sobre vanes...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
miojox



Mensagens : 862
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qui Set 05, 2013 9:22 am

Só pra constar, lendo o material do Ruy, descobri que empenei em OFSSET e não HELICAL.
Mesmo assim, não vi diferença nos tiros em testes de 10 a 50m.

_________________
Arco e flecha não é força, é jeito.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
rubensrw



Mensagens : 2994
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Qui Set 05, 2013 9:33 am

Ruy escreveu:
Sobre vanes...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mais uma vez uma contribuição preciosa do Ruy....


_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
leobvieira



Mensagens : 1243
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 39
Localização : Juiz de Fora

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sex Set 06, 2013 10:13 pm

E ai Clóvis, como andam as coisas?? Já envio o arco para o Ronaldo??Quando o arco retornar, refaça alguns testes e comente o que achou,ok??
Depois que o arco voltar só vai depender de vc...só treinar que vc vai ficar bom!!
Um abraço e boa sorte.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sab Set 07, 2013 6:05 am

Ruy escreveu:
Sobre vanes...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ruy muito legal a matéria, por favor crie um tópico sobre esse assunto e poste novamente esse vídeo, é que daqui a uns 6 meses a gente não lembra mais onde ele vai estar postado e fica difícil encontrar
Voltar ao Topo Ir em baixo
rubensrw



Mensagens : 2994
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sab Set 07, 2013 7:14 am

Mamute-sc escreveu:
Ruy escreveu:
Sobre vanes...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ruy muito legal a matéria, por favor crie um tópico sobre esse assunto e poste novamente esse vídeo, é que daqui a uns 6 meses a gente não lembra mais onde ele vai estar postado e fica difícil encontrar
fui isso que sugeri aqui
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sab Set 07, 2013 9:59 am

já pensei várias vezes num tópico assim, mas o pessoal precisaria enviar as coisas por MP para algum administrador ou moderador avalir e postar nesse tópico, eu mesmo estou procurando um tópico que o Jorge e outra pessoal falam sobre a cola de peixe, e essa pessoal dá umas dicas sobre como fazer, essa conversa está no meio de outro assunto........vai encontrar agora né, alguém aí se lembra onde está Rolling Eyes 

desculpe trollar o tópico mas esse assunto é importante
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2222
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sab Set 07, 2013 12:49 pm

Mamute-sc escreveu:
já pensei várias vezes num tópico assim, mas o pessoal precisaria enviar as coisas por MP para algum administrador ou moderador avalir e postar nesse tópico, eu mesmo estou procurando um tópico que o Jorge e outra pessoal falam sobre a cola de peixe, e essa pessoal dá umas dicas sobre como fazer, essa conversa está no meio de outro assunto........vai encontrar agora né, alguém aí se lembra onde está Rolling Eyes 

desculpe trollar o tópico mas esse assunto é importante
Mandei uma PM, espero que ajude.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Sab Set 07, 2013 8:04 pm

Valeu, essa mesmo

quem sabe ensina e quem não sabe pede ajuda, muito obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Dom Set 08, 2013 3:14 am

Mamute-sc escreveu:
Ruy escreveu:
Sobre vanes...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ruy muito legal a matéria, por favor crie um tópico sobre esse assunto e poste novamente esse vídeo, é que daqui a uns 6 meses a gente não lembra mais onde ele vai estar postado e fica difícil encontrar
Tá lá!

rubensrw escreveu:

fui isso que sugeri aqui
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Alguns artigos carecem de revisão. Muitas vezes pesquiso o artigo e procuro pelo menos 2 ou 3 fontes que dêem respaldo. Esse sobre as vanes, particularmente, é bastante polêmico.
Por enquanto, baseado na minha pequena experiência, no artigo do Alan e na opinião do técnico e outros arqueiros, acredito que está valendo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Disparos sem padrão...   Hoje à(s) 12:22 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Disparos sem padrão...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Instalação Som no kit de caixas padrão do carro.
» Disparos constantes e irritante quando ligo o ar
» Numeraçao motor Boxer fora de padrao
» Tank Pad na cor padrão da MOTO
» FUJAM DE CAMINÃO COM BOBINAS DE AÇO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: