ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Alvo feito de espuma de EVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
tucorj

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Seg Jan 02, 2012 6:47 pm

também fiz um alvo usando EVA, até agora tem me servido bem, mas vou fazer um cubo desses depois.

Como eu ia levar o alvo no carro, fui nele e medi a mala para ver o tamanho q cabia. Decidi em 60cm como ideal.

Fiz uma "caixa" de 60x60x15, de EVA 10mm (o EVA todo não deu nem R$15,00).
Fiz um recheio de espuma que achei num colchonete velho na rua. ao invés de cortar no 60x60, cortei tiras de 13cm x 58cm (15cm da largura do alvo - os 2cm do EVA frente fundos, o mesmo no outro sentido) e coloquei uma sobre a outra dentro da "caixa", bem justo. depois foi colocar a tampa de frente e pronto. costurei tudo, com a saudosa ajuda de minha esposa, e coloquei uma alça em todo o sentido longitudinal (de baixo até em cima). Ah, na parte da frente, coloquei uma daquelas pastas velhas alveoladas (das antigas, "macias") para aumentar a resistência.

Resultado: aguenta a porrada do meu 32# a 5mts, passando (quando passa) só uns 2 dedos. freia legal e ficou fácil de retirar a flecha.

Aprendizados para o próximo:

1- Fazer um sistema mais simples de de troca das placas de EVA, porque costurar não rola. Acho que um sistema de ilhoses facilitaria bastante. e a costura deixa a borda do EVA fragilizada. arrebentei dois pontos só com o impacto da flecha.
2- a espuma deu certo, mas alguma dela anda sendo expulsa por trás quando a flecha vara o alvo. A vantagem da espuma é o peso, mas se for pra ficar em casa mesmo, vou usar outro recheio, como tecido. No cubo vou usar uns tapetes velhos de retalho e aquelas passadeiras artesanais, q tem bastante espaço entre elas, o que deve dar bastante durabilidade.
3- aumentar a espessura do EVA, apenas para dar mais sustentação. Hj o alvo tá fazendo uma barriga atrás, bem no centro.

de resto, tem servido bem. o cubo talvez seja difícil de guardar aqui em casa, mas se eu conseguir convencer a patroa direitinho, devo transformar o alvo num pufe aqui de casa quando não estiver atirando. nada que uma capa não resolva.... heheh (*camuflagem*). assim fico isento da bronca de ficar guardando "bagulho".

Vou ver se faço umas fotos. O ruim d EVA é a mesmo a resistência, depois de um tempo abre muito buraco. acho q uma espessura maior vai dar mais durabilidade.

Curiosidade: acertei a borda do alvo outro dia e a flecha entro no EVA "por cima", ou seja, acertei nos 1cm da espessura. Cara! foi difícil retirar a flecha!

abraços

Antes de imprimir, pense em seu papel com o meio ambiente. [/size]
ianelli

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Seg Jan 09, 2012 10:17 am

Que tal fazer um alvo com EVA e algum poliestireno (isopor) resistente? Aquele isopor de pranchas de surf é bem resistente, mas caso seja difícil de usar dá pra colocar várias camadas de isopor, exemplo

| = Isopor
! = EVA

||!||

Ou caso as placas de isopor sejam mais grossas,

|!|!|
Já deve segurar legal, caso não segure dá pra ir adicionando mais camadas.

Assim acho que dá pra fazer um alvo mais barato pelo fato de usar menos EVA, e claro, mais fácil de retirar as flechas, a única desvantagem é a sujeira que o isopor faz dependendo do tipo, se for o mais duro não faz tanto, mas se for esse comum (que é fácilmente encontrado e até conseguído de graça em algumas lojas, junto com caixas de papelão) faz uma sujeirinha.

Eu já atirei bastante com uma besta de 50lbs em isopor comum, e digo que um isopor desses comuns mesmo com pelo menos 2cm de 'grossura' já segura totalmente a seta, então por ai já dá pra ter uma noção Very Happy

Meu arco deve chegar essa semana, dai farei um experimento e digo se funcionou, espero que tenha ajudado, abraços!
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Seg Jan 09, 2012 10:22 am

Isopor não serve, esfarela rápido, e se acertar dois tiros no mesmo local a flecha transpassa. O melhor é EVA, EPP (polipropileno expandido) ou ETAFOAM. Na falta desses, um saco cheio de roupas velhas resolve.

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Seg Jan 09, 2012 12:00 pm

Lincoln escreveu:
Isopor não serve, esfarela rápido, e se acertar dois tiros no mesmo local a flecha transpassa. O melhor é EVA, EPP (polipropileno expandido) ou ETAFOAM. Na falta desses, um saco cheio de roupas velhas resolve.

Vix.
Problema é roupa velha, eu sempre dôo elas.
Vou fazer uns testes aqui com materiais diferentes, se eu descobrir algo bom eu aviso, valeu ai pela dica !
tucorj

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Seg Jan 09, 2012 9:11 pm

Roupa velha vai ser o próximo . tá qse na hora da limpeza anual do armário....

Antes de imprimir, pense em seu papel com o meio ambiente. [/size]
hunter350

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Dom Abr 01, 2012 11:54 am

Bom dia,

Esses dias fiz meu primeiro alvo. Queria fazer com roupas tipo jeans, mas vou ter que juntar. Então resolvi fazer principalmente de eva.
Comprei duas tiras grandes de eva de 5 milimetros que deu pra fazer 16 quadrados de 50 x 50 centimetros.
Comprei tambem 5 "folhas" de piso de borracha por 5,40 cada.
Juntei tudo e coloquei num saco de entulho.
Ta parando bem as flechas, mas da um trabalhão danado pra tirar. To pensando em tirar as borrachas pra ver se fica mais facil.
Segue um foto daa piso de borracha que usei.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
collaco

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Dom Abr 01, 2012 2:44 pm

Estava pensando nesse piso de borracha para testar como última camada do alvo, só para evitar que a flecha atravesse. Imaginei que atravessando ia dar trabalho para tirar.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
hunter350

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Dom Abr 01, 2012 5:40 pm

Vou testar sem esse piso pra ver se fica mais facil, mas pelo que andei lendo aqui acho que vai continuar dificil de tirar.
Acho que essa semana vou atras daquele cobertor de mendigo pra fazer um novo com menos eva.
hunter350

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Qua Abr 18, 2012 11:56 pm

Desencanei do alvo de piso de borracha + eva, fica muito duro para tirar a flecha.
Estou montando um outro alvo de retalhos de calça jeans.
Montei num saco de entulho, umas 5 folhas de eva na parte de tras pra dar formato e estou preenchendo com recortes de calça jeans.
Ficou excelente. A flecha penetra menos que eu imaginava e fica muito facil de retira-la.
Só tive um probleminha: só preenchi um terço do saco com os retalhos de jeans, oque consumiu um 10 calças. Ae numa seção e tiros acertei um flecha mais pra cima do jeans, pegando apenas nas placas de eva.
Resultado: transpassou o eva e furou a parede. A patroa fez cara feia mas ficou de boa.
De qualquer maneira fica a dica: retalhos de calça jeans é otimo!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Hoje à(s) 6:28 pm

Alvo feito de espuma de EVA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Filtro de Ar - Espuma x Papel.
» Já deveria ter feito isso a muito tempo!!!
» Espuma filtro de ar (não é o separador)
» [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?
» Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: