ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
boconcelob

MensagemAssunto: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Qua Ago 21, 2013 8:06 am

Bom dia meu caros, bom, andei dando uma pesquisada pela net, sobre designs de arrowhead´s, quais os melhores, mais resistentes, e etc... Como muitos não tem situação de importar ou comprar ponteiras, achei uma PORRADA de tutorial ensinando, um mais facil que o outro! PORÉÉÉM, muitos desses designs são feitos para Target (PARA TARGET E NÃO PARA CAÇA CAMBADA) pois para caças, ou designs seriam diferentes e blábláblá. Bom vamos ao que interessa:

Alguns videos ensinando alguns modelos;
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Bom, eu resolvi testar as feitas de prego e o resultado foi:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Com uma marreta, Aplique golpes na ponta do prego, achatando-o e corte-as na medida necessária

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Lixe a ponta achatada em ambos os lados, utilize uma lixa para ferro, eu utilizei lixa de parede Very Happy 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] (OBS, Após secar a resina, lixe o cordão de segurança seco com uma lix ade unha e afunila-se a ponta da haste! )

EEEU NÃO SOU NENHUM MESTRE FERREIRO COM HABILIDADE EXTRAORDINÁRIA EM... ISSO FOI UMA EXPERIENCIA! Smile 

Desde já ABRS bounce

Designs que voce pode fazer:
vitor123

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Qui Ago 22, 2013 5:05 pm

legal, que tamanho de prego você usou?

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Qui Ago 22, 2013 10:42 pm

18 x 27 50g, se precisar, pode utilizar um mais grosso! Abrs
collaco

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sex Ago 23, 2013 9:22 am

É. Fica muito leve. A flecha voa mal. É melhor ela pesar mais na ponta para ter melhor equilíbrio. A grosso modo equilibre a flecha no dedo pelo meio. O seu dedo tem que estar um pouco mais pra ponta.
Se a flecha for leve demais e o arco potente, o arco sofre com as vibrações.
Tente usar pregos maiores para ter uma ponta de uns 100-150grains. Que dá mais ou menos 7 a 9 gramas.

Mesmo sendo artesanal, dá para ter um pouco de matemática. Very Happy 

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sex Ago 23, 2013 1:28 pm

collaco escreveu:
É. Fica muito leve. A flecha voa mal. É melhor ela pesar mais na ponta para ter melhor equilíbrio. A grosso modo equilibre a flecha no dedo pelo meio. O seu dedo tem que estar um pouco mais pra ponta.
Se a flecha for leve demais e o arco potente, o arco sofre com as vibrações.
Tente usar pregos maiores para ter uma ponta de uns 100-150grains. Que dá mais ou menos 7 a 9 gramas.

Mesmo sendo artesanal, dá para ter um pouco de matemática. Very Happy 
HAHAHHA exatamente Collaco, fiz com esse preguinho mesmo por experiencia, só pra mostrar o tutorial. Eu uso uns bem mais grossos, ! Porém, pra trabalhar com eles é mais fod@ rsrsrrs! Abraços
MarcioMachado

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sex Dez 27, 2013 5:44 pm

Ótima ideia! Sera que tem como colocar alguma ponteira dessas numa seta que tem encaixe rosqueável? Meu pai tem uma firma e tenho tudo, tudo mesmo, aparelho de solda, Lixadeira, poli corte, tenho tudo para fabricar, mas não confio em seta de madeira, Eu posso compra uma rosca que caiba nas setas industriais e soldar a ponta? Tipo fazer como no primeiro vídeo? tipo encaixar a ponta feita com prego colocar 1 polca e depois dentro da polca a rosca que encaixaria na seta?

Algumas duvidas ai parceiro, se puder me responder, o melhor jeito é tentar e fazer né kkk mas vamos tirar algumas duvidas primeiro...

Abraços...

Quem não gosta de viola, brasileiro bom não é
Chora Viola!!!!

Crossbow : Jaguar 175 lbs
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sex Dez 27, 2013 8:00 pm

MarcioMachado escreveu:
Ótima ideia! Sera que tem como colocar alguma ponteira dessas numa seta que tem encaixe rosqueável? Meu pai tem uma firma e tenho tudo, tudo mesmo, aparelho de solda, Lixadeira, poli corte, tenho tudo para fabricar, mas não confio em seta de madeira, Eu posso compra uma rosca que caiba nas setas industriais e soldar a ponta? Tipo fazer como no primeiro vídeo? tipo encaixar a ponta feita com prego colocar 1 polca e depois dentro da polca a rosca que encaixaria na seta?

Algumas duvidas ai parceiro, se puder me responder, o melhor jeito é tentar e fazer né kkk mas vamos tirar algumas duvidas primeiro...

Abraços...

cara, ai ja nao sei...gosto muito do modo mais "primitivo" rsrsr... no primeiro tiro, a seta varou o alvo e acertou a parede.......impressinante o quanto os pregos sao resistentes! aprovei kkkk. o aço dos pregos pegam um fio de corte legal.. o unico cuidado é.....caso errar o alvo ou transfixar o alvo (no meu caso), que a ponta nao estoure a seta, por isso faço o cordao de segurança! vamos tentar sim cara! abrs Wink 
MarcioMachado

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sex Dez 27, 2013 8:42 pm

Humm, vou tentar sim, mas caso não funcionar, que madeira você usou? tipo comprou ela como? as varretinhas ja?

Chora Viola!!!!

boconcelob

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sab Dez 28, 2013 1:30 am

gosto de utilizar louro frejó!
MarcioMachado

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Sab Dez 28, 2013 10:41 am

Voce compra ela como?

Chora Viola!!!!

boconcelob

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Dom Dez 29, 2013 5:12 am

MarcioMachado escreveu:
Voce compra ela como?

pedi para um marceneiro fazer as hastes! ao total foram 20 setas com pouco menos de 30 cm, gastei 25 reais. (o preço que o marceneiro me cobrou para tornea-las.) a madeira eu mesmo comprei!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal   Hoje à(s) 1:39 pm

Tutorial Ponta de flecha (ou seta) artesanal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial Caneta de polaridade
» [TUTORIAL] - Como trocar os fios partidos dentro do comando de seta.
» [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"
» [DÚVIDA] - Como consertar ou trocar o comando de seta?
» [ AJUDA ] Sistema de seta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: