ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Onde encontrar resina epoxi?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Dez 04, 2013 7:25 pm

flexivel é uma bosta amarela
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 23, 2014 6:40 pm

Retomando a discussão sobre qual é a boa e qual é a "bosta amarela" como citou o colega acima, no caso de se confeccionar lâminas de fibra de carbono, qual seria a mais indicada, epoxi rigida ou flexivel?
Questionando o vendedor ele falou para fazer a mistura das duas, mas alguns falam que rigida quebra, lasca, fica estalando, flexivel fica emborrachada, isso e aquilo.... o colega Milton Honorato, que tem um video onde ele mostra como montar laminas de FV, usa resina flexivel, enfim, se eu for montar laminas de fibra de carbono, qual das duas seria indicada, pois se tratando do custo da fibra de carbono não posso ficar me dando ao luxo de testar uma, depois outra e as duas juntas. Alguém ai com conhecimento suficiente para responder a questão?

Obrigado.
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 23, 2014 7:27 pm

gilberto_floripa escreveu:
Retomando a discussão sobre qual é a boa e qual é a "bosta amarela" como citou o colega acima, no caso de se confeccionar lâminas de fibra de carbono, qual seria a mais indicada, epoxi rigida ou flexivel?
Questionando o vendedor ele falou para fazer a mistura das duas, mas alguns falam que rigida quebra, lasca, fica estalando, flexivel fica emborrachada, isso e aquilo.... o colega Milton Honorato, que tem um video onde ele mostra como montar laminas de FV, usa resina flexivel, enfim, se eu for montar laminas de fibra de carbono, qual das duas seria indicada, pois se tratando do custo da fibra de carbono não posso ficar me dando ao luxo de testar uma, depois outra e as duas juntas. Alguém ai com conhecimento suficiente para responder a questão?

Obrigado.

Gilberto - se o Claudio (Silaex) lhe falou para misturar, pode faze-lo sem medo pois é um fenomenal tecnico; todavia chamo atenção ao fato da experiencia: só mesmo por bamba, acertar de primeira. Pessoalmente uso as misturas rigidas (esqueci os numeros,mas ja citei acima).
As observações acima me mostram que os amigos são pouco afeitos a resinas epoxi - a mistura flexivel NÃO FICA EMBORRACHADA. Se isso esta acontecendo é porque as resinas estão vencidas, ou a temperatura de aplicação esta errada ou a de cura: ou tudo junto. Dia frio e chuvoso não se aplica resina, a não ser que tenha uma caixa de aquecimento (55ºC). CAso não queira fazer uma (eu não fiz e uso muito pouco) faça como eu: faça as colagens e aplicações de manhã e deixe tomar sol - ou coloque no carro fechado ao sol - dá o tempo necessário da primeira cura.

Sobre descolagens em geral - as superficies DEVEM SER LIXADAS E LIMPAS COM THINNER e tem que estar com contato perfeito. Se ficar bolha de ar, ou ainda areas vazias ou espessuras diferentes - o risco é muiiiiito grande - além da idade da resina
Aqui não tem conta de chegar - ou se trabalha profissionalmente ou se lasca (eu ja estou lanhado de tanta lasca hehehe)
A quem possa interessar - fiz uma experiencia de tendões naturais com resina epoxi - acho que fica melhor que FV... quando tiver mais resultados,postarei.
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 23, 2014 8:12 pm

O vendedor a que me referia é da REDELEASE, ele falou que tem clientes que usam rígida e flexível juntas, afirmou que o acabamento fica bem melhor, na realidade acabamento não me interessa, o arco pode ficar feio desde que funcione.

Até no site da marca deles tem a venda um kit de resinas para arco e flecha, no kit vem Resina Epoxi Rígida ( SQ - 2001 e End - 3154) e Resina Epoxi Flexível ( SQ - 2220 e End - 3154) e ta escrito assim "Antes do endurecedor, misture as Resinas na proporção ideal para o seu projeto. A fim de regular a flexibilidade do seu produto final"
Se essas resinas servirem alguém sabe dizer as proporções da mistura das resinas?

Marcio, você que usa as resinas rigidas, usa para confecção de laminas de FV? já vi outras pessoas falando que a rígida faz com que a lamina estale muito e quebre por se tornar um material "seco", duro.... entende? meu medo é que fique duro de mais e frágil como vidro e ao vergar começe a estalar e quebrar tudo, acredito eu que o tipo de resina usada em varas de pesca sejam perfeitas para o trabalho, tenho varas que ja verguei até ficar no formato da letra "U" e não quebraram nem estalaram, só não sei que resina usaram nelas, enfim, o que você acha desse kit especifico para arqueria vendido pela REDELEASE?
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 23, 2014 11:39 pm

Tbm me interessei por esse kit da redelease, e confesso que quase comprei pra testar como fica a mistura da rígida e da flexível. ...
Gilberto, ao contrário de vc, pretendo fazer as lâminas q funcionem e fiquem bonitas... kkkkk.... com um acabamento bom.. ( e isso não consegui ainda )

Mas agora com o depoimento do Marcio, fiquei em cima do muro, pois tô botando mais fé no que ele disse....

Márcio, só pra gente ter uma noção de como as lâminas ficam com essa resina q vc indicou, será q vc consegue tirar uma foto de alguma lâmina pronta, ou mesmo uma lâmina aplicada em algum arco, e que tenha sido feita com essa resina?

Tipo... As minhas ficam horríveis. .. Se o resultado for melhor, mudarei com certeza. .. rsrs....

Valeu!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 12:00 am

Entendo Elisonj, é claro que eu também gostaria que elas ficassem bonitas, mas como sou meio ogro, não tenho muito o dom nem paciencia para dar o acabamento adequado para as laminas para que fiquem bonitas, se funcionarem já está bom, kkkkk.

Tambem fico em cima do muro com relação a resina que usarei, fica dificil de decidir com tantas opiniões diferentes.

Elisonj, você disse que as que fez ficaram horríveis, mas funcionaram? estão "vivas" até hoje ou quebraram? qual foi a resina que usou?

Se alguém mais quiser compartilhar seus erros e acertos na contrução de lâminas com as resinas citadas vai ajudar muito, obrigado!
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 12:24 am

não usem resinas flexiveis para colagem, não vai funcionar

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 12:37 am

Sim Antonio, para colagens sabemos que não funciona, nossa duvida é para a confecção de laminas de fibra, você já fez alguma? poderia nos dizer como ficaram? que resina utilizou? nos conte tudo, erros e acertos, toda a informação será util para que se chegue a uma conclusão do que é melhor para a construção das laminas de FV e FC, obrigado!
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 1:34 am

Sim Antonio, para colagens sabemos que não funciona, nossa duvida é para a confecção de laminas de fibra, você já fez alguma? poderia nos dizer como ficaram? que resina utilizou? nos conte tudo, erros e acertos, toda a informação será util para que se chegue a uma conclusão do que é melhor para a construção das laminas de FV e FC, obrigado!
eu não fiz laminas de arco mas faço muitas peças em resina e trabalhos nas minhas lanchas
qualquer trabalho desse tipo para ficar bem feito deve ser laminado a vácuo para eliminar as bolhas, não é nada muito complicado basta dar uma pesquisada no youtube e conseguir uma bomba de vácuo emprestada com alguém qua trabalhe com refrigeração

eu aconselharia resina epoxi rígida para o que vocês pretendem fazer

essas são algumas peças que eu faço com resina (poliester)

são iscas artificiais

abraços

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 8:09 am

O vendedor a que me referia é da REDELEASE, ele falou que tem clientes que usam rígida e flexível juntas, afirmou que o acabamento fica bem melhor, na realidade acabamento não me interessa, o arco pode ficar feio desde que funcione.

Até no site da marca deles tem a venda um kit de resinas para arco e flecha, no kit vem Resina Epoxi Rígida ( SQ - 2001 e End - 3154) e Resina Epoxi Flexível ( SQ - 2220 e End - 3154) e ta escrito assim "Antes do endurecedor, misture as Resinas na proporção ideal para o seu projeto. A fim de regular a flexibilidade do seu produto final"
Se essas resinas servirem alguém sabe dizer as proporções da mistura das resinas?

Marcio, você que usa as resinas rigidas, usa para confecção de laminas de FV? já vi outras pessoas falando que a rígida faz com que a lamina estale muito e quebre por se tornar um material "seco", duro.... entende? meu medo é que fique duro de mais e frágil como vidro e ao vergar começe a estalar e quebrar tudo, acredito eu que o tipo de resina usada em varas de pesca sejam perfeitas para o trabalho, tenho varas que ja verguei até ficar no formato da letra "U" e não quebraram nem estalaram, só não sei que resina usaram nelas, enfim, o que você acha desse kit especifico para arqueria vendido pela REDELEASE?

elisonj escreveu:
Tbm me interessei por esse kit da redelease, e confesso que quase comprei pra testar como fica a mistura da rígida e da flexível. ...
Gilberto, ao contrário de vc, pretendo fazer as lâminas q funcionem e fiquem bonitas... kkkkk.... com um acabamento bom.. ( e isso não consegui ainda )

Mas agora com o depoimento do Marcio, fiquei em cima do muro, pois tô botando mais fé no que ele disse....

Márcio,  só pra gente ter uma noção de como as lâminas ficam com essa resina q vc indicou, será q vc consegue tirar uma foto de alguma lâmina pronta, ou mesmo uma lâmina aplicada em algum arco, e que tenha sido feita com essa resina?  

Tipo... As minhas ficam horríveis. .. Se o resultado for melhor,  mudarei com certeza. .. rsrs....

Valeu!

Mininos - permitam-me a brincadeira pois tenho o dobro da vossa idade e mais alguns de quebra.

Eu comecei na arqueria para fazer arcos tradicionais, que pudessem ajudar voces mais novos a terem coisas mais tradicionais e 'self made'. Começou como brincadeira survival e viciei em fazer/flechar.
Minha proposta não é usar FV/FC mas ja usei
Meus arcos (fiz mais de 100 e perdi 90% deles ou mais - sem exagero) são em madeira, testei bambu. testei tudo que é pau - fiquei no ipê, no guatambu amarelo e tenho alguns outros (do cerrado) pra testar - informações caipiras que são muito uteis. Bambu é ótimo compósito desde que se saiba onde chegar, senão ficarão em lugar algum...
Fiz quase todos modelos - desde os Hupa/Modoc até long british. Fiz bela coleção e somei uma solida experiencia com este tipo de arco (isso pra não falar das flechas - outro universo).

Sinceramente, se eu quisesse usar arcos de FV, compraria um Martin X200 ou similar - tenho um Ben Pearsons (do J. Wiendel-meu guia) que brinco legal - mas prefiro os self. Depois que descobri que dos mais de 10 milhões de arqueiros dos USA (a meca do arco) 70 % usa self tradicionais, vi que minha decisão estava correta.

Hoje - estou fazendo alguns modelos semi mongóis (Apache - descobri depois) em ipê e sinew. Minha tecnica evoluiu para descoberta de como aplicar corretamente o sinew (e cobertura de couro cru -outro problema) - isto tem mais de 15000 anos de uso.
A coisa mais incrivel que descobri na vida foi o tendão - é 5 vezes mais resistente que o aço (tração)
Estou testando uma placa de sinew com resina, pois deve ficar muito mais resistente e elástico que FV/FC
Gosto destas técnicas antigas - sou verdadeiramente apaixonado.

O pouco que aprendi sobre resinas/FV - para o que querem - sera necessário fazer um molde e uma caixa termica, sem o que, só farão merda. SE usarem a tecnica do carro ao sol terão sucesso, senão vai ser só preju (escutem o velho aqui, que esta lhes dando de graça a experiencia). O molde no minimo...
Sobre mistura - gostei disso e vou testar - eu usaria inicialmente 20% de aditivo flexivel no aditivo rigido - ja que o reagente é o mesmo. Não sei vosso conhecimento de quimica e laboratorio - mas estequiometria é fundamental.
Se misturarem as resinas antes e juntarem depois, terão o dobro de reagente - dai fudeu...

Sobre compositos e colagens - isto é outro universo ainda - o preparo das superficies é fundamental.

Sobre colas - eu uso a cola animal que fiz, uso resinas - mas estou migrando para resorcinol (terei que trazer dos USA)

Se puder ser util, avisem...
Barci
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 8:13 am

tem mais - sobre rigidez - como cola, as resinas não estralam, mas se acrescentarem flexão elas vão estralar - perdem eficiencia, pois ficam cristalizadas. SE mistura a resina flexivel - ela diminuirá o 'nivel' de cristalização - dara mais flexibilidade.
Mas a proporção correta - precisa testar
gilberto_floripa

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Abr 24, 2014 10:57 am

Obrigado pelas dicas Marcio, é bom ter alguém com mais experiencia para nos guiar.

Se tiver mais duvidas posso perguntar né? por enquanto está de graça, kkkkkk. Já pensou em fazer um manual, tipo uma apostila, alguém com seus anos de experiencia deve ter muito para falar e ensinar.

Antonio Amaral, sabia que seu nome não me era estranho, já tinha visto fotos suas em outro fórum, era um review da hatsan bt65, belas fotos.
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 30, 2014 4:33 pm

Jovens Senhores
Testei e aprovei - tanto que adotei...
Usei o endurecedor rigido e o semiflexivel - um foi com 1/2 a 1/2, o outro foi com 20% de flexivel em rigido - usei a resina 3151 (sei lá se é essa) - na razão 2:1 com o endurecedor.

POSSO GARANTIR - É GENIAL
o resultado fica mais suave - aplica melhor como verniz, como cola é estupendo

Minhas resinas a partir de agora serão essa mistura - flexivel+rigido e 2:1 de endurecedor.

Todavia ainda prefiro resorcinol para colagens - mas para aplicação em FV/FC - podem usar sem medo.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qua Abr 30, 2014 4:38 pm

Poxa Márcio! que bacana!
Bom saber que deu certo, já vou encomendar a resina rígida, pois por enquanto tenho só a flexível...

libera umas fotos pra gente... eu to curioso pra ver como fica...

Ahh... uma ultima pergunta... Vc usou o tecido de FV ou o Roving??
ví uma vez uma lamina com Roving e achei bem legal, mas como tenho um punhado de tecido em casa, pretendo esgotar as possibilidades de trabalho com ele, antes de investir no roving... Smile

Abração!

Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Maio 01, 2014 9:56 am

Elisonj - hora dessas vou postar algo sobre meus arcos - eu faço somente arcos 'tipo' e antigos (vintage ultra antigos). Minha proposta é recuperar as tecnicas antigas de sinew, couro cru, etc...Esse conhecimento não pode morrer.
Usei rooving num arco, para recuperar - o Estralo (esta passeando com o J.Wiendel): ficou genialmente bom. A aplicação exige paciencia, precisão e desenvolvimento de algumas tecnicas - mas é bom material
Tecido nunca usei (em arqueria) - preferiria comprar as placas de FV do RD e aplicar -mas foge de minha proposta.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Maio 01, 2014 10:28 am

Oi Márcio!

Sensacional sua idéia de manter o conhecimento e fabricação de arcos à moda antiga... Smile
De certo modo, eu faço o mesmo... rsrs... mas com modelos english longbow e warbow. Nunca mexi com sinew, apesar de ter um pouco do conhecimento teórico...

Mas a fim de não deixar o conhecimento morrer, eu to por aqui.. hehehe...
Se quiser passar pra mim, com certeza vou levar pra frente. Wink
Aliás, bastante coisa do que aprendi, foi observando os tópicos seu e do J. Wiendel... ele tá meio sumidão ultimamente, mas é um cabra bão danado. Tô com saudades de tópicos à moda antiga... podia-mos reviver isso aí aqui no forum.
Hoje em dia temos novas tecnologias, onde se pode passar o conhecimento de modo mais simples pra galera. A gente das antigas não tinha muito isso, tinha que ficar caçando em todo lugar que desse, e testando de todos os modos possíveis... Só que passando o conhecimento pra mais gente, usando o que temos em mãos, a chance dessas tecnicas não morrerem é bem maior... Wink

Abração

Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Maio 01, 2014 11:31 am

O JW me ensinou o que sei de arcos - o resto descobri lendo e testando (e como)...
Sou da turma antiga - muito antiga...
mas, as novas tecnicas de comunicação tem sérias desvantagens (mais que vantagens) - desobrigam os 'pesquisadores' a pesquisar real - a testar idéias e conhecimentos (abertos e ocultos). Isso faz com que cristalizem num estado de preguiça tipo: tá no 'gugol' eu abro e faço...
Perde-se a essencia da pesquisa, a abertura da mente aos novos conhecimentos - cristaliza-se no que se tem e não se vai a frente - perde-se o instinto da pesquisa (que vale muito mais que a propria).
Uma das mais brilhantes mentes que o mudo ja teve, disse certa feita que: os insights e invenções geniais são em essencia, 99 % de suor e 1% de genialidade - depois de muito suar a camisa, ocorrem os insigths.
A genialidade não esta na solução de uma equação - esta no numero de soluções possiveis e suas aplicabilidades. Onde um 'normal' arruma uma solução pratica e eficiente - um 'genial' arruma no minimo 15 soluções para o mesmo problema - cada uma de aplicabilidades diferentes.
Essa bosta da internet e google - só é util a quem ja aprendeu a pensar e usar as mãos - cerebro necessita trabalho manual para se desenvolver - o suor nosso de cada dia. Por isso oo mundo esta regredindo tanto - PREGUIÇA PURA
mas fiquemos por aqui,pois o topico é resina epoxi rsrsrs
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Maio 01, 2014 12:35 pm

eduaiki

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Ter Dez 30, 2014 10:35 pm

Caros amigos as resinas da derelease, dao melhor resultados se misturadas.
A 2001 com 3154 apenas vai ficar rigido demais e ira quebrar as laminas, 3 laminas para provar rsss.
a 2022 fica como mencionado acima emborrachada e torce as laminas.

a melhor solução que encontrei foi entre 50% a 60% flexível e 40% a 50% rigida com endurecedor 3154.
quanto mais espessa for laminar mais flexível, porem não ultrapasse 30% de rigida.

largura da lamina - espessura da lamina -  resultado + ou - em #

recurvo 58"-> 4cm - 7mm - 40# a cada 1.5mm mais espessa aumento de 5#
recurvo 60"-> 4cm - 8mm - 40# a cada 1.5mm mais espessa aumento de 5#

quanto mais fina a camada de resina melhor.

Obs: quebrei muitas laminas e entortei outras pra chegar nesse resultado, porem não é uma matemática exata, pois o tempo de cura e prenssagem alteram o resultado.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Qui Jan 01, 2015 8:46 pm

Seria legal postar um vídeo ou fotos com o resultado. .. Smile

Aí a gente tem um comparativo

Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Sex Jan 02, 2015 6:28 pm

eduaiki escreveu:
Caros amigos as resinas da derelease, dao melhor resultados se misturadas.
A 2001 com 3154 apenas vai ficar rigido demais e ira quebrar as laminas, 3 laminas para provar rsss.
a 2022 fica como mencionado acima emborrachada e torce as laminas.

a melhor solução que encontrei foi entre 50% a 60% flexível e 40% a 50% rigida com endurecedor 3154.
quanto mais espessa for laminar mais flexível, porem não ultrapasse 30% de rigida.

largura da lamina - espessura da lamina -  resultado + ou - em #

recurvo 58"-> 4cm - 7mm - 40# a cada 1.5mm mais espessa aumento de 5#
recurvo 60"-> 4cm - 8mm - 40# a cada 1.5mm mais espessa aumento de 5#

quanto mais fina a camada de resina melhor.

Obs: quebrei muitas laminas e entortei outras pra chegar nesse resultado, porem não é uma matemática exata, pois o tempo de cura e prenssagem alteram o resultado.

Eduaiki - essa numeração de resinas creio ser da Silaex - eu compro no endereço que postei.

Eu intuitivamente uso uma mistura similar a essa que vc postou mas geralmente menos flexivel que rigida.
Cracks com as resinas, acontecem se as espessuras forem significativas.
Os planos de colagem devem obrigatoriamente estar muitissimo bem feitos e isentos de poeiras e outras sujidades.
Outra dica que posso acrescentar é fazer esta colagem na parte da manhã e expor o trabalho ao sol -para aquecimento.
Uma valiosa experiencia de um amigo bowyer argentino (pra quem não tem forno de cura), é fazer a colagem, amarrar com tiras de borracha e colocar dentro de um carro, ao sol - ficam estupendas.

SE a camada de resina rigida ficar com uma area de espessamento maior - é ali que irá romper... Se a pressão for excessiva - vai dar diferença de espessura - e vai torcer/romper
feliz 2015 a voces todos
espero ter sido util
Barci
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Dom Maio 17, 2015 9:56 pm

elisonj escreveu:
Vale, essa flexivel foi a que comentei que não tive bom resultado como colagem...  ela é boa pra fazer as laminas de FV,  eu fiz duas laminas com ela pra servir como reforço para meu composto, e ficou legal...  só que usei a cola epoxy pra colar as lâminas...

Depois em um outro arco, eu tentei colocar o tecido de FV diretamente no arco com a resina flexivel, e usei a mesma resina pra fazer laminações na madeira...   ai deu problemas, pois as laminações de madeira soltaram... =\  

Eu estava vendo outro tópico aqui, e o jorge_wiendl, ele cola fio roving (que é FV) direto no arco, com a solução de nome Piritica (Araldite + Alcool).
Vc já testou isso?

E só pra entender tudo o que vcs falaram nesse tópico:
Para fazer lâminas de FV ou FC tem que ser uma cola flexível?
Agora, pra colar a lamina no backing tem que ser uma cola rígida? Tem gente que em alguns topicos fala que começa a esfarelar... isso acontece?

Valeu...
Marcio Fernando Barci

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Seg Maio 18, 2015 4:38 pm

Rafael - posso falar das minhas experiencias
O JW (Wiendel) começou a colar os roovings como back - me passou os dissabores dele e eu ajustei como fazer e ja fiz muitos. As vezes dá certo, as vezes não... Sad

Eu uso as resinas da Silaex e o melhor resultado foi misturando um pouco de adesivo flexivel com adesivo rigido e o mesmo secante usado na rigida.
Pra colar eu uso a resina rigida mesmo - segredo de colagem é usar superficies perfeitas e lixadas.

FV esfarelando é com certeza resina velha ou excesso de UV - ou os dois...
elisonj

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Seg Maio 18, 2015 4:41 pm

Rafael Marcondes escreveu:
elisonj escreveu:
Vale, essa flexivel foi a que comentei que não tive bom resultado como colagem...  ela é boa pra fazer as laminas de FV,  eu fiz duas laminas com ela pra servir como reforço para meu composto, e ficou legal...  só que usei a cola epoxy pra colar as lâminas...

Depois em um outro arco, eu tentei colocar o tecido de FV diretamente no arco com a resina flexivel, e usei a mesma resina pra fazer laminações na madeira...   ai deu problemas, pois as laminações de madeira soltaram... =\  

Eu estava vendo outro tópico aqui, e o jorge_wiendl, ele cola fio roving (que é FV) direto no arco, com a solução de nome Piritica (Araldite + Alcool).
Vc já testou isso?

E só pra entender tudo o que vcs falaram nesse tópico:
Para fazer lâminas de FV ou FC tem que ser uma cola flexível?
Agora, pra colar a lamina no backing tem que ser uma cola rígida? Tem gente que em alguns topicos fala que começa a esfarelar... isso acontece?

Valeu...

Respondi lá no tópico que vc criou:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Onde encontrar resina epoxi?   Hoje à(s) 12:18 pm

Onde encontrar resina epoxi?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Filtros de ar inbox - onde comprar??
» Quem sabe onde fica o Mercado Livre ???
» Onde mandar arranjar e pintar plasticos xt?
» Vitrificação
» Selo na mota.Onde?...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: