ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Revestimento do arco de aroeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Daniel Zumba

MensagemAssunto: Revestimento do arco de aroeira   Qua Jul 31, 2013 7:22 pm

Olá galera!

Sou novo aqui no grupo e no mundo da arquearia, portanto me desculpem se fizer algo errado rsrs

Sempre fui admirador do esporte, porém só agora vim a criar vontade de treinar. Também sempre fui admirador de um trabalho feito pelas minhas próprias mãos, portanto estou no projeto do meu primeiro arco. Encontrei vários tutoriais de como fazer. Já tenho as ferramentas, quase todo o material. Eu agora consegui dois tipos de madeira: aroeira e ypê. Tenho preferencia para fazer com a aroeira, mas tem um problema: eu queria fazer de aroeira com revestimento de bambu, porém bambu aqui é quase extinto, muito dificil de achar, entao pensei no couro. seria o mais facil para mim, só que tenho uma duvida: o bambu dá mais força ao arco, e o couro acredito que não. Quero saber se isso é verdade, pois não quero um arco fraco, quero com potencia realmente. Então me digam por favor: se eu colocar o couro o arco não irá ficar mais fraco? e se não, qual a espessura do couro que devo usar? o arco realmente irá ficar bom com ele?

Agradeço...
HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Qui Ago 01, 2013 11:50 am

Daniel, bem vindo ao forum.
Respondendo a sua pergunta, este revestimento que disse é chamado de backing, procure por este termo que vai encontrar bastante coisa. No caso do bambu, realmente deixa mais forte, mas no caso do couro (pode ser também tecido, ou até mesmo papel pardo)é usado somene para proteger as fibras da madeira e o arco não rachar.
Porém, voce vai estar usando aroeira, que acho que é uma das madeiras mais duras e fortes que tem no Brasil, senão no mundo, então problema com arco fraco voce não vai ter.
Espero ter ajudado.

Hugo Caffé
Daniel Zumba

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Qui Ago 01, 2013 1:43 pm

HugoCaffe escreveu:
Daniel, bem vindo ao forum.
Respondendo a sua pergunta, este revestimento que disse é chamado de backing, procure por este termo que vai encontrar bastante coisa. No caso do bambu, realmente deixa mais forte, mas no caso do couro (pode ser também tecido, ou até mesmo papel pardo)é usado somene para proteger as fibras da madeira e o arco não rachar.
Porém, voce vai estar usando aroeira, que acho que é uma das madeiras mais duras e fortes que tem no Brasil, senão no mundo, então problema com arco fraco voce não vai ter.
Espero ter ajudado.

Hugo Caffé

Muito obrigado pela resposta, ajudou bastante, então irei fazer de aroeira com revestimento de couro. mas poderia me responder mais duas coisas? o couro deve ser muito grosso? e como eu posso fazer o tratamento da madeira pois foi tirada a pouco tempo e está verde.
HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Qui Ago 01, 2013 9:44 pm

Respondendo as suas perguntas, o couro não precisa ser grosso não , alias se for bem fino e elastico seria melhor, tipo da espessura do couro de jaqueta.
Para secar a madeira o certo seria uma estufa, mas existem metodos caseiros que podem ser usados, mas não recomendo se não for experiente. No caso pode tentar fazer uma caixa, revestir com manta asfaltica metalizada e colocar uma lampada incandecente, mas não teria forma de regular temperatura.
No entanto pode fazer com a madeira meio verde mesmo, mas à medida que o arco secar o arco vai ficando mais forte.

Daniel Zumba

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Sex Ago 02, 2013 7:19 pm

HugoCaffe escreveu:
Respondendo as suas perguntas, o couro não precisa ser grosso não , alias se for bem fino e elastico seria melhor, tipo da espessura do couro de jaqueta.
Para secar a madeira o certo seria uma estufa, mas existem metodos caseiros que podem ser usados, mas não recomendo se não for experiente. No caso pode tentar fazer uma caixa, revestir com manta asfaltica metalizada e colocar uma lampada incandecente, mas não teria forma de regular temperatura.
No entanto pode fazer com a madeira meio verde mesmo, mas à medida que o arco secar o arco vai ficando mais forte.

Obrigado pela ajuda. Poderia me responder só mais uma coisa? a madeira eu poderia cortar ela em uma serra de disco mesmo, ou de fita, alguma serra motorizada, ou teria que rachar ela? Pois tenho um tio que tem uma marcenaria, então eu poderia levar o tronco da madeira la e ele ja cortava na forma para mim, mas nao sei se pode cortar assim. Agradeço a resposta...
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Sex Ago 02, 2013 7:28 pm

Sim sim, o famoso backing.voce pode fabrica-lo nao só de couro, como também, de bamboo, etc etc.... utilize resina epoxy para cola-lo!
Daniel Zumba

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Sex Ago 02, 2013 8:01 pm

boconcelob escreveu:
Sim sim, o famoso backing.voce pode fabrica-lo nao só de couro, como também, de bamboo, etc etc.... utilize resina epoxy para cola-lo!

Sei, agora só tenho duvida de como posso cortar a madeira mesmo
HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Dom Ago 04, 2013 5:38 pm

Cara, o melhor é rachar com um facão ou coisa do genero, e então ir modelando o arco. Mesmo que fique tudo torto, é melhor ter a certeza que todas as fibras fiquem o mais inteiro possível.
Mas se quiser cortar usando serras ou coisas mais modernas também pode ser feito assim, já que irá ter backing de couro. E além disso os arcos longbows comprados feitos em série são todos feitos com equipamentos modernos para dar repidaz ao trabalho.
ah, e procure por tópicos sobre tillering, tem bastante no fórum e é uma etapa de extrema importancia.
E não esqueça de postar as fotos do andamento, mesmo que algo saia errado(é mais normal do que pensa).

Hugo Caffé
Daniel Zumba

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Dom Ago 04, 2013 8:59 pm

HugoCaffe escreveu:
Cara, o melhor é rachar com um facão ou coisa do genero, e então ir modelando o arco. Mesmo que fique tudo torto, é melhor ter a certeza que todas as fibras fiquem o mais inteiro possível.
Mas se quiser cortar usando serras ou coisas mais modernas também pode ser feito assim, já que irá ter backing de couro. E além disso os arcos longbows comprados feitos em série são todos feitos com equipamentos modernos para dar repidaz ao trabalho.
ah, e procure por tópicos sobre tillering, tem bastante no fórum e é uma etapa de extrema importancia.
E não esqueça de postar as fotos do andamento, mesmo que algo saia errado(é mais normal do que pensa).

Hugo Caffé

Ok. Muito obrigado pela ajuda. Vou começar a fazer o arco e a medida que o processo for avançando irei tirando fotos e postando aqui nesse tópico. Abraço!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Revestimento do arco de aroeira   Hoje à(s) 12:03 pm

Revestimento do arco de aroeira
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Piso e revestimento para garagem (estúdio)
» Revestimento em fibra de carbono
» Painel, o revestimento é couro ou Plastico (Polimero).
» [VENDO] Moldura de revestimento interno da porta traseira (Porta-malas) - $60.00
» Trocar o piso

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: