ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
majordbs

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sab Out 27, 2012 2:00 pm

Mamute-sc escreveu:
ma no caso de recurvos e logbows 300 FPS é algo quase impossível de se conseguir

outra coisa interessante de se olhar (está escrito no post do Sasha Siemel) é que o tipo de ponta recomendado para arcos recurvos as vezes é diferente do tipo de ponta que os atiradores de composto podem utilizar, pra mim uma regra que nunca dá erro é utilizar pontas de 4 lâminas (2 maiores para corte e 2 pequenas apenas para abrir o corte na região do shaft), serve para qualquer arco ou tipo de animal

bem falado amigo mamute! recentemente comprei um recurvo de 65# e com uma ponta dessas eu imagino que posso encarar ate mesmo os Big Five.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sab Out 27, 2012 2:16 pm

o pessoal de recurvo que caça big five o faz com arcos de mais de 80#, não sei se por teoria ou superstição, mas em todo caso acho que se deve estudar bem a situação

o Water Buffalo, embora grande, não faz parte dos big five, mas dá para se ter uma idéia do que esperar, mas umas contas de energia cinética, momento, ponta correta e treino (muito treino) resolvam quaquer parada

majordbs

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sab Out 27, 2012 8:40 pm

Mamute-sc escreveu:
o pessoal de recurvo que caça big five o faz com arcos de mais de 80#, não sei se por teoria ou superstição, mas em todo caso acho que se deve estudar bem a situação

o Water Buffalo, embora grande, não faz parte dos big five, mas dá para se ter uma idéia do que esperar, mas umas contas de energia cinética, momento, ponta correta e treino (muito treino) resolvam quaquer parada

Caramba Mamute, 80# em um recurvo eh bronca viu!!! affraid
luisximenes

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sab Out 27, 2012 9:52 pm

tópico completo!!! muito instrutivo! mais um tópico que diz que arco e flecha é uma arte que precisa de muito estudo!!! parabéns mamute e ao fórum!!!
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sab Out 27, 2012 10:42 pm

majordbs escreveu:
Mamute-sc escreveu:

Big Five não é brinquedo não, são animais que em seu estado puro na natureza (não aqueles atordoados de fazendas de caça) são de extremo perigo, uma bobeada e você vira a caça

mas lembre-se, esse peso de puxada é o que eu vi em caçadas com recurvo/longbow e como disse, não sei se o peso que usavam era´baseado em teoria ou em "ouvi dizer"
majordbs

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Dom Out 28, 2012 10:40 am

Mamute-sc escreveu:
majordbs escreveu:
Mamute-sc escreveu:

Big Five não é brinquedo não, são animais que em seu estado puro na natureza (não aqueles atordoados de fazendas de caça) são de extremo perigo, uma bobeada e você vira a caça

mas lembre-se, esse peso de puxada é o que eu vi em caçadas com recurvo/longbow e como disse, não sei se o peso que usavam era´baseado em teoria ou em "ouvi dizer"

Entendo meu amigo, vou iniciar um estudo sobre isso..
Sandro

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Dom Out 28, 2012 12:47 pm

Este post inteiro é um verdadeiro tratado de caça com arcos e deveria ser lido por todos os arqueiros que gostam e pretendem caçar qualquer tipo de animais algum dia.
Mas há algo além da energia da flecha, que é a precisão do disparo e a resistência física do caçador.
A energia das flechas para a caça e a precisão do disparo são os fatores mais preponderantes para se executar esse serviço.
Como li no site da Edersbow a muitos anos atras um artigo criado por um escritor norte americano chamado Bill Wince, se você não é capaz de atingir uma flecha em um alvo do tamanho de um punho a 20 jardas de distância em 100% das vezes, você não deve sair à caça pois, com toda a tensão envolvida, tiros a 20 jardas parecerão 30 e a 30 parecerão 40.
A outra coisa é a resistência necessária para a retensão da corda. Puxe seu arco na tração máxima e retenha ele nessa puxada tanto tempo quanto possa até que sinta que consegue fazê-lo por cerca de 1 minuto pois não é raro que o animal se coloque na posição esperada e assim que você retese a corda, este faça algum movimento inesperado e se ponha fora da linha de visada. Você não conseguirá dar 10 tiros nessas condições, então faça isso ao final do seu treino, quando você sabe que dará a sua última seção de disparos, ou seja, as últimas 5 ou 6 flechas da aljava/quiver.
É indicado que o arqueiro treine disparando pelo menos 50 a 70 flechas todos os dias a distâncias longas (algo como 50 jardas) pois assim, seus tiros a 20/25 jardas parecerão tiros de recreação. Quando estiver se aproximando da temporada deve ampliar essa quantidade de disparos para algo próximos a 100 disparos "por dia", para se colocar em plena forma pois a memória muscular só se consegue com a repetição exaustiva.
Aposto que quando você foi comprar o seu arco para a finalidade de caçadas o vendedor não o informou desses detalhes não é?
Mas pense por um instante.
Não creio que qualquer um daqui queira que a rede Globo noticie que apareceu por ai em qualquer lugar uma capivara ou porco com uma flecha cravada na bunda e que por isso esse tipo de equipamento deva ser banido como todas as armas de fogo e que todo arqueiro é um criminoso.
Devemos ter responsabilidade para com os demais praticantes e, principalmente, respeito para com os animais.
E, por fim... Me convidem para o churrasco.
majordbs

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Ter Out 30, 2012 11:08 am

Segundo Fred Eichler comenta no video, um recurvo de 50# a 55# pode matar praticamente tudo nos Estados Unidos se voce combinar flecha + ponta correta + arco.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Última edição por majordbs em Ter Out 30, 2012 11:11 am, editado 1 vez(es) (Razão : O video não aparecia..)
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Ter Out 30, 2012 11:55 pm

ele não falou treino porque já atira MUITO BEM, mas vai aí mais um comentário, depois de cobinar corretamente arco+flechas+ponta treine muito, até "achar" que está perfeito

lembre-se que os Big Five não são animnais do continente americano, e mesmo que fossem, creio que se acertar na pinta o bicho deita
majordbs

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Out 31, 2012 5:25 pm

Mamute-sc escreveu:
ele não falou treino porque já atira MUITO BEM, mas vai aí mais um comentário, depois de cobinar corretamente arco+flechas+ponta treine muito, até "achar" que está perfeito

lembre-se que os Big Five não são animnais do continente americano, e mesmo que fossem, creio que se acertar na pinta o bicho deita

Certamente meu amigo, coloquei o video apenas como um ensinamento do grande fred eichler para os que acham que precisam de um arco de 110# para caçar.. O treino eh 70% no meu ver + a combinação arco+flecha+ponta e sem esquecer o preparo mental para se manter tranqüilo no momento que vai meter uma flecha em um urso preto enorme e não dar um cagaço..

Ps* ate agora so caço nos EUA e não pretendo partir para os big five ainda.. por questões econômicas e de comodidade mesmo..
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Out 31, 2012 8:55 pm

ola amigo MAMUTE, lendo esse bom post...essas pontas que vc mensiona...sao as
que o nosso saudoso FRED BEAR, usava nas sua caçadas???eu tenho os videos que
comprei na 3rivers ano passado...e ele usa essas pontas...e eu estou a procura delas
ou bem parecidas...se vc puder me indicar onde conseguir essas ponta eu agradeço ok!
um abraço a todos.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Out 31, 2012 9:12 pm

para shafts de aluminio ou carbono esses aqui são recomendados

se for para shafts de madeira

notem que elas tem 2 laminas principais e 2 menores que servem para abrir o corte na posição do shaft, assim facilita a penetração e consequentemente permite um abate mais rápido
Andrius Louis

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Out 31, 2012 9:38 pm

Mamute-sc escreveu:

notem que elas tem 2 laminas principais e 2 menores que servem para abrir o corte na posição do shaft, assim facilita a penetração e consequentemente permite um abate mais rápido

Estes tipos de pontas são mais dificeis de se regular com as vanes?? Como voce faz para deixar elas voando direitinho?? Valeu Mamute.

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Out 31, 2012 9:55 pm

teste do papel e ajustes, tem um video que coloquei nesse tópico que o rapaz explica como fazer passo a passo

esse video aqui

teste do papel resolve qualquer problema de regulagem de flecha, só precisa de papel e paciência Very Happy
MaverickMCS

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qui Nov 01, 2012 9:02 am

Mamute-sc escreveu:

Mamute, você que tem uma quilometragem anos luz à frente de mim no assunto, sabe se as 2 lâminas menores realmente ajudam na penetração? No vídeo que vou postar a seguir, o Ted Nugent comenta sobre as pontas de caça Bear Razorheads, e fala que o "George Nichols" (não sei se é este o nome) ensinou-o a retirar as "bleeder blades" para ajudar na penetração. Ele comenta tambem, que uma ponta um pouco mais "arredondada" é mais funcional do que uma mais fina, pois as mais finas tendem a se dobrar ou quebrar. O vídeo mostra rápidamente o Fred tambem, limando uma ponta.
Aí fiquei na dúvida. O que o Ted diz realmente é correto, é errado, depende do gosto, ou não temos "estudos" aprofundados sobre o assunto?
-
-
Obrigado!
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qui Nov 01, 2012 11:39 am

no começo o tópico tem um tratado feito pelo dr. Ashby sobre os motivos da má penetração, e um deles é que o shaft "prende" na carne diminuindo a penetração e sabemos muito bem que quanto maior penetração mais chance de "derrubar" o animal, com uma diminuição do sofrimento do mesmo; uma flecha que traspassa o animal, além de cortar muito mais veias e orgãos produz duas saidas de sangue

NUNCA devemos utilizar um saft de espessura maior do que o encaixe da broadhead (tem foto nas primerias paginas desse tópico), essa lâmina menor, aumenta a área de passagem do shaft, não sei te dizer na prática se isso ajuda ou não, mas na teoria creio que isso realmente ocorra
MaverickMCS

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qui Nov 01, 2012 4:21 pm

Obrigado!
Não tinha lido este tópico inteiro, apenas as postagens que aconteçeram depois que começei a acompanhar o fórum. Como disse em algum lugar, o conteúdo do fórum, é para mais de ano de leitura, devagar eu tento acompanhar. Mas já que citaste, agora terei que ler este tópico em sua totalidade! haha
Abraços!
Sasha Siemel

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Sex Fev 15, 2013 1:39 am

Mais recomendaçoes para caça com arco, dessa vez na Australia

BOAR & SCRUB BULL SAFARIS

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Recommended Minimum Gear:
60lb Bows & 600gr Arrows
70lb Bows & 800gr Arrows (Scrub Bull)

BUFFALO & SCRUB BULL SAFARIS

Bow 70lbs and 800+ gr Arrows(Guide Only) Solid 2 Blade Broadhead

CHITAL (AXIS) DEER & BOAR SAFARIS

Bow 60lbs & 500gr quiet Arrows

RED DEER SAFARIS

Bow 60lbs & 600gr Arrows

Alex Lima

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Ter Fev 25, 2014 9:03 am

Excelent!!!!!

Sight Scope 5-Pin 6061-T6 Aluminum - Black
New QAD Ultra Rest Hunter - Black
antonio sezar de souza

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Seg Mar 31, 2014 10:50 pm

CALIL escreveu:
Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Primeiramente PARABENS,nao somente ao Mamute,tambem ao forum por escolher moderadores de alto nivel tecnico e que tem o comprometimento de vestir a camisa e nos auxiliar sempre com boa vontade!Eu sou um leigo e novo aqui,mas tenho certeza de que aprenderei muito com voces!  ABRAÇOS

o mamute é o cara!!!

Vou convidar ele para padrinho das crianças, este sabe tudo, é o cara.

Parabens
ELCIO

MensagemAssunto: CONHECIMENTO   Ter Nov 25, 2014 6:37 pm

Agradeço ao Mamute, pelo texto. Me ajudou muito o cálculo do FOC, bem como, as questões relativas às pontas são de extrema importância. Há tempos fico intrigado com a enorme oferta de pontas com 3 ou 4 lâminas e quase ausência de pontas com 2 lâminas (que na minha opinião, são mais versáteis).
Parece que algumas fábricas simplesmente fazem pontas ( com os desenhos mais estranhos, várias lâminas, etc..) com a intenção de "parecer mais mortais", sem qualquer comprovação técnica de melhor desempenho.

Somente com a finalidade de fazer um paralelo com o texto do Mamute, no que se refere ao peso das flechas e momento, me lembrei de uma discussão antiga no campo das armas de fogo (a revista Magnum, anos atrás, publicou uma edição, quase inteira, comparando o desempenho de 2 munições para armas : 9mm Luger e .45 ACP (que tem características distintas: o 9mm Luger tem um projétil leve e desenvolve alta velocidade e o .45 ACP é o contrário: extremamente pesado e pouco veloz).
O que, após anos de pesquisa e desempenho de campo, é possível afirmar é que embora quase todos os projéteis modernos sejam de pequena massa e alta velocidade, em quase todas as situações, projéteis mais pesados e com menor velocidade (e com energia cinética semelhante) tem capacidade igual ou superior de incapacitar um oponente (por incapacitar deve-se entender parar o ataque, não necessariamente matar).
Embora eu seja um fã do 9mm Luger, com pontas ogivais, quase todos os cartuchos de projéteis leves e rápidos, perdem em eficiência com relação aos projéteis pesados e lentos (eu disse com projéteis ogivais...).
Outro exemplo é o antigo calibre 38/200 inglês (um 38 SPL com projétil de 200 grains). De pouca energia, mas bastante eficiente no quesito parar um ser humano.
Exemplo disso é o desenvolvimento das fábricas de munição para o calibre .223 (usado no M-16). Começou a ser fabricado com projéteis de 55 grains, depois, 60 e hoje, quase todos tem 68 ou 70 grains). Interessante ainda notar que os EUA estudam há vários anos, aumentar o calibre de seu fuzil regulamentar e o peso dos projéteis (os estudos estão caminhando para diâmetros de 6,5, 6,8 ou até 7mm e pesos de projéteis por volta de 70/95 grains).
Por fim, gostaria de fazer uma sugestão ao Mamute: o texto é baseado principalmente em experiências com arcos. Porém, hoje é bastantes difundido o uso de bestas, com velocidades, quase sempre maiores. Será que ele tem algum estudo sobre o tema? Pergunto isso porque já ví diversos vídeos com caçadas com bestas, onde as setas atravessam os animais, fincando no solo ou no que está atrás. Nesta hipótese (uso de bestas de alta potência), talvez o desempenho melhore com lâminas múltiplas, eis que haveria maior danos aos tecidos/canal de sangramento (sem esquecer a maior possibilidade de encontrar ossos).

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Ter Nov 25, 2014 8:27 pm

belo comentário Elcio, seja bem vindo

esse estudo se refere à flecha, entrando nos cálculos a velocidade e o peso das flechas, independente de ser atirada de besta ou arco (aliás a besta nada mais é do que um arco com coronha e trilho que permite ao mesmo um tempo maior armado, e facilita a utilização de miras e afins (imagina segurar um arco armado 5 ou 10 minutos)

a maior diferença entre um arco e uma besta está no comprimento e peso da flecha usada em uma ou outra opção

como as flechas para besta geralmente são muito curtas elas perdem tempo de aceleração, isso é, após o disparo ficam uns pentelhésimos de segundo a menos em contato com a corda (comparado com o arco), e isso diminui muito a velocidade e por consequência a Energia Cinética e o Potencial, o que os fabricantes de Besta fazem para compensar? aumentam absurdamente a potencia da mesma, para compensar esse perda

agora se fazem uma Besta com alta potência e com um trilho comprido (powerstroke) aí o bicho pega, pois com o trilho maior aumenta o comprimento da flecha (peso e tempo de contato da flecha com a corda após o disparo), aí transpassa até mamute kkkkkkkkkkk

veja algumas diferenças de bestas no mercado e a energia cinética conseguida:

1 - Besta Recurva, 150 libras, powerstroke 11,0", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 205 FPS, Energia Cinética = 37 ft.lbs.

2 - Besta Recurva, 150 libras, powerstroke 12,5", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 235 FPS, Energia Cinética = 49 ft.lbs.

3 - Besta Composta, 150 libras, powerstroke 9,5", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 252 FPS, Energia Cinética = 56 ft.lbs.

4 - Besta Composta, 150 libras, powerstroke 13,0", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 302 FPS, Energia Cinética = 81 ft.lbs.

mantendo a mesma potência e peso da flecha, variando o powerstroke e o tipo de ação (Recurva ou Composta), isso dá uma boa noção do que escrevi

só pegando um gancho, para quem chega do clube da arma de fogo ou mesmo para aquele que nunca teve contato com nada, o mais importante na minha opinião é a flecha, se ela não estiver adequada ao equipamento/biometria do arqueiro, esquece, e poucas pessoas atentaram para o fato de que flecha para um arco (ou Besta) é como a munição de uma arma de fogo, não vou conseguir nada se colocar munição de 38 numa 12, ou seja lá a referência que quiser, cada arco/arqueiro PRECISA de uma flecha específica, e se isso não acontecer a flecha vai voar mal e não haverá consistência de tiro (falta mira) e a penetração será muito pequena

depois de encontrar a flecha ideal para o seu arco, aí sim passam a valer as regras discorridas nesse tópico

Elcio, esqueci de mais uma coisa, um arco regulado, com potência maior de 60# traspassa qualquer animal que conheço

ELCIO

MensagemAssunto: MAIS PONTAS   Qua Nov 26, 2014 10:28 am

Muito bom o quadro comparativo das bestas com powerstroke diferentes.
Mais um dado importante. Na minha opinião (apenas suposição, não tenho experiência prática neste assunto), as bestas com trilhos maiores estabilizariam melhor as setas que as de trilhos pequenos (embora isso seja apenas uma suposição....).

Adentrando no assunto do tópico (pontas de flechas), gostaria de fazer uma sugestão ao Mamute: acho que todos os interessados na caça com arco/besta tem dúvidas quanto à penetração das diversas pontas quando encontram ossos.

Como a caça do javali tem sido muito difundida (espécie que tem na cabeça e paleta ossos grossos), o Mamute (para preservar a espécie?? kkkk), não teria alguma coista para postar no site?

Fica a sugestão.

Mamute-sc escreveu:
belo comentário Elcio, seja bem vindo

esse estudo se refere à flecha, entrando nos cálculos a velocidade e o peso das flechas, independente de ser atirada de besta ou arco (aliás a besta nada mais é do que um arco com coronha e trilho que permite ao mesmo um tempo maior armado, e facilita a utilização de miras e afins (imagina segurar um arco armado 5 ou 10 minutos)

a maior diferença entre um arco e uma besta está no comprimento e peso da flecha usada em uma ou outra opção

como as flechas para besta geralmente são muito curtas elas perdem tempo de aceleração, isso é, após o disparo ficam uns pentelhésimos de segundo a menos em contato com a corda (comparado com o arco), e isso diminui muito a velocidade e por consequência a Energia Cinética e o Potencial, o que os fabricantes de Besta fazem para compensar? aumentam absurdamente a potencia da mesma, para compensar esse perda

agora se fazem uma Besta com alta potência e com um trilho comprido (powerstroke) aí o bicho pega, pois com o trilho maior aumenta o comprimento da flecha (peso e tempo de contato da flecha com a corda após o disparo), aí transpassa até mamute kkkkkkkkkkk

veja algumas diferenças de bestas no mercado e a energia cinética conseguida:

1 - Besta Recurva, 150 libras, powerstroke 11,0", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 205 FPS, Energia Cinética = 37 ft.lbs.

2 - Besta Recurva, 150 libras, powerstroke 12,5", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 235 FPS, Energia Cinética = 49 ft.lbs.

3 - Besta Composta, 150 libras, powerstroke   9,5", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 252 FPS, Energia Cinética = 56 ft.lbs.

4 - Besta Composta, 150 libras, powerstroke 13,0", flechas de 400 grains, velocidade atingida = 302 FPS, Energia Cinética = 81 ft.lbs.

mantendo a mesma potência e peso da flecha, variando o powerstroke e o tipo de ação (Recurva ou Composta), isso dá uma boa noção do que escrevi

só pegando um gancho, para quem chega do clube da arma de fogo ou mesmo para aquele que nunca teve contato com nada, o mais importante na minha opinião é a flecha, se ela não estiver adequada ao equipamento/biometria do arqueiro, esquece, e poucas pessoas atentaram para o fato de que flecha para um arco (ou Besta) é como a munição de uma arma de fogo, não vou conseguir nada se colocar munição de 38 numa 12, ou seja lá a referência que quiser, cada arco/arqueiro PRECISA de uma flecha específica, e se isso não acontecer a flecha vai voar mal e não haverá consistência de tiro (falta mira) e a penetração será muito pequena

depois de encontrar a flecha ideal para o seu arco, aí sim passam a valer as regras discorridas nesse tópico

Elcio, esqueci de mais uma coisa, um arco regulado, com potência maior de 60# traspassa qualquer animal que conheço

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Nov 26, 2014 8:52 pm

esses tópicos aqui vão te dar uma idéia muito boa sobre broadheads,

com a flecha 100% ajustada nunca vi nenhuma falhar, depois do uso algumas podem ser jogadas fora, mas falhar......
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Qua Dez 17, 2014 6:35 pm

Elcio, apenas acrescentando algo que talvez não tenha ficado claro

a ponta da flecha na realidade não garante uma maior ou menor penetração, tirando o quesito peso (que ajudaria a ajustar o FOC), qualquer outro item relativo a a ponta só tem a ver com tamanho do corte e facilidade (ou não) no ajuste da flecha com broadheads (que em alguns casos é bem diferente das pontas de treino)

se a flecha estiver ajustada (batendo no alvo 100% alinhada) com o FOC adequado (já foi tratado anteriormente) para o animal que estiver caçando, o resto se resume, no meu ponto de vista, ter um bom tamanho de corte (falo em tamanho porque algumas abrem nos 2 sentidos), a ter durabilidade e ser de fácil "afiamento"

ao contrário da munição de arma de fogo, onde o tipo de ponta influencia muito
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE   Hoje à(s) 12:09 am

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CAÇAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» Coisas o que você precisa saber sobre a Factor(Antes de Comprar):
» Quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de beber?
» Aos admiradores e possuidores da Hayabusa!
» CAIXA DE CAMBIO ECLIPSE G2 - 03 fotos, retentores que você precisa saber...
» Tudo o que precisa saber sobre Oleos - O sangue da moto

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: