ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gerlano

MensagemAssunto: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Seg Jul 29, 2013 1:57 pm

Fala galera!

Sou Gerlano, moro em Recife - PE, alguem daqui tambem?

Bem, finalmente depois de muito tentar, comprei meu primeiro arco (agradecimentos ao Seba). É um recurvo optimo, simples pra começar.

Não tenho instrutor nem local para treinos, estou treinando na area de meu Ap, atirando num colchão..

Enfim, esta indo tudo bem, mas gostaria de algumas dicas, aqui segue uma lista, mas adoraria conselhos e dicas a mais.

-Como segurar o arco de forma correta (sei q é normal, mas a corta ja bateu varias vezes no meu braço)
-Como guardar o arco? Estou tirando a corda e deixando ele deitado.
-Quais cuidados deve ter com os tiros e com a manutenção do arco?
-Como montar um alvo e quais materiais usar.

Por enquanto é isso. Agradeço a todos.
Estou muito satisfeito e contente com o esporte.

Prazer em finalmente me juntar a voces oficialmente
Fire Rider

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Seg Jul 29, 2013 4:49 pm

gerlano escreveu:
Fala galera!

Bem, finalmente depois de muito tentar, comprei meu primeiro arco (agradecimentos ao Seba). É um recurvo optimo, simples pra começar.

Não tenho instrutor nem local para treinos, estou treinando na area de meu Ap, atirando num colchão..

Enfim, esta indo tudo bem, mas gostaria de algumas dicas, aqui segue uma lista, mas adoraria conselhos e dicas a mais.

-Como segurar o arco de forma correta (sei q é normal, mas a corta ja bateu varias vezes no meu braço)

- Gerlano, parabéns pela compra e por começar no esporte.
    Entra no site da CBTARCO (http://www.cbtarco.org.br/), escolhe a aba onde praticar e escolhe o estado. Em Pernambuco vi que tem alguns lugares. Dá uma olhada lá, nada melhor que ter alguém para orientar o início.
    Abs.
ortizz2309

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Sex Ago 09, 2013 8:02 pm

gerlano escreveu:
Fala galera!

E ai companheiro, tbm sou nvo, estou com meu arco a 2 meses, mas venho estudando mto pq me apaixonei pelo arquerismo...Espero te ajudar:

-Teria como postar uma foto de vc ancorando o arco? pq não é normal não a corda chicotear teu antebraço...
-O meu eu desarmo tbm, tiro as laminhas, enrolo as mesmas em feltro por garantia, e coloco tdo em um case fino e bonito q eu mesmo fiz em couro, q é uma peça de decoração e usual para o arco( frescura minha q me apaixonei junto do arquerismo com o trabalho com couro, inclusive já fiz umas peças por encomenda)
-Com os tiros meu primeiro cuidado foi fazer um alvo q não vare as flechas, com uma distancia boa do muro para as flechas ter uma maior vida util, inclusive dei uma estofada no muro para quando der algo errado, ou alguem quiser dar um tiro por curiosidade não quebrar mtas flechas, pq eu quebrei apenas uma até agora, amigos já quebraram 6 e como sabemos flechas tem um custo mto alto para qm não tem uma conta gorda.. E sobre as flechas dou msma dica, final do treino sempre dou uma revisada para ver se as vanes estão bem firmes ainda, e se por um incidente qualquer as flechas não sofreram trincas ou algo do tipo, pq quero estar bem livre de uma flecha estourando na minha mão..hehe...E uma vez por semana dou uma revisada nas laminas para ver se estão tranquilas, se as trincas estão estabilizadas etc...
-Meu alvo foi a parte q me deu mais dor de kbeça pois fiz 3 até descobrir um perfeito... Seguinte, comecei cortando bambus grande, q devem ter uns 7cm de largura e da altura mais ou menos media de um ser humano 1,77... Feito isso peguei e coloquei uma fileira de 4 bambus cravados na grama de cada lado de onde sera o alvo, após cravado os bambus eu amarrei cada vileira fazendo elas formarem cmo fosse uma piramide olhada de lado, para ter uma boa compactação, feito isso estariam mais ou menos dispostos assim oh( | <- esse risco é uma fileira de bambu para ilustrar) Coloquei uma de bambu | e um metro a outra | ou seja |<-1M->|... Certo feito isto, eu coloquei cerca de 12sacos na frente onde as flechas vão bater ou seja, 2 sacos na largura q entram deste 1M, e empilhei de 2 em 2 em cima, após atingir cerca de 1,80m dos bambus, coloquei os outros sacos atras de maravalha q consegui de graça e serviram apenas para segurar caso as flechas conseguissem varar a primeira camada de serragem q fiz bem compactada e teve uma resposta exelente. e no caso deu conta mto boa...Ficou otimo a resposta, e com o saco q veio as serragem dentro e aqueles trançados então onde as flechas atingem após a retiradas delas, o local fica praticamente ileso, pronto para as proximas q viram...

É isso espero ter ajudado...Qualquer ajuda grita, ou manda um MP...Abraço
gerlano

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 1:49 pm

E ae ortiz!

Realmente cara, me ajudou bastante, apesar de ja ter descoberto algumas dessas coisas do pior jeito hehe.

Ja quebrei duas flechas, uma foi batendo no muro tambem (varou o alvo) e outra foi q acertei uma flecha em cima da outra hehe.

Fiz um alvo de espuma de colchão + papelão + isopor.

Outra dúvida, quanto atiro muito, as articulações mais proximas da ponta do dedo ficam doendo. Normal isso? Eu puxo a corda o mais na ponta do dedo possível, ou posso segurar mais fechado?

Segue em anexo uma foto minha com a pegada.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Saulowinter

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 2:16 pm

A corda pode chicotear o antebraço se o teu braço estiver na posição/forma errada. Tu precisa girar o cotovelo pra cima/fora [ou seja, sentido horário se tu segura com a esquerda], isso tira o antebraço e tudo mais do caminho da corda. Claro que vai precisar girar o pulso pro arrumar a posição do arco depois disso.

Segunda ou terça fiz uma pausa [pra comer umas laranjas com os cães lol], voltei e esqueci de arrumar o protetor. Logo na primeira flechada desatento a corda acertou o braço, tô com um vergão roxo/verde e inchado até hoje AHIUAHIUAHIUAHIUAHIuAHiAU aprendi a manter concentração e atenção depois dessa
Bandoleiro

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 2:17 pm

Boa Tarde Gerlano!

Rapaz vamos la, quanto a mão que puxa a corda, vc utiliza apenas as falanges dos dedos, confere a imagem abaixo:
Como o dedo do meio é maior não encaixa certinho na falange dele, mas um pouco abaixo.
Um outro detalhe que eu vi foi a sua mão que esta segurando o arco, me pareceu que vc esta segurando o arco com força, faça uma pegada mais leve. E um dos detalhes da corda bater no seu braço pode ser isso da mão que esta segurando o arco.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Primeira Imagem Correto
Segunda Imagem "Errado"

Fonte - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

------------------------------------------------------
Arco Recurvo Martin Saber TD (2013) 40#@28"
6x Easton XX75 Tribute 600 (1916) 29" Feathers
3x Easton XX75 Gamegetter 500 (2016) 29" Feathers
------------------------------------------------------
Saulowinter

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 2:25 pm

Acho que isso aqui tb é útil. Tá em inglês, mas é bem simples de entender
A parte do braço tá por volta dos 1:30

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
TRC

MensagemAssunto: catuvelo   Qui Ago 15, 2013 2:39 pm

Primeiro, o problema da chicotada no braço é o "catuvelo".
Segundo, aquilo que mandamos para o alvo é a flecha e não o arco.  
Desculpe-me a brincadeira.  ssrssr
Se a gente empurrar muito o arco lá pra frente, certamente acontecerá uma lambada no braço.
A sua mão esquerda está muito pra frente, e a direita também.
O braço esquerdo deve ficar ligeiramente arqueado e não reto, no cotovelo forma-se uma curva e a "barriga" do braço sai do caminho da corda.
A mão direita deve trazer a corda mais pra trás, até que ela encoste na ponta do nariz.
O "catuvelo" deve formar um ângulo para fora do plano da mão direita e mão esquerda.
É a minha opinião, eu atiro dessa forma, não uso protetor de braço e não levo lambadas.
A mão esquerda não deve "empunhar" o arco, ela só apoia o riser e fica entreaberta, conforme está na foto acima.
ortizz2309

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 2:52 pm

gerlano escreveu:
E ae ortiz!

Realmente cara, me ajudou bastante, apesar de ja ter descoberto algumas dessas coisas do pior jeito hehe.

Ja quebrei duas flechas, uma foi batendo no muro tambem (varou o alvo) e outra foi q acertei uma flecha em cima da outra hehe.

Fiz um alvo de espuma de colchão + papelão + isopor.

Outra dúvida, quanto atiro muito, as articulações mais proximas da ponta do dedo ficam doendo. Normal isso? Eu puxo a corda o mais na ponta do dedo possível, ou posso segurar mais fechado?

Segue em anexo uma foto minha com a pegada.

E ai velho, tranquilo?  Q bom q ajudou!  Faz parte sou novato tbm então mta coisa aprendemos com erros! Seguinte eu não estou tendo dor  nos dedos, pois uma coisa q creio q seja fundamental, luvas estou fazendo umas sobre encomenda  se quiser olha nos classificados no flechas e acessórios!  Seguinte a foto q mostra os dedos e pegadas de falange está certa, mas eu me adaptei com uma puxada daquela forma mas deixado os 3dedos paralelos, dando uma leve flexionada! Mto melhor,  canto da pena colado na boca é o ideal, eu particularmente tirei a mira do meu e  parti para o tiro instintivo, miro com a flecha me adaptei melhor! Sobre sua pegada tbm achei que está fazendo força,  lembrando q a mão estendida empurra o arco não o segura! Outro detalhe e q vc não larga a corda e sim a deixa correr nos teus dedos! Pq se largar de soco provavelmente desestabilize o arco!
ortizz2309

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 3:04 pm

Cara outra coisa, agora q dei zoom na foto vc ta puxando com o minguinho a corda junto? Se estiver tira esse dedo dali, pois não é lugar dele na puxada e tlvz seja um pouco da tua dor articular o mingo já q ele não tem estrutura nem força para ajudar em uma puxada! Na verdade em vez de auxiliar ele mais te atrapalhar por não conseguir executar pressão desejada na corda!
EVC

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 5:23 pm

Bandoleiro escreveu:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Primeira Imagem Correto
Segunda Imagem "Errado"
... Desde que esteja usando um sling, como na fota "correta". Sem sling a segunda pegada é normal até onde sei, embora o cara da fota esteja exagerando no aperto dos dedos.
EVC

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Ago 15, 2013 5:32 pm

gerlano escreveu:

Você está usando dedeira? Não dá para ter certeza pela foto. Segurar nas pontas dos dedos não só não é muito saudável como vai prejudicar o tiro. A fotinha aí em cima dá uma boa ideia de onde deve ir a corda. Na verdade você pode colocar a corda até mais para o meio da segunda falange, se quiser e for confortável. Aí não terá de tensionar tanto os dedos. Uma dica importante: em vez de abrir os dedos para disparar a flecha, simplesmente os relaxe e deixe que a corda faça o resto.

Faça ou compre um protetor de braço. E veja se você não está hiper-estendendo o seu cotovelo.
Arquero

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Dom Ago 25, 2013 7:15 pm

Fiquei numa duvida agora estico o meu braço esquerdo o máximo que posso, aumentando o tamanho da minha puxada que ao meu ver é vantagem na arquearia e evita tremedeira manter o braço corretamente esticado, mas meu arco é composto, no composto eu posso esticar bem o braço esquerdo na boa? E encosto o narigão na corda para mirar, a corda passa riscando no meu braço, mas isso me da tamanha precisão nos tiros, meu objetivo vem sendo precisão, acertar a letrinha algo assim, alvos do tamanho de uma mosca, só tenho uns 20 metros para brincar quanto menor o alvo maior o desafio!
Belatriz

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qua Set 11, 2013 7:57 pm

Gostei desses vídeos do howcast, bem legal!
megaseba

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Qui Set 12, 2013 9:32 am

Carara fui responder e já te responderam uma pencaaaaaaaaaaaa rs.

Lembra de verificar o brace high do arco tambem! isso e uma coisa muito importante.

Corda batendo no antebraço e problema de forma mesmo. Abs

http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção   Hoje à(s) 10:32 am

Iniciado - Primeiro Arco - Manutenção
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O MEU PRIMEIRO CARRO FOI UM CLASSICO CRX I-VT 150cv
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» Primeiro vôo do meu Filho
» Primeiro som no primeiro Ka! Módulo e sub básico.
» primeiro cio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: