ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ajuda sistema de gatilho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 8:58 pm

Galera fiz um protótipo do sistema de gatilho que vou usar na minha besta só que surgiu um probleminha e queria a ajuda de vcs!
O sistema de gatilho é esse aqui:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Aqui está são as peças que fiz de madeira:

Eu coloquei as molas e fixei em um suporte! Funciona perfeitamente, porém quando fui fazer o teste da pressão surgiu o problema! Fiz força pra frente com o dedo no cão simulando a corda e apertei o gatilho, funciona, porém está extremamente duro! E olha que é com o dedo!
Acho que não é por conta do material!
Será que podem me ajudar?

Obrigado!
jonnyosbourne

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 10:09 pm

Ola Chacal, apesar de eu ser novo no forum e ainda n ter arco nem besta ( pretendo fazer um arco logo logo) seu post me lembrou alguns anos atras ( hj tenho 14) quando brincava com arminhas, e es vezes as desmontava....

N é possivel fazer um gatilho com peça unica, pois quanto mais simples menos chance do mecanismo dar errado ou travar ?

Você disse que ele estava duro, talvez trocar a mola resolva ( lembre que além do tamanho delas, o material que são feitas influencia nos resultados...

Caso eu tenha alguma ideia, posto aki....

Flo cara, e boa sorte ae !!
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 10:16 pm

jonnyosbourne escreveu:
Ola Chacal, apesar de eu ser novo no forum e ainda n ter arco nem besta ( pretendo fazer um arco logo logo) seu post me lembrou alguns anos atras ( hj tenho  14) quando brincava com arminhas, e es vezes as desmontava....

N é possivel fazer um gatilho com peça unica, pois quanto mais simples menos chance do mecanismo dar errado ou travar ?

Você disse que ele estava duro, talvez trocar a mola resolva ( lembre que além do tamanho delas, o material que são feitas influencia nos resultados...

Caso eu tenha alguma ideia, posto aki....

Flo cara, e boa sorte ae !!

O problema não é na mola não, sem fazer pressão no cão funciona normalmente! eu to achando que esse sistema não é pra algo que tenha muita pressão!
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 10:19 pm

Olha, Em madeira, ele pode se desgastar muito rapido devido ao atrito, seria melhor ele em aluminio ou aço! Mais seguro. Há gatilhos de 2 peças que sao mais simples, tanto funcional como para fabrica-lo.

igorvargas.webcodex

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 10:22 pm

Boa Noite !!
Tb estou montando uma besta,, seu sistema de gatilho é semelhante ao meu porem eu uso duas peças. funde a peça do meio e o gatilho, fica mais simples e funciona bem. qnd possivel posto uma imagem.

Campo de Treino e Instrução com arco no RS

Meus Produtos [MercadoLivre.com.br]

>>--- Os limites de um Homem são impostos por ele mesmo --->
Eduardoan

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 11:22 pm

Chacal... quando fiz a minha eu testei vários tipo de gatilhos. Esse com 3 peças, dizem ser o melhor, mas para mim ficou melhor com duas, mais simples, porém eficiente.
olha ae

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
http://www.eduardoan7.com
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 11:52 pm

boconcelob escreveu:
Olha, Em madeira, ele pode se desgastar muito rapido devido ao atrito, seria melhor ele em aluminio ou aço! Mais seguro. Há gatilhos de 2 peças que sao mais simples, tanto funcional como para fabrica-lo.

Cara esse de madeira é é só um protótipo! o que vai entrar na besta será de aço!

Vlw!
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 11:54 pm

Eduardoan escreveu:
Chacal... quando fiz a minha eu testei vários tipo de gatilhos. Esse com 3 peças, dizem ser o melhor, mas para mim ficou melhor com duas, mais simples, porém eficiente.
olha ae

Cara com 2 peças dizem que o gatilho fica muito duro se a besta tiver muita força, por isso optei por fazer em 3 peças, porém esse sistema aí que eu mostrei a vcs acho que não serve pra algo com pressão!
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sex Jul 26, 2013 11:57 pm

Vou testar esse sistema aqui e ver no que dá:

Acho que com esse não vai ter erro!

O sistema o qual fiz o protótipo em madeira, a alavanca do gatilho desliza para baixo, porém tb empurrando um pouco o cão para frente, e a pressão da corda no cão faz com que ele empurre a alavanca para trás, acho q por isso que fica muito duro! Já nesse novo projeto a alavanca do gatilho desliza na vertical para baixo, acredito que assim esse problema não apareça!

Obrigado a todos que me deram atenção!

A ignorância é o êxtase da mente!

Última edição por Chacal Punisher em Sab Jul 27, 2013 12:07 am, editado 1 vez(es)
Eduardoan

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sab Jul 27, 2013 12:02 am

Chacal... pressão vai ter de qualquer jeito... a pressão que a corda fará na trava principal... logicamente se vc conseguir fazer com que a peça do meio (2ª peça) receba toda a pressão antes de apertar o gatilho, será ótimo. Tomara que consiga, Boa sorte e, poste ae o resultado para a gente ver.
http://www.eduardoan7.com
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Sab Jul 27, 2013 12:08 am

Eduardoan escreveu:
Chacal... pressão vai ter de qualquer jeito... a pressão que a corda fará na trava principal... logicamente se vc conseguir fazer com que a peça do meio (2ª peça) receba toda a pressão antes de apertar o gatilho, será ótimo. Tomara que consiga, Boa sorte e, poste ae o resultado para a gente ver.

O sistema o qual fiz o protótipo em madeira, a alavanca do gatilho desliza para baixo, porém tb empurrando um pouco o cão para frente, e a pressão da corda no cão faz com que ele empurre a alavanca para trás, acho q por isso que fica muito duro! Já nesse novo projeto a alavanca do gatilho desliza na vertical para baixo, acredito que assim esse problema não apareça!

jonnyosbourne

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Ter Jul 30, 2013 10:42 pm

Vc ja viu o video da besta do TWD ?
O sistema do gatilho tem 2 peças, fico bem simples e eficaz (porém em metal)
fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Ter Jul 30, 2013 10:48 pm

esse molde acho um dos melhore pq tem ajuste de curso e de peso e e duas peças e so deixar ele com o curso um pouco mais curto que fica otimo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  " />
quanto mais vc aperta o parafuso de trás mais curto será o curso e quanto menos o da frente mais leve será o gatilho
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 1:50 am

este do video que te enviei, Jamais me meu problema! Facil de re-armar, fabricar e praticamente extremamente sensivel ( terás que tomar cuidado, pois a parte que guarda a tensão exercida pela corda, fica no minimo contato com a peça de desarme, ou seja, um unico esbarrão no gatilho e SHAAAAAPH! silent  ).
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 1:02 pm

boconcelob escreveu:
este do video que te enviei, Jamais me meu problema! Facil de re-armar, fabricar e praticamente extremamente sensivel ( terás que tomar cuidado, pois a parte que guarda a tensão exercida pela corda, fica no minimo contato com a peça de desarme, ou seja, um unico esbarrão no gatilho e SHAAAAAPH! silent  ).

boconcelob, eu gostei desse sistema, é muito parecido com o da besta TWD (http://www.arcobrasil.com/t9624-besta-the-walking-dead-caseira-video-tutorial).
Só que tenho uma dúvida, nesse sistema o cão é bem fino e não tem aquele espaço pra flecha passar e encostar na corda.
O que impede da corda passar por cima ou por baixo da flecha quando não há esse corte no cão?
Será que com esse sistema eu conseguiria fazer o cão com 20mm de espessura pra deixar um corte de 10mm pra flecha?

Muito obrigado a todos que estão tentando ajudar!
RafaelHSS

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 1:20 pm

Chacal Punisher escreveu:

boconcelob, eu gostei desse sistema, é muito parecido com o da besta TWD (http://www.arcobrasil.com/t9624-besta-the-walking-dead-caseira-video-tutorial).
Só que tenho uma dúvida, nesse sistema o cão é bem fino e não tem aquele espaço pra flecha passar e encostar na corda.
O que impede da corda passar por cima ou por baixo da flecha quando não há esse corte no cão?
Será que com esse sistema eu conseguiria fazer o cão com 20mm de espessura pra deixar um corte de 10mm pra flecha?

O mais recomendado é que o cão seja vazado para permitir que o nock da seta encoste na corda. Quando não encosta tem muita chance da corda passar por cima da seta, ou seja, dry fire. Faça o cão com 20mm de espessura mesmo que é melhor! Very Happy Sugestão: crie um tópico sobre a construção da sua besta pra gente poder acompanhar Shocked
fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 1:23 pm

tem um cara aqui da cidade que fez ele como no meu projeto só que com 2 roletas idênticas e o gatilho com uma chapa e colocou nock de arco nas setas ele engatava elas na corda e atirava ficou bem legal e boa
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 8:25 pm

RafaelHSS escreveu:
Chacal Punisher escreveu:

O mais recomendado é que o cão seja vazado para permitir que o nock da seta encoste na corda. Quando não encosta tem muita chance da corda passar por cima da seta, ou seja, dry fire. Faça o cão com 20mm de espessura mesmo que é melhor! Very Happy Sugestão: crie um tópico sobre a construção da sua besta pra gente poder acompanhar Shocked

Blz cara! Por enquanto to só projetando, a produção só vai começar em dezembro pq to meio sem tempo!

Vlw
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 11:45 pm

Sim, voce poderá fabrica-lo em 20 mm, Olha, o meu nao é vazado, e pra mim nunca houve dry-fire! Boa sorte
Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qua Jul 31, 2013 11:52 pm

boconcelob escreveu:
Sim, voce poderá fabrica-lo em 20 mm, Olha, o meu nao é vazado, e pra mim nunca houve dry-fire! Boa sorte

Blz quando começar o projeto vou postando as fotos do processo!

weslleybdel

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qui Ago 01, 2013 5:06 pm

Gostei muito desse gatilho aqui que vi na net, muito simples, fácil de fazer, e aparentemente efetivo!

Chacal Punisher

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Qui Ago 01, 2013 6:02 pm

weslleybdel escreveu:
Gostei muito desse gatilho aqui que vi na net, muito simples, fácil de fazer, e aparentemente efetivo!

É um bom sistema de duas peças, eu já havia visto esse vídeo. É uma opção. Acho que vou fazer o sistema que o "boconcelob" me recomendou, porém com cão vazado pela facilidade de fabricação e eficiência combinadas.
Mas mesmo assim, obrigado.

igorvargas.webcodex

MensagemAssunto: Montando Balestra   Dom Ago 04, 2013 10:30 pm

tb estou montando uma balestra (besta) e pelo q andei olhando na Net legal e fazer o sistema de gatilho montado fora (semelhante a fechadura de porta) e depois encaixa-lo,

Campo de Treino e Instrução com arco no RS

Meus Produtos [MercadoLivre.com.br]

>>--- Os limites de um Homem são impostos por ele mesmo --->
RafaelHSS

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Seg Ago 05, 2013 10:16 am

igorvargas.webcodex escreveu:
tb estou montando uma balestra (besta) e pelo q andei olhando na Net legal e fazer o sistema de gatilho montado fora (semelhante a fechadura de porta) e depois encaixa-lo,

Muito bonita a coronha. A lâmina é uma mola de kombi? Vc pretende corta-la para encaixar a roldana ou vai usar aqueles suportes em U e parafusar?
boconcelob

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Seg Ago 05, 2013 12:11 pm

Weslley, então.. O problema da maioria dos gatilhos de 2 peças (96%) é a alta dureza para desarmar, pois a força exercida pela corda é segurada pela peça 1, que em seguida exerce força para a peça 2 ( Gatilho ), fazendo com que o mesmo fique muito preso, tornando seu gatilho duro demais, Oque também, desgasta rapidamente a peça ( caso seja feita de madeira, osso ou aluminio ). O eficiente do gatilho de 2 peças ( alguns modelos ) é o facil desarme, facil montagem e rearma facil. Algumas bestas industriais usam ou usavam gatilhos de 2 peças ( a Tac 10 usava e a mankung em alguns modelos ainda usam ). Tente escolher um design que seja simples e facil de fabricação, dando assim a voce menos problemas na hora de disparar e que não trave! Abraços

( exemplo de um sistema a 2 peças, de facil desarme e rearme, pode usa-lo ! )

Caso necessite de uma ajuda maior, Podes usar esse forum, Pois é um forum de rica informação sobre bestas ( é um forum só de bestas hehe )

Abrs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda sistema de gatilho   Hoje à(s) 9:50 am

Ajuda sistema de gatilho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [ AJUDA ] Sistema de seta
» (RESTAURAÇÃO): Ajuda com as bombinhas do sistema de travamento a vácuo das portas - W114
» Defeito no sistema de freios
» Huyndai i30 ganha sistema start-stop na Inglaterra
» AJUDA!!!! ESCAPAMENTO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: