ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Riser caseiro de cambará

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
machado.leonardo

MensagemAssunto: Riser caseiro de cambará   Sab Jul 20, 2013 4:56 pm

Alguns talvez lembrem de mim pelas fotos do arco de pvc e pelas flechas caseiras com silver tape. Dessa vez voltei pra mostrar o riser que está quase completo.
Ganhei a ajuda de um tio, que operou a lixadeira para dar o acabamento.

Parte 1: Madeira

Escolhi cambará mais uma vez, é a madeira mais dura acessível onde moro. Poderia ter procurado algo mais resistente, mas teria que buscar mais longe. Peguei um modelo de riser em algum canto do fórum, não lembro quem sugeriu. O modelo é esse: Parte superior e parte inferior
Preço: R$7,00 por uma tábua de 50x11x4cm, uma leve margem pra perdoar erros. Já a recebi plainada e lixada.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Parte 2: Trabalho grosso

Depois de marcar aonde seria cortado, passei o serrote nos pontos aqui mostrados para tirar a maior parte da madeira

Parte 3: Acabamento, 80%

Com a parte grossa pronta, meu tio ajudou com a lixadeira elétrica, e moldamos a parte lateral

O que sobrou que a lixadeira não removeria, tiramos com formão, martelo e lima

Passamos lixa fina manualmente, acertamos detalhes da empunhadura, e estamos aplicando camadas de lustra móveis. Quando o clima melhorar, passo a 3ª demão, e talvez aplicarei verniz.

Parte 4: As lâminas

Estou trabalhando nisso, vou fazer um protótipo com bambu e outro com pvc dobrado. Os vídeos que me deram a ideia foram esses dois:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Gostaria da opinião dos outros usuários, tenho ainda muita coisa a aprender e melhorar. No mais, muito obrigado por toda a informação que encontrei aqui.

renatocza

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Ter Jul 23, 2013 11:12 pm

Olá, eu já tentei fazer um arco de bambu e não obtive sucesso, talvez tenha sido algum erro ou desconhecimento de como se faz o processo (aliás, se alguém já conseguiu um arco inteiro bambú me avise Very Happy).
Atualmente criei um arco estilo mongol com 2 canos pvc achatados, que utilizo com uma flecha especial para colher frutos em minha chácara.
Caso queira realizar um arco com lâminas de pvc achatado, a grande dica é: aqueça o cano uniformemente e achate-o todo de uma vez... meu segundo arco de pvc simplesmente dobrou no meio pelo fato de não ter sido achatado todo de uma vez, o que formou uma irregularidade no cano... fora isso, pvc é um ótimo material para a confecção de arcos e lâminas... barato e relativamente resistente
machado.leonardo

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Qui Jul 25, 2013 2:10 pm

Tentei aquecer as lâminas com um aquecedor, mas falhei e elas cederam assim que encordei. Vou tentar outra hora com um soprador industrial, mas eu não queria comprar um só pra dobrar pvc :/

Logo posto a foto do arco completo.

Última edição por machado.leonardo em Qui Jul 25, 2013 11:21 pm, editado 1 vez(es)
birapc

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Qui Jul 25, 2013 6:05 pm

É irmão... mas te aconselho a pegar os canos aquaterm, caso contrário, vai ficar passando raiva.
machado.leonardo

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Dom Ago 04, 2013 7:13 pm

Segundo riser, esse foi todo feito a mão, sem ajuda de equipamento elétrico, só na base do formão, marreta e serrote

Quarta feira vou trabalhar nos limbs, mas fiquei com dúvida na prensa. Tem como usar madeira laminada 3mm e fazer um "sanduíche" com fibra de vidro?
Vou colocar madeira, epoxi, fibra de vidro, epoxi e madeira novamente (ipê laminado), depois prensar em um molde que fiz usando dois sargentos. O certo é forçar a lâmina no molde, ou previamente curvá-las com vapor?

jairovisks

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Ter Ago 13, 2013 3:38 pm

Olá, machado.leonardo...

antes de fazer as limbs laminadas dá uma olhadas nesses tópicos do mamute e cronus

O primeiro é tem uma série de links interessantes sobre a fabricação de recurvos, me ajudou a entender muita coisa e o segundo é uma discussão bacana sobre limbs laminadas, inclusive com medidas que ele usou pra construir o dele... valem a pena uma lida com calma.

ainda tô trabalhando no riser do meu enquanto amadureço a idéia das limbs laminadas.

boa sorte e vai postando sua evolução
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Riser caseiro de cambará   Hoje à(s) 4:48 am

Riser caseiro de cambará
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tuning caseiro de amortecedores a ar.
» Teste Caseiro de Gasolina e Etanol
» Tensor de corrente caseiro
» Suporte para tubos caseiro GOPRO
» Suporte de camera caseiro!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: